Logo O POVO+
Reforma tributária e Pacto Federativo dominam discursos na volta do Congresso
Politica

Reforma tributária e Pacto Federativo dominam discursos na volta do Congresso

Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre ressaltaram "protagonismo do Legislativo" e definiram prioridades para 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia
ALCOLUMBRE e Maia deram inícios ao ano legislativo com a presença de Onyx e um plenário esvaziado. Apenas 32 dos 513 deputados compareceram (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil ALCOLUMBRE e Maia deram inícios ao ano legislativo com a presença de Onyx e um plenário esvaziado. Apenas 32 dos 513 deputados compareceram

A abertura do ano Legislativo no Congresso Nacional foi marcada por discursos que enfatizaram a reforma tributária como prioridade das casas parlamentares. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem, em sessão solene que marcou o retorno dos trabalhos, que a responsabilidade fiscal é o caminho para um "país menos injusto e mais fraterno".

"O momento que o país atravessa, entretanto, é de grave crise fiscal. Ele nos remete a um único caminho: o da responsabilidade fiscal, que permitirá, em curto prazo, que gastemos menos com a estrutura do Estado e mais com políticas sociais para nossa população. Temos que construir meios para aumentar a produtividade do setor público, bem como para investir melhor os recursos destinados às políticas públicas", afirmou o congressista.

Maia também ressaltou o protagonismo do Legislativo na agenda de debates e consolidação de projetos prioritários. "O Congresso está passando a ocupar um lugar que é seu por direito — como epicentro do debate e da negociação em torno das questões vitais para o desenvolvimento do nosso país", disse.

O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), reforçou a importância da reforma tributária como uma das principais pautas a serem votadas no parlamento este ano. Referindo-se ao tema como "pauta improrrogável", Alcolumbre disse que o país precisa melhorar seu ambiente de negócios para o empreendedorismo.

"Iniciamos o ano com uma agenda repleta de pautas improrrogáveis. A reforma tributária é uma delas. É preciso oferecer amparo ao empreendedorismo e simplificar a vida de todos. Por isso, a reforma tributária é tão necessária", disse Alcolumbre. "Uma reforma que não castigue ainda mais o bolso dos nossos cidadãos, mas que, por outro lado, promova um ambiente de negócios com mais empregos e crescimento econômico".

Além de citar a reforma tributária, Alcolumbre também deu destaque à chamada proposta de emenda à Constituição (PEC) emergencial, que introduz instrumentos para a União, os estados e os municípios ajustarem as contas públicas.

A PEC do Pacto Federativo também foi lembrada no discurso de Alcolumbre. Essa última proposta visa à desindexação de gastos obrigatórios em caso de emergência fiscal. A proposta, na prática, afeta mais os estados que ultrapassaram os limites de endividamento ou de gastos com pessoal expressos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O presidente Jair Bolsonaro enviou ontem a mensagem do Poder Executivo para a abertura do ano legislativo. A mensagem foi entregue pessoalmente pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, já que o presidente cumpriu agenda em São Paulo ao longo dia.

Listen to "#68 - A volta da Assembleia e da Câmara em ano de eleições" on Spreaker.

Entre as prioridades legislativas listadas pelo presidente da República, para neste ano, estão os projetos em tramitação no Parlamento que ainda aguardam votação, como a independência do Banco Central, a reforma tributária, a privatização da Eletrobras, o novo marco legal no saneamento e as propostas de emenda constitucional do pacto fedetativo, dos fundos públicos e emergencial. (das agências)

 

O que você achou desse conteúdo?