Logo O POVO+
"Da direita à esquerda, é sempre assim", diz Preto Zezé sobre falta de diversidade entre pré-candidaturas
Politica

"Da direita à esquerda, é sempre assim", diz Preto Zezé sobre falta de diversidade entre pré-candidaturas

| O POVO QUER SABER | Transmitido na rádio O POVO CBN e nas redes sociais, programa discutiu baixa diversidade entre pré-candidatos ao Paço
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
JORNALISTAS Maísa Vasconcelos e Carlos Holanda entrevistaram ontem Cláudia Leitão e Preto Zezé (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução JORNALISTAS Maísa Vasconcelos e Carlos Holanda entrevistaram ontem Cláudia Leitão e Preto Zezé

O presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, avalia que o cenário de baixa diversidade entre as pré-candidaturas à Prefeitura de Fortaleza é sintomático do "fim de carreira" do modelo político vigente, segundo ele, concentrado no "homem branco de classe média". A opinião foi expressada no último episódio do programa O POVO Quer Saber, ontem, transmitido pela Rádio O POVO CBN e simultaneamente nas redes sociais.

"Da direita à esquerda é sempre assim, não tem mudança. E nem percebem que a sociedade inclusive mudou. Como você vai fazer um debate sem mulheres hoje? Não existe. O debate hoje da saúde, da economia, de tudo o que se está falando no Brasil, as grandes referências são mulheres. Ou os partidos vão mudar, ou vão continuar sendo vítima do divórcio da sociedade com a política", opinou Zezé.

Ele esteve ao lado de Cláudia Leitão, diretora de governança do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e mestra em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). As entrevistas produzidas pela jornalista Eduarda Talicy foram conduzidas pela também jornalista Maísa Vasconcelos. A de ontem teve como tema "Eleições Municipais: As novas prioridades."

Entre os nomes apresentados para a disputa majoritária até o momento pelos partidos, somente dois são de mulheres: o da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e o de Paula Colares (UP). As cinco pré-candidaturas do PDT (Ferruccio Feitosa, Idilvan Alencar, José Sarto, Salmito Filho e Samuel Dias) são de homens brancos. Assim como são Anízio Melo (PCdoB), Capitão Wagner (Pros), Carlos Matos (PSDB), Célio Studart (PV), Heitor Férrer (SD), Heitor Freire (PSL) e Renato Roseno (Psol), por exemplo. Não há nenhum negro entre os pré-candidatos.

Para Leitão, a pequena diferença no aspecto de raça, gênero e orientação sexual entre os pré-candidatos é reflexo da desigualdade de oportunidades no País, que não permite inteiramente que a população negra ascenda aos espaços de protagonismo. "A regra cria as condições para que esse homem branco tome esse lugar de comando", ela analisou.

E emendou: "Essas questões não são de feminismo vazio, nem de radicalidades de gente que é de esquerda, é porque nós precisamos que a diversidade esteja junta aos nossos representantes, e ela não está."

Os dois convidados ainda discutiram a alteração no calendário eleitoral em razão da pandemia do novo coronavírus. Leitão não projeta alterações relevantes no cenário com a mudança. Ela julga que a questão central será a participação das pessoas nos debates sobre a Cidade, mas não faz previsão positiva nesse aspecto. "Vai acontecer muito nesse ambiente virtual, acho que com menos participação, mas concordo que participação quando acontecem fisicamente, eram muito frágeis também."

Zezé entende que o modelo tradicional de organização sobre os quais se organiza a vida política tem cansado as pessoas. "Isso está sendo ruim para a política, mas ao mesmo tempo vão começar a surgir outras coletividades e outras mobilizações", concluiu.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

O POVO QUER SABER 2020

A 14ª edição do O POVO Quer Saber teve início na segunda-feira, 27, e prosseguiu até ontem. O projeto contou com a participação de especialistas e repórteres do O POVO para debater temas atuais. Confira a lista de quem foi entrevistado essa semana

SEGUNDA-FEIRA, 27 - Viver e Sobreviver: Qualidade de Vida pós Covid-19

Keny Colares, médico e preceptor da residência médica em infectologia do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Eveline Câmara, psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, fundadora e gestora do Instituto de Especialidades Integradas

TERÇA-FEIRA, 28 - Qual a importância dos pequenos negócios para a economia

Alci Porto, economista, diretor-técnico do Sebrae-CE

Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza

Alexandre de Lima Santos, médico do Trabalho - Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria (Unissin) - Sesi Ceará (Serviço Social da Indústria) - Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará)

QUARTA-FEIRA, 29 - Os desafios da Educação Básica durante e pós-pandemia

Heulália Charalo Rafante, professora do Departamento de Fundamentos da Educação e Diretora da Faculdade de Educação da UFC

Maria Júlia Azevedo, gerente de Implementação de projetos no Instituto Unibanco

Robério Ferreira da Silva, diretor da Escola Sesi Senai Parangaba

QUINTA-FEIRA, 30 - Como Incentivar o Crescimento dos micro e pequenos negócios pós-pandemia

Silvio Moreira, professor da pós-graduação da UniLeão no Cariri e analista técnico do Sebrae/CE

Abraão Saraiva, professor e diretor-adjunto de extensão do Centro de Tecnologia da UFC

SEXTA-FEIRA, 31 - Eleições Municipais: As Novas Prioridades

Preto Zezé, presidente Global da Central Única das Favelas (Cufa)

Cláudia Leitão, ex-secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006) e ex-secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura (2011-2013)

 

O que você achou desse conteúdo?