Presidente do PSD no Ceará e ex-vice-governador do Estado, Domingos Filho garante: o PDT estará a seu lado na candidatura à reeleição do prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD).
"Cid me assegurou ontem (segunda-feira) apoio do PDT e dele ao Naumi", disse o pessedista, que tenta emplacar o aliado para um novo mandato na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, única, além da Capital, onde pode haver segundo turno.
Na última segunda, 27, Ciro Gomes (PDT), irmão de Cid, manifestou-se favoravelmente ao deputado estadual e prefeiturável em Caucaia Elmano de Freitas, do PT, como mostrou O POVO.
O ex-presidenciável chegou a gravar um vídeo no qual faz apelo ao eleitor do município para que olhe o programa de governo do postulante.
Segundo Ciro, o petista "amadureceu, tem experiência, tem conexões, o apoio do governador Camilo Santana, e eu resolvi apoiá-lo porque ele está qualificado para salvar Caucaia de uma aventura", numa referência indireta ao deputado estadual e pré-candidato Vitor Valim (Pros), aliado de Capitão Wagner, do mesmo partido.
Ciro disse também que tem "boas amizades com praticamente todos os grupos e correntes políticas de Caucaia", mas pede, "talvez por surpresa, que você dê uma oportunidade para olhar as propostas de Elmano".
Para Domingos Filho, "a posição do Ciro parece que atende a um movimento específico para a Luizianne Lins, que retribuiria com o apoio ao candidato do PDT em Fortaleza logo no primeiro turno" - a deputada representa o PT na corrida ao Paço, na capital cearense.
O dirigente do PSD entende que, "se isso ocorrer, é compreensível a posição de Ciro para viabilizar o importante apoio do PT ao PDT em Fortaleza". Domingos avalia ainda que, "como o Cid e o PDT apoiarão o Naumi e as eleições são em dois turnos, não vejo como afronta a nosso acordo".
Em seguida, lembrou que os irmãos Ferreira Gomes nem sempre estão no mesmo barco político. "Ciro e Cid já estiveram separados nas eleições de 2008 em Fortaleza e nas recentes eleições de senador em 2018. Nos encontramos todos no segundo turno", conclui.
Listen to "Jogo Político" on Spreaker.
Sobre o virtual apoio de Camilo à campanha de Elmano em Caucaia, citado por Ciro no vídeo como um dos fatores a seu favor na briga, o presidente do PSD declarou que "espera do governador apoio ao prefeito Naumi ou isenção no processo eleitoral em virtude de a base ter mais de um candidato".
Ao O POVO, o deputado Elmano de Freitas disse ter conversado com Camilo, que ponderou que, em Caucaia, havia candidaturas do "PT e do Naumi", casado com a deputada estadual Erika Amorim (PSD), muito próxima do Governo.
"Eu disse que compreendia claramente que ele não se envolveria numa disputa entre candidatos da mesma base", contou Elmano. "Camilo é governador de todos. Eu sei que o governador quer ajudar Caucaia, ele tem uma ótima relação com Naumi."
O petista então afirmou que está "trabalhando com esse cenário" e que espera que Camilo apoie tanto Naumi quanto ele. "A posição do governador está correta", avaliou.
A reportagem procurou o deputado federal e presidente estadual do PDT, André Figueiredo, para confirmar a postura da legenda, mas o parlamentar não respondeu até o fechamento desta página.