Logo O POVO+
Sarto usa mensagens de Camilo contra Wagner, que volta a criticar governador
Politica

Sarto usa mensagens de Camilo contra Wagner, que volta a criticar governador

| Confusão | Após embate entre Camilo e Wagner, campanha de Sarto usa mensagens do governador contra adversário. Candidato do Pros ironiza o chefe do Abolição e diz que Ciro "tomou" as redes sociais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SARTO gravou, em casa, live nas redes sociais após receber alta (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação SARTO gravou, em casa, live nas redes sociais após receber alta

As campanhas de José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura de Fortaleza voltaram a se enfrentar ontem. Durante inserção na propaganda eleitoral na noite dessa quarta-feira, 21, o pedetista usou mensagens divulgadas pelo govenador Camilo Santana (PT) que atribuem a Wagner papel de liderança no motim da Polícia Militar no início do ano.

A peça reproduziu fala do chefe do Abolição na qual ele diz que o adversário de Sarto na briga pela sucessão ao Paço "participou ativamente de manifestações com encapuzados, discursou no Batalhão dos amotinados e teve seus aliados na linha de frente, todos integrantes de seu grupo político e candidatos ao seu lado".

O material também veiculou vídeos do candidato do Pros discursando para policiais durante o processo de negociação entre PMs e o Governo do Estado, em janeiro último, ao fim do qual foi deflagrada uma paralisação de militares que durou mais de 10 dias.

O uso das declarações de Camilo coincidiu com o retorno de Sarto, que deixou o hospital ontem depois de haver se internado no último domingo para se tratar da infecção por Covid-19. Ainda não há previsão de retomada das atividades de rua pelo pedetista. O candidato foi diagnosticado com a doença no último dia 5 de outubro, mais de 15 dias atrás.

De lá para cá, a campanha vem sendo tocada pelo vice na chapa, Élcio Batista (PSB), que já disse representar Camilo nas eleições de 2020. Ontem, ele gravou, de casa, live nas redes sociais para falar da alta hospitalar. “Mais uma vez, quero agradecer aqui pelas orações e solidariedade que recebi. Acompanho, todo dia, toda noite, os bandeiraços, as caminhadas, as carreatas. E tenho visto uma aprovação enorme da gestão desse cara que é fantástico, que Fortaleza ama de paixão, que é o prefeito Roberto Cláudio”, afirmou.

WAGNER usou redes sociais para alfinetar Camilo Santana
Foto: Aurelio Alves/ O POVO
WAGNER usou redes sociais para alfinetar Camilo Santana

Antes de a propaganda de Sarto ir ao ar, no entanto, Capitão Wagner já havia voltado a cutucar Camilo. Em visita ao Instituto do Coração na manhã dessa quarta-feira, o postulante ironizou as críticas do governador endereçadas a ele.

Em entrevista, disse que a postura de Camilo era "atípica e que "não é a postura normal do governador". Em seguida, acrescentou: "Acredito até que o Ciro deve ter tomado a senha das redes sociais do governador".

Mas negou que tenha a intenção de entrar no ringue com o petista durante a campanha. "Enquanto eles estão arengando, nós estamos trabalhando. O foco é nosso trabalho na campanha. Estar discutindo não vai agregar nada", concluiu.

Na última terça-feira, 20, Wagner e Camilo trocaram farpas pelas redes. Por meio de site criado por sua campanha, o candidato à Prefeitura chamou de "fake news" a afirmação de que tinha liderado motim.

Horas depois, o governador responderia à provocação, também pelas redes. "Fake news? As imagens de seus discursos inflamados para os grupos de encapuzados e amotinados? Sua luta pública para dar anistia aos envolvidos nos atos criminosos do motim contra a população?", questionou.

"Capitão Wagner", continuou Camilo, "se não se arrepende do que fez, pelo menos assuma os seus atos". Wagner treplicou: "Interessante o governador falar em assumir atos. Quando os índices de violência caem, é mérito dele. Quando sobem, a culpa é dos outros", contra-atacou.

Para o deputado federal, o petista o aconselha a assumir seus atos, mas não se responsabiliza pelos números da violência no estado.

"Enquanto isso", seguiu Wagner, "o Ceará segue como um dos estados mais violentos do Brasil. Ele, que não dialogou. O cacique do seu grupo usou uma retroescavadeira contra as pessoas. No meu mandato, vamos escutar todos".

Esse foi o terceiro episódio em sequência de atrito aberto entre as duas forças, a governista e a de oposição, que travam uma guerra pública mais intensa desde o último domingo, depois da divulgação do resultado da pesquisa O POVO/Datafolha.

O levantamento mostrou Wagner com 33% das intenções de voto, à frente de Luizianne Lins (PT), com 24%, e José Sarto, com 15%. A margem de erro da sondagem é de 3 pontos percentuais.

 

O que você achou desse conteúdo?