Logo O POVO+
RC retribui aceno de Camilo e PT segue apostando na imagem do governador
Politica

RC retribui aceno de Camilo e PT segue apostando na imagem do governador

Amparada legalmente, Luizianne se valerá do capital político do petista, ainda que exista proximidade dele com PDT
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Roberto Claudio é ex-prefeito de Fortaleza  (Fotos: Fco Fontenele/O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Roberto Claudio é ex-prefeito de Fortaleza (Fotos: Fco Fontenele/O POVO)

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), afirmou ontem que a parceria administrativa e política com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), tem dado resultados à população. "Acho que é isso que mais interessa ao povo. É esse entendimento de que, ao longo desses anos, nosso partido tem contado com a aliança política com ele", destacou o gestor durante coletiva sobre a volta às aulas presenciais nas escolas municipais.

A afirmação ocorreu um dia após Camilo ter sido questionado sobre as peças de campanha da candidata Luizianne Lins (PT) com o rosto dele estampado. O governador demarcou que tem parceria com o prefeito pedetista. Embora filiado ao PT, Camilo desejava apoiar explicitamente o candidato governista à sucessão de RC, José Sarto, já no primeiro turno da disputa, ou outra opção de consenso entre petistas e pedetistas antes das candidaturas serem definidas.

Contudo, ainda que politicamente haja essa preferência, é o PT o único partido que está amparado pela legislação eleitoral para usar a imagem de Camilo, filiado que é à agremiação. Assim, a campanha da legenda dá de ombros para o aceno do governador ao pedetismo.

As contas nas redes do PT Ceará, de Luizianne e do vice dela, Vladyson Viana, seguem publicando peças com a presença do petista aliado dos irmãos Ciro e Cid Gomes. Viana, inclusive, apostou na seguinte hashtag em sua conta: "#CamiLôra".

Se nas redes a campanha petista tem causado barulho, fora delas Luizianne conduz uma agenda discreta neste início de corrida ao Executivo Municipal. Ela caminhou por pontos da Cidade no primeiro dia de campanha, no último domingo, 27. Depois disso, não teve qualquer agenda de rua, a exemplo dos adesivaços e carreatas promovidos por José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros).

Na última segunda-feira, 28, um bandeiraço na avenida Borges de Melo constava como compromisso da candidata. Depois, a campanha divulgou que seria somente agenda da militância, mas não havia apoiadores da ex-gestora no local.

Jornalistas analisam começo da campanha e fazem apostas para a política:

Na última terça-feira, 29, a petista se ocupou de gravação de vídeos para candidatos do partido. Deputada federal, Luizianne participou ontem de sessão na Câmara. No roteiro da petista de hoje, uma gravação para as redes sociais.

Questionado por O POVO sobre o início mais discreto de caminhada eleitoral, o coordenador da campanha Antônio Alves Filho, o Conin, respondeu que a postulante está voltando de Brasília para "uma agenda boa." Segundo ele, ela fez gravações em frente à Câmara ontem.

Conin, também presidente do diretório estadual da legenda, informou que o dia de amanhã será usado para reuniões internas com um núcleo para discussão da campanha.

De acordo com a agenda repassada por ele, a correligionária fará carreata no próximo sábado, saindo do Bom Jardim para o Conjunto Ceará. E é provável que domingo também se envolva com alguma atividade. "Segunda vai ter plenária com o movimento sindical da educação", ele complementou.

Vladyson Viana participou ontem de ato contra a reforma administrativa do governo Bolsonaro com trabalhadores e entidades de classe como a Central Única dos Trabalhadores (CUT). (colaborou Ana Rute Ramires)

 

O que você achou desse conteúdo?