Logo O POVO+
Quem movimenta as campanhas nos bastidores em Fortaleza
Reportagem

Quem movimenta as campanhas nos bastidores em Fortaleza

Enquanto candidatos partem em busca de votos, o entorno desses nomes se esforça para traçar estratégias certeiras numa campanha de 45 dias que não se sabe ao certo como será
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SEGUNDO o TSE, são 1.821.382 eleitores em Fortaleza (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE SEGUNDO o TSE, são 1.821.382 eleitores em Fortaleza

Os postulantes à Prefeitura de Fortaleza poderão a partir do próximo domingo, 27, botar o pé nas ruas para ouvir eleitores, apresentar propostas e, principalmente, pedir votos. Tudo isso se dará em um ano cuja lógica de comportamento das pessoas foi alterada pela pandemia de Covid-19. De algum modo, será uma rotina de 45 dias composta por agendas de rua, sabatinas, tempo de rádio, televisão e presença nas redes sociais. Enquanto um candidato está na linha de frente em busca da preferência, há um entorno dedicado a discutir estratégias, organizar agendas, administrar burocracias e operar nos bastidores. Peças que fazem a engrenagem de uma campanha funcionar.

O irmão do prefeito Roberto Cláudio (PDT), Prisco Bezerra, é o encarregado de organizar a caminhada do estreante em disputas ao Executivo, José Sarto (PDT), rumo ao Paço Municipal. "Ao lado dele (Prisco) vão ter pessoas específicas para cada setor, haverá o coordenador-geral e terão as coordenações setoriais", explica André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará.

O ex-ministro Ciro Gomes será uma das inteligências a serviço do sucesso do presidente da Assembleia Legislativa, segundo o dirigente estadual trabalhista, mas trabalhará dentro de uma concepção nacional do partido.

Cid Gomes se licenciou do Senado pela segunda vez em 2020 e é a liderança do grupo com o braço local mais evidente. Estará atento aos desdobramentos na Capital e no Interior. Fonte ligada a Sarto afirmou reservadamente o "papel importante" também de Renato Lima, coordenador das Secretarias Regionais da Prefeitura de Fortaleza.

"Você tem uma campanha como essa e tem um candidato que não é de dentro da gestão, o Sarto, embora seja um aliado importante e conheça Fortaleza. Ele (Renato) vai fazer essa ponte entre a gestão (de RC) e a candidatura", definiu o interlocutor. Também se insere nessa lógica o ex-prefeiturável Samuel Dias, que coordenada a plataforma de gestão do alto da experiência de ter guiado duas pastas estratégicas na Prefeitura: Infraestrutura e Governo.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Na oposição, fica com Eduardo Girão (Podemos) a tarefa de conduzir os passos de Capitão Wagner (Pros) na disputa. A despeito de estar no primeiro mandato, o senador já dá mostras de envolvimento nas articulações em Fortaleza e no Interior. O deputado estadual Soldado Noelio (Pros), fiel escudeiro de Wagner, fará algo como coordenação-executiva, atuando em parceria com Girão.

Outra das cabeças no entorno do militar da reserva, o ex-secretário dos Esportes Euler Barbosa afirma que deixou a tarefa de coordenação quando o senador a abraçou. Barbosa, agora, se ocupa da construção do plano de governo da candidatura. Para ele, um "instrumento político fantástico."

"É aí que entra a grande estratégia. Fizemos reuniões com o segmento empresarial, nas comunidades, e conseguimos chegar às principais diretrizes. Está em constante construção e a gente tem encontrado alguns pontos de convergências", comemora Euler.

A ex-prefeita Luizianne Lins (PT), por sua vez, encontrou suporte em Antônio Alves Filho, o Conin, dirigente estadual petista. Guilherme Sampaio, presidente do PT na Capital, afirma que o correligionário tem "total capacidade" de comando para a função. Há ainda um núcleo político integrado pela candidata, o coordenador e parlamentares petistas com mandato voltado à discussão de estratégias durante a disputa.

Velho aliado de Luizianne, Waldemir Catanho analisa que a legenda agora tem clima de unidade animador. Ele compara a realidade de agora com a de 2004, sem muita base de apoio. Em 2008 e 2012, a petista estava no poder, o que gera mais possibilidade de adesões. "Não temos o direito de estarmos desanimados, assistindo de camarote o fim das coisas que estão acontecendo."

Heitor Férrer destacou que sempre trilhou as campanhas de maneira solo, sem necessidade de articuladores. Mas ele terá um "grande eleitor" ao lado, Eunício Oliveira (MDB). Jade Romero, segundo disse Walter Cavalcante, vice de Férrer, corre para ser a responsável pela coordenação da campanha. Mas haverá um esforço conjunto entre os partidos de Genecias Noronha e Eunício.

Quem é quem nos bastidores das candidaturas

 

O que você achou desse conteúdo?