Logo O POVO+
Nova rodada da transição no Ceará tem foco na segurança
Politica

Nova rodada da transição no Ceará tem foco na segurança

| ELMANO | Equipe à frente do processo de transição se reúne novamente nesta quinta-feira para discutir o tema e avaliar relatório
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Transição do governo Izolda para a gestão Elmano começa de maneira prática hoje (Foto: Thiago Gaspar / Governo do Ceará )
Foto: Thiago Gaspar / Governo do Ceará Transição do governo Izolda para a gestão Elmano começa de maneira prática hoje

A nova rodada da reunião da transição entre os governos de Izolda Cela (sem partido) e Elmano Freitas (PT) no Ceará está prevista para esta quinta-feira, 17, com foco no tema da segurança.

A partir das 14 horas, na sede da vice-governadoria do Estado, o grupo se reúne com os titulares da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

De acordo com Eudoro Santana, coordenador designado pelo governador eleito, "estamos na expectativa de receber o relatório da pasta".

A partir disso, a equipe começa a trabalhar com base nas informações fornecidas, indica Eudoro, traçando uma radiografia do quadro atual antes da posse do novo chefe do Executivo, que sucede Izolda no cargo.

Sobre o andamento dos encontros até aqui, Eudoro responde que o time da transição já fez "mais de uma reunião, pois tivemos uma exposição da Fernanda (Pacobahyba) que foi muito boa", numa referência à secretária da Fazenda, que deve seguir no cargo.

"A nossa preocupação agora", acrescenta, "é receber os relatórios de todas as áreas do Governo. Neste intervalo, vamos firmando os tropos temáticos para as avaliações".

Pai do senador eleito Camilo Santana (PT), Eudoro atua ao lado de outros cinco nomes apontados por Elmano para compor esta etapa: Luísa Cela, Alfredo Pessoa, Augusta Brito, Maximiliano Quintino e Ana Maria de Carvalho Fontenele.

Da parte do governo e sob coordenação de Chagas Vieira (Casa Civil), integram a equipe Ronaldo Lima Moreira Borges, Fernanda Pacobahyba, Flávio Jucá, Vladyson Viana e Rita de Cássia Lima Bezerra.

Área sensível da gestão de Camilo e Izolda, a segurança mereceu atenção especial de Elmano durante a campanha eleitoral da qual saiu vencedor.

Durante o pleito, o então candidato petista acenou com a ampliação de políticas implementadas pela administração dos aliados, como a consolidação da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

Na disputa contra Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT), os números da criminalidade alimentaram as críticas dos opositores, que exploraram o assunto nos debates e na propaganda televisiva e radiofônica.

Anunciada há pouco mais de uma semana, a equipe de transição tem cumprido agenda permanente no Palácio da Abolição desde a sua oficialização, em 6 de novembro.

De lá para cá, o grupo já fez um sobrevoo sobre as principais áreas do Governo, com prioridade para a economia e, agora, a segurança.

A previsão é de que as atividades da comissão se estendam até o fim de dezembro e início de janeiro, quando Elmano assume a cadeira como governador eleito.

Interlocutores palacianos estimam que os primeiros nomes do secretariado devem ser divulgados a partir da primeira quinzena de dezembro.

O que você achou desse conteúdo?