Logo O POVO+
Câmara vota Fundeb e inicia discussões sobre PL das Fake News esta semana
Politica

Câmara vota Fundeb e inicia discussões sobre PL das Fake News esta semana

Principal fonte de recursos do ensino básico, o fundo expira no fim do ano. Texto aprovado no Senado sobre projeto contra fake news deve ser alterado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PROPOSTA precisa de 308 votos na Câmara para ser aprovada (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados PROPOSTA precisa de 308 votos na Câmara para ser aprovada

A Câmara dos Deputados deve iniciar processo de articulação para tratar de projetos importantes nesta semana. Dentre as matérias no horizonte próximo está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente. A expectativa dos deputados é que a votação ocorra na próxima-quinta-feira, 16.

Principal fonte de recursos da educação básica, o Fundeb tem prazo de validade para o fim deste ano. Sem o fundo, que representa mais de 60% dos recursos destinados ao financiamento da rede de ensino para os municípios, eles não têm como arcar com despesas vinculadas ao segmento, como salários de professores, manutenção de estruturas e compra de equipamentos. Em 2020, previsão do orçamento é de R$ 152,9 bilhões.

Composto por recursos provenientes de impostos e transferências de estados, municípios e União, o novo Fundeb prevê aumento de R$ 56,9 bilhões até 2026. O deputado federal José Guimarães (PT-CE) diz não ser possível postergar mais a votação. "Sem Fundeb a educação pública brasileira quebra. Então vamos unificar a Casa na defesa da pauta, que amplia o volume de recursos e, ao mesmo tempo, estabelece maior transparência na utilização dos mesmos e votá-lo agora", defende o líder da minoria na Câmara.

O Fundeb já era tido como prioridade antes da pandemia, mas acabou tendo apreciação em plenário adiada pelo momento de excepcionalidade. A não votação da mensagem preocupa entidades e políticos ligados à Educação em todo o País. Por tratar-se de PEC, é necessário que a matéria passe por dois turnos e obtenha pelo menos 308 votos favoráveis em cada um.

Outra pauta que deve começar a ser discutida na Casa é o polêmico Projeto de Lei (PL) das Fake News. O texto já foi aprovado no Senado, mas deve enfrentar maior resistência e ampliação do debate pelos deputados que já antecipam que, em caso de aprovação, sofrerá modificações. O parlamentar que irá relatar a matéria ainda não foi definido.

Dentre os pontos de divergência do texto, está o artigo que trata da rastreabilidade por meio do WhatsApp. O projeto estabelece que serviços guardem, por três meses, registros dos envios de mensagens encaminhadas em massa para grupos e listas de transmissão com critérios específicos de número de membros e compartilhamentos. Coletivos, plataformas e membros da sociedade temem que haja invasão de privacidade e naturalização do vigilantismo.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o PL será amplamente debatido antes de ir ao plenário. "Nós vamos trabalhar duas, três semanas para aprovar esse projeto, ouvindo a sociedade", anunciou Maia em live da Genial Investimentos na última terça-feira, 7, acrescentando que a lei é necessária. "Precisa de um marco legal que garanta liberdade de expressão, mas que nos aponte um caminho para chegar aos financiadores de redes de fake news e que haja punição", disse.

Guimarães considera que a pauta não está entre as prioridades da semana. "Não conhecemos toda a dimensão do texto. Sabemos que tem que haver uma regulamentação, sim, e punição rigorosa aos que cometem crimes do gênero. Agora, precisamos olhar o texto com calma. Não votaremos sem uma ampla discussão", pondera.

 

Senado

Votado no último dia 30, o PL das Fake News foi aprovado no Senado por 44 votos a 32. A tendência é que o projeto seja desidratado na Câmara dos Deputados

 

O que você achou desse conteúdo?