Logo O POVO+
"É só olhar os indicadores", diz RC sobre comparação com gestão de Luizianne Lins
Politica

"É só olhar os indicadores", diz RC sobre comparação com gestão de Luizianne Lins

Reunido com secretariado, Roberto Cláudio disse que indicadores da sua gestão são superiores aos da petista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREFEITO conduziu ontem penúltima reunião com secretariado da gestão (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE PREFEITO conduziu ontem penúltima reunião com secretariado da gestão

À frente da penúltima reunião de secretariado antes do fim de dois mandatos como prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) falou em tom de balanço. Nesse espírito, sobre a comparação entre seus oito anos e os da ex-prefeita e candidata Luizianne Lins (PT), respondeu: "Muito humildemente, é só olhar os indicadores".

Depois, pontuou: "É só perguntar à população, perguntar ao cidadão, que talvez dê a melhor resposta. Estou 'paz e amor', preocupado em terminar a gestão de bem com a cidade e de bem com o povo, de bem até com a oposição e os adversários, mas de olho no futuro dela".

FORTALEZA, CE, BRASIL, 22.09.2020: Reunião do prefeito Roberto Claudio com os secretários  (Fotos: Fco Fontenele /O POVO)
Foto: FCO FONTENELE
FORTALEZA, CE, BRASIL, 22.09.2020: Reunião do prefeito Roberto Claudio com os secretários (Fotos: Fco Fontenele /O POVO)

No último dia do prazo para homologação de candidaturas, dia 16, Luizianne lançou um desafio a seu sucessor no Paço. Disse que nenhuma obra na capital cearense teria sido criada além daquelas que a sua gestão havia deixado concluídas, começado ou planejado.

Em seguida, a deputada federal, que concorre ao Paço pela quarta vez, traçou panorama do que considera seu legado e o cotejou ao de RC, com destaque para a rede de Cucas e a revitalização de festejos como Carnaval e Réveillon.

Questionado a respeito ontem, RC evitou responder. "Estou vacinado para as provocações da política", declarou. "Quero falar de bem, quero falar de presente e de futuro, quero respeitar quem está se colocando para ser candidato."

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Na sequência, porém, fez defesa de sua condução política e administrativa do Executivo municipal. "É só olhar os indicadores na educação, na saúde e em qualquer um", afirmou.

O prefeito citou então "número de leitos públicos, número de habitações populares, investimento em drenagem, percentual de investimento em cultura, em juventude". E prometeu: "A Prefeitura vai virar este ano sem dívidas e com R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão em caixa captado para obra e com planos em andamento".

Embora tenha dito que não trataria de política, mas de obras e calendário, RC relatou que, durante a campanha eleitoral na qual seu grupo tem José Sarto (PDT) como representante, vai "ficar de eleitor e militante torcendo pelo futuro da minha cidade".

Segundo ele, é importante evitar "o risco de haver algum tipo de instabilidade nas relações entre Prefeitura e Governo, o risco de não poder garantir que todos os direitos conquistados vão continuar".

A afirmação é crítica indireta ao deputado federal e adversário Capitão Wagner (Pros) na corrida de 2020, principal postulante da oposição e ligado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com quem o grupo do PDT costuma associá-lo.

Uma vitória de Wagner, sugeriu o pedetista, poderia abalar essa parceria entre o governador Camilo Santana (PT) e o grupo pedetista.

Um exemplo dessa dobradinha é a agenda conjunta entre os dois chefes de Executivo, que tem se intensificado nas semanas que antecedem ao início da campanha, como mostrou O POVO em reportagem recente.

A respeito do assunto, RC afirmou que Camilo e ele "têm andado juntos por Fortaleza por alguns anos" e que "naturalmente tem coincidido".

"A gente planeja uma gestão assim", continuou o prefeito, "inicia, prepara projeto, capta recurso e corre no último ano e meio para fazer a entrega. Tem muita entrega acontecendo, do Governo e da Prefeitura, e sempre que houver alguma obra de relevo da parceria, a gente vai estar lançando".

Perguntado se deve suspender essa agenda com Camilo durante o período de campanha, disse que não. "A agenda administrativa continua porque não planejo, durante a campanha, no horário comercial, estar envolvido em atos políticos", apontou.

E concluiu: "Planejo estar focado nas ações administrativas, vou estar administrando a cidade. Fora do horário, planejo estar andando na rua, como militante, correndo".

 

O que você achou desse conteúdo?