Logo O POVO+
O POVO+ vencedor de prêmio de jornalismo com especial sobre Parkinson
Farol

O POVO+ vencedor de prêmio de jornalismo com especial sobre Parkinson

Série de reportagens "Entre flores e temores: a vida com Parkinson", da repórter Karyne Lane, ficou em primeiro lugar na categoria Mídia Online, no Prêmio AMRIGS de Jornalismo 2025
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capa da reportagem "Entre flores e temores: as histórias de quem vive com Parkinson" (Foto: Colagem/Cristiane Frota/Adobe Stock)
Foto: Colagem/Cristiane Frota/Adobe Stock Capa da reportagem "Entre flores e temores: as histórias de quem vive com Parkinson"

A série de reportagens especiais “Entre flores e temores: a vida com Parkinson”, publicada no O POVO+, é a vencedora do Prêmio AMRIGS de Jornalismo 2025, na categoria Mídia Online.

Iniciativa da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), a premiação tem o objetivo de reconhecer trabalhos jornalísticos produzidos no Brasil que se destacaram na temática “Desafios da medicina: formação, inovação e fake news”.

O conteúdo especial selecionado é de autoria da repórter Karyne Lane e está dividido em dois episódios: no primeiro, conta histórias de cearenses que todos os dias encontram maneiras de superar os obstáculos impostos pela Doença de Parkinson (DP).

Já o segundo mostra o papel essencial dos profissionais de saúde e a carência de especialistas em doenças neurodegenerativas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com fotografias de Fernanda Barros e Samuel Setubal, design de Cristiane Frota e edição de Fátima Sudário, confira “Entre flores e temores: as histórias de quem vive com Parkinson” e “Viver bem com Parkinson: o papel dos profissionais de saúde”.

“Logo que comecei a apuração para esse material, fui imediatamente acolhida pela comunidade parkinsoniana — que sensivelmente se mostrou através de suas histórias. Graças ao contato com Gláucia Gondim tive a oportunidade de conversar longamente com os membros da recém-criada Associação Cearense de Parkinson (ACP), da qual ela é presidente, e me aproximar ainda mais da realidade vivida por essas pessoas”, narra a jornalista Karyne Lane.

“Com o aumento do envelhecimento da população brasileira, como alertam os especialistas entrevistados, a tendência é de que doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer sejam muito mais prevalentes. Daí a importância de termos mais neurologistas e neurocirurgiões especializados nessas doenças, e também que falemos sobre elas. O jornalismo é um meio de levar informação a pacientes, familiares e cuidadores”, completa.

A principal entrevista aconteceu na aconchegante casa de Gláucia, na Praia do Futuro, no dia 14 de novembro. Outros membros da diretoria da ACP também estavam no local e participaram da tarde de conversas acompanhadas de um delicioso pudim preparado pela anfitriã. As entrevistas foram registradas pelas lentes da fotógrafa Fernanda Barros, cujo pai é parkinsoniano.(Foto: Gláucia Gondim/Acervo pessoal)
Foto: Gláucia Gondim/Acervo pessoal A principal entrevista aconteceu na aconchegante casa de Gláucia, na Praia do Futuro, no dia 14 de novembro. Outros membros da diretoria da ACP também estavam no local e participaram da tarde de conversas acompanhadas de um delicioso pudim preparado pela anfitriã. As entrevistas foram registradas pelas lentes da fotógrafa Fernanda Barros, cujo pai é parkinsoniano.
O coquetel e a noite de revelação dos vencedores do Prêmio AMRIGS de Jornalismo 2025 aconteceu na quarta-feira, 15 de outubro, no Teatro AMRIGS, em Porto Alegre.

Assista documentário sobre Parkinson no O POVO+

“Os dias de Sofia”, documentário do O POVO+, conta a história de um dia na vida do designer, gamer e especialista no mundo nerd Bruno Sofia, que foi diagnosticado com Parkinson aos 26 anos.

Sofia e sua família vivem “um dia de cada vez” enfrentando os obstáculos de uma condição que afeta não só a saúde física, mas também a saúde mental.

O filme está disponível no O POVO+, a plataforma de streaming e reportagens especiais do O POVO — jornal mais antigo em circulação no Ceará, rumo aos 100 anos.

O que você achou desse conteúdo?