Logo O POVO+
Capitão Wagner tem mais força entre evangélicos, jovens e mais ricos
Reportagem

Capitão Wagner tem mais força entre evangélicos, jovens e mais ricos

Wagner se sai melhor entre eleitores que têm ensino médio, mas empata com Luizianne em relação aos que têm mais de 60 anos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capitão Wagner esteve em carreata na manhã deste domingo, 18,. no bairro Pirambu (Foto: Fábio Lima)
Foto: Fábio Lima Capitão Wagner esteve em carreata na manhã deste domingo, 18,. no bairro Pirambu

Primeira pesquisa O POVO/Datafolha sobre a intenção de voto nas eleições 2020 também avaliou em quais segmentos da população fortalezense cada candidato se sai melhor na busca por eleitores. Líder no levantamento geral com 33% das intenções de voto, Capitão Wagner (Pros) assume a dianteira em quase todos os segmentos.

Veja a pesquisa em detalhes:

Clique na imagem para abrir a galeria

Seu melhor desempenho aparece entre o eleitorado evangélico (42% dizem votar nele), os que ganham mais de cinco salários mínimos (41%), os eleitores com escolaridade de nível médio (38%) e os jovens até 24 anos (38%).

Seus índices vão reduzindo com o aumento da faixa etária do eleitor. Começam com 38% entre os eleitores entre 16 e 24 anos; chegam a 26% no segmento com mais de 60 anos. Aliás, nessa faixa específica, ele aparece tecnicamente empatado com a ex-prefeita Luizianne Lins (PT).


O postulante do Pros também está empatado com a petista entre os eleitores com ensino fundamental: ambos possuem 29%.

 

 

Entre os eleitores com nível médio, Wagner encontra um de seus principais apoiadores: 38% contra 21% de Luizianne e 14% de José Sarto (PDT). Essa distância se reduz bastante entre os eleitores com nível superior: 28% para Wagner, 22% para Luizianne e 16% para Sarto.

Nesse grupo, os candidatos Heitor Férrer (Solidariedade), Célio Studart (PV) e Renato Roseno (Psol) apresentam seus melhores desempenhos. Férrer, que no geral possui 5% de intenções de votos, salta para 9% entre os eleitores com nível superior. Célio, que no geral possui 4%, passa a 8% no grupo. E Renato passa de 4% para 6%.



Com relação à ocupação, Capitão Wagner vence em categorias como autônomos e profissionais liberais (35%), donas de casa (37%), estudantes (37%) e desempregados 31%, mas é derrotado por Luizianne entre aposentados (27% para ele, 35% para ela). Entre funcionários públicos, Luizianne (32%) e Sarto (26%) se saem melhor que o candidato do Pros (20%), que registra seu menor índice.

Wagner aparece melhor entre homens (36%) que entre mulheres (31%). Aliás, não apenas ele. Célio Studart é o único candidato cujos índices são maiores entre o eleitorado feminino do que no masculino (5% entre mulheres e 2% entre homens). As mulheres estão mais indecisas (6% contra 2%) ou pretendem votar mais em branco e nulo do que os homens (11% a 8%).

A pesquisa O POVO/Datafolha realizou 812 entrevistas, entre os dias 14 e 15 de outubro, com eleitores de Fortaleza com 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade.

A pesquisa possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Isso significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 o resultado ficaria dentro da margem de erro. Ela foi contratada pelo Grupo de Comunicação O POVO e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número CE-09449/2020. (com Erick Guimarães)

 

O que você achou desse conteúdo?