Logo O POVO+
Presidente do PSB diz que objetivo é ter Élcio na "cabeça da chapa"
Politica

Presidente do PSB diz que objetivo é ter Élcio na "cabeça da chapa"

Ex-secretário diz que vai esperar "poeira assentar" antes de avaliar quadro sucessório em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ÉLCIO deixou a Casa Civil do Governo do Estado há uma semana para ficar disponível a uma eventual candidatura (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO ÉLCIO deixou a Casa Civil do Governo do Estado há uma semana para ficar disponível a uma eventual candidatura

Presidente do PSB no Ceará e deputado federal, Dênis Bezerra afirmou que a intenção da legenda é assegurar que o ex-secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista, esteja na cabeça de chapa na corrida pela Prefeitura de Fortaleza em 2020.

"Nosso objetivo é ocupar a cabeça da chapa, mas isso vai passar pelo diálogo com todo mundo do nosso campo político", disse o parlamentar ao O POVO.

Homem de confiança do governador Camilo Santana (PT), Batista deixou a função na última quinta-feira, 4, prazo final para desincompatibilização estabelecido pelo calendário da Justiça Eleitoral. Além dele, saiu também o petista Nelson Martins, até então assessor especial de Relações Institucionais.

Ambos integram a estratégia traçada pelo grupo que dá sustentação ao governador de compor uma chapa única para concorrer à sucessão do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Sobre o cenário na disputa pelo Paço neste ano, Dênis Bezerra afirma que o PSB tem "bons quadros" para o pleito e que "a capital do Estado é sempre uma vitrine". Segundo ele, é "projeto do PSB ter a maior quantidade de candidatos nas capitais", o que incluiria Fortaleza.

A legenda, no entanto, integra tanto a base de Camilo quanto a do prefeito, que exonerou três secretários também na quinta-feira: Samuel Dias (ex-Secretaria de Governo), Alexandre Pereira (então no Turismo) e Ferruccio Feitosa (à frente da Regional II).

"Estamos colocando o nome do Élcio como uma das opções", acrescentou Bezerra. "Precisamos conversar com o prefeito, Ciro, Cid e o governador para alinhar e construir essa candidatura, tudo de um diálogo."

O dirigente do PSB, todavia, não considera impossível entendimento entre as forças políticas do condomínio governista. "Eu não vejo essa dificuldade (de uma aliança entre PDT, PT e PSB). Basta conseguir ajustar os ponteiros. É viável, sim, mas é minha opinião", avaliou.

Enquanto isso, o ex-titular da Casa Civil assume funções dentro do partido ao qual se filiou recentemente. Menos de uma semana depois de deixar o Governo, Élcio Batista passou a comandar a secretaria-geral do PSB no Ceará.

O movimento, explica Bezerra, tem como propósito familiarizar o sociólogo com a dinâmica da sigla, que precisa de um nome forte para capitanear a chapa de vereadores - com as mudanças nas regras, é vetada aliança proporcional entre agremiações, o que obriga os partidos a lançarem candidatos a prefeito.

Procurado pela reportagem, Batista se esquivou de comentar o cenário pós-exoneração. Perguntado a respeito dos próximos passos na Capital, o ex-secretário respondeu que "vai deixar a poeira assentar" e que o "foco agora é o combate ao coronavírus".

Ainda conforme o ex-secretário, "governador e prefeito estão focados em expandir a rede de saúde, qualificar o atendimento, valorizar os profissionais de saúde e salvar vidas".

O POVO tentou contato com Samuel Dias, ex-Segov. Ele não deu retorno às mensagens. Principal cotado como nome de RC na eleição, Dias ainda tem se dedicado mais à transição na Prefeitura, mantendo o figurino de secretário mesmo afastado da gestão.

Braço direito do prefeito, é visto como potencial candidato, embora figuras como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), José Sarto (PDT), venham ganhando força.

 

O que você achou desse conteúdo?