Esportes

Em status inédito, Ceará e Fortaleza fazem primeiro Clássico-Rei da Série A de 2021

Juntos na parte de cima da classificação do Brasileirão, Alvinegro e Tricolor medem forças pela sexta vez na temporada às 20h30min de hoje
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza de Vojvoda tem série de quatro vitórias, três delas no Brasileirão 
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Fortaleza de Vojvoda tem série de quatro vitórias, três delas no Brasileirão

O encontro será no palco habitual, em horário pouco usual e em condição inédita. A partir das 20h30min de hoje, Ceará e Fortaleza se enfrentam pela sexta vez na atual temporada para realizar o primeiro Clássico-Rei da Série A de 2021, em duelo válido pela 14ª rodada.

Em alta, os arquirrivais estaduais figuram juntos na primeira página da classificação — ou seja, entre os dez primeiros colocados. As campanhas positivas na elite nacional atraem os holofotes para o principal embate local.

Mandante do duelo, o Alvinegro ocupa a sétima posição, com 19 pontos, e defende invencibilidade de nove jogos consecutivos, com seis empates e três triunfos. Terceiro colocado, com 27 pontos, o Tricolor venceu os últimos quatro jogos do Brasileirão e chega embalado pelo resultado positivo sobre o CRB-AL, pela Copa do Brasil.

"Clássico sempre tem um gosto diferente. Para nós, que queremos buscar algo maior, subir na tabela, esse é o jogo, a nossa oportunidade. Temos condições, independentemente de o adversário estar em um bom momento também. Sabemos das dificuldades, mas temos grandes chances e teremos oportunidade de vencer. Basta acreditar e querer a vitória. Se queremos coisas grandes no campeonato, temos que conseguir essa vitória", avisou o lateral-esquerdo Bruno Pacheco.

As equipes também se destacam em outros quesitos: o Leão tem a melhor defesa, com nove gols sofridos, e o quinto ataque mais positivo, com 21 tentos marcados — empatado com o Athletico-PR —, enquanto o Vovô é dono da sexta defesa menos vazada — ao lado de Fluminense-RJ e Palmeiras-SP, com 12 gols tomados —, enquanto o ataque é o nono melhor, com 14 tentos a favor.

"O Ceará poderia estar lá em cima e a gente um pouco mais lá embaixo, a gente está mais em cima e o Ceará um pouquinho mais embaixo, mas a gente sabe que é um time de qualidade, muito bem treinado e organizado. Não temos nada que temer ou desmerecer ninguém, temos que trabalhar para buscar a vitória, como estamos fazendo em todos os jogos", ponderou o atacante Wellington Paulista.

Apesar do mistério tradicional antes de um clássico, Guto Ferreira e Juan Pablo Vojvoda já têm os respectivos times-base e devem promover mudanças para a partida. Os comandantes contam com retorno de titulares, que podem ser peças importantes para desequilibrar o embate.

No Ceará, o lateral-direito Buiú, o volante Marlon e o atacante Mendoza estão liberados após suspensões e devem reaparecer na equipe. A exemplo do colombiano, o lateral Gabriel Dias também teve a pena convertida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode ser opção no banco de reservas.

No Fortaleza, Marcelo Benevenuto volta a ficar à disposição após ser ausência contra o CRB-AL e Matheus Vargas também deve retornar entre os titulares depois de ser preservado. Além da dupla, o goleiro Felipe Alves e o centroavante Wellington Paulista brigam por posição com Marcelo Boeck e Robson, respectivamente, e podem ser escolhidos para a formação inicial.

Ceará x Fortaleza

Ceará
4-2-3-1: Richard; Buiú, Messias, Gabriel Lacerda (Luiz Otávio) e Bruno Pacheco; Fernando Sobral e Marlon; Lima, Jorginho e Mendoza. Cléber. Técnico: Guto Ferreira

Fortaleza
3-5-2: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Felipe, Éderson, Matheus Vargas e Lucas Crispim; Robson (Wellington Paulista) e David. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 1º/8/2021
Horário: 20h30min (horário de Fortaleza)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim/AL
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque/AL e Brigida Cirilo Ferreira/AL
VAR: Rafael Traci/SC
Transmissão: TNT, Premiere, Rádio O POVO CBN e Tempo Real O POVO

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais