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Governo do Ceará mira amônia verde com avanço da Transnordestina
Economia

Governo do Ceará mira amônia verde com avanço da Transnordestina

|FERROVIA| Empresa responsável pela obra confirma perspectiva de liberação de R$ 811 milhões pela Sudene destinados a três novos lotes da ferrovia, que deve chegar ao Pecém em 2027
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No Ceará, há 136 km da 
obra executados, segundo a TLSA  (Foto: Acervo TLSA)
Foto: Acervo TLSA No Ceará, há 136 km da obra executados, segundo a TLSA

O governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) disse que a chegada da ferrovia Transnordestina ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (a 55 km de Fortaleza), prevista para acontecer em 2027 deve acelerar a criação de um mercado de amônia verde voltado para a produção de fertilizantes.

A declaração se deu em meio à perspectiva da liberação de novos recursos (da ordem de R$ 811 milhões) para a empresa responsável pelo empreendimento, pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O foco é a região conhecida como Matopiba, termo formado pelas abreviaturas dos estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região é grande produtora de grãos (notadamente de soja).

O ramal Eliseu Martins-Pecém da Transnordestina liga justamente o porto cearense à cidade piauiense.

“Na nossa avaliação, com a produção de grãos dessa região, nós vamos dobrar a movimentação de cargas que temos hoje no Porto do Pecém. E, evidentemente, esse trem que traz grãos poderá voltar com amônia verde para oferecer essa amônia aos produtores”, projetou o governador.

O produto serve tanto como meio para transportar o hidrogênio verde como de base para a fabricação de fertilizantes. Vale lembrar que o Brasil é um grande importador desses insumos.

O adjetivo verde aplicado tanto à amônia quanto ao hidrogênio faz referência à produção com energias renováveis, portanto, sem a emissão de gases causadores de efeito estufa.

“Isso é uma coisa muito importante para o hidrogênio verde do Brasil: iniciarmos o processo de garantia de um mercado interno para o produto. O primeiro mercado surge com o oferecimento de amônia verde para o agronegócio brasileiro. O Matopiba é uma região que produz muitos grãos para o nosso País, o que nos permite dessa maneira viabilizar e discutir com o governo federal a exigência de um percentual de amônia verde na utilização de fertilizantes”, defendeu Elmano.

A ferrovia Transnordestina teve obras iniciadas em 2007 e sofreu com uma série de paralisações ao longo desse período.

O projeto também sofreu alterações. Inicialmente, estavam previstos dois ramais, um ligando o Piauí ao Porto do Pecém e outro ao porto de Suape, localizado nos limites dos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optou-se pela construção apenas do ramal Pecém.

Contudo, o governo Lula acenou por mais de uma vez com a ideia de construir também o ramal Suape. A Transnordestina Logística S.A (TLSA), contudo, afirmou ao O POVO que não mantém diálogo com órgãos governamentais e nem tem interesse em participar de eventuais obras para estender a ferrovia de Salgueiro à Região Metropolitana de Recife.

A empresa confirmou, porém, que “após manifestação favorável unânime do TCU, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Ministério dos Transportes, BNB e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Sudene deverá liberar nos próximos dias a última parcela (do financiamento da obra)”.

Com essa liberação, conforme a TLSA será possível contratar as obras iniciais de estruturas de três novos lotes, ligando Acopiara a Quixadá, um trecho de 151 km de ferrovia, e detalhou ainda, que “no Ceará, há 136 km totalmente executados e outros 100 km em obras de infraestrutura (lotes
MVP02 e MVP03, entre Lavras da Mangabeira e Acopiara)”.

Por sua vez, a Sudene afirmou por meio de nota que pagou R$ 3 bilhões em valores não atualizados à empresa responsável pela Transnordestina, via Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

“A TLSA solicitou à Sudene o pagamento da última parcela referente ao financiamento, no valor de R$ 811 milhões. Este desembolso havia sido suspenso pelos órgãos de controle”, explicou o órgão.

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