Logo O POVO+
Lula quer que PT não dispute presidências do Congresso Nacional
Politica

Lula quer que PT não dispute presidências do Congresso Nacional

Base aliada. Mesas diretoras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI) afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao PT que não apresente candidaturas às presidências da Câmara e do Senado. Lula faz acenos ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com quem trocou farpas antes da campanha eleitoral.

"O presidente Lula já pediu que o Partido dos Trabalhadores discuta uma posição de não apresentar candidaturas às Presidências da Câmara e do Senado. Isso é uma medida que pode parecer simplória, mas não é. Ela facilita, ajuda no diálogo", declarou Dias, em entrevista ao Roda Viva.

A força de Lira no Congresso vem do orçamento secreto, esquema por meio do qual o governo Bolsonaro destinou emendas a aliados, sem transparência, em troca de apoio no Congresso. O fluxo de recursos é controlado por Lira, e parlamentares dizem que o presidente da Câmara costuma cumprir as promessas que faz.

Por isso, o PT teme enfrentar o deputado do PP na eleição para o comando da Câmara e perder a disputa, o que poderia levar a uma situação parecida com a enfrentada pela ex-presidente Dilma Rousseff. A petista tentou impedir a ascensão do então deputado Eduardo Cunha à Presidência da Casa, mas não obteve sucesso, o que pavimentou o caminho para o impeachment.

 

O que você achou desse conteúdo?