Primeira pesquisa O POVO/Datafolha sobre a intenção de voto nas eleições 2020 também avaliou em quais segmentos da população fortalezense cada candidato se sai melhor na busca por eleitores. Líder no levantamento geral com 33% das intenções de voto, Capitão Wagner (Pros) assume a dianteira em quase todos os segmentos.
Seu melhor desempenho aparece entre o eleitorado evangélico (42% dizem votar nele), os que ganham mais de cinco salários mínimos (41%), os eleitores com escolaridade de nível médio (38%) e os jovens até 24 anos (38%).
Seus índices vão reduzindo com o aumento da faixa etária do eleitor. Começam com 38% entre os eleitores entre 16 e 24 anos; chegam a 26% no segmento com mais de 60 anos. Aliás, nessa faixa específica, ele aparece tecnicamente empatado com a ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
O postulante do Pros também está empatado com a petista entre os eleitores com ensino fundamental: ambos possuem 29%.
Entre os eleitores com nível médio, Wagner encontra um de seus principais apoiadores: 38% contra 21% de Luizianne e 14% de José Sarto (PDT). Essa distância se reduz bastante entre os eleitores com nível superior: 28% para Wagner, 22% para Luizianne e 16% para Sarto.
Nesse grupo, os candidatos Heitor Férrer (Solidariedade), Célio Studart (PV) e Renato Roseno (Psol) apresentam seus melhores desempenhos. Férrer, que no geral possui 5% de intenções de votos, salta para 9% entre os eleitores com nível superior. Célio, que no geral possui 4%, passa a 8% no grupo. E Renato passa de 4% para 6%.
Com relação à ocupação, Capitão Wagner vence em categorias como autônomos e profissionais liberais (35%), donas de casa (37%), estudantes (37%) e desempregados 31%, mas é derrotado por Luizianne entre aposentados (27% para ele, 35% para ela). Entre funcionários públicos, Luizianne (32%) e Sarto (26%) se saem melhor que o candidato do Pros (20%), que registra seu menor índice.
Wagner aparece melhor entre homens (36%) que entre mulheres (31%). Aliás, não apenas ele. Célio Studart é o único candidato cujos índices são maiores entre o eleitorado feminino do que no masculino (5% entre mulheres e 2% entre homens). As mulheres estão mais indecisas (6% contra 2%) ou pretendem votar mais em branco e nulo do que os homens (11% a 8%).
A pesquisa O POVO/Datafolha realizou 812 entrevistas, entre os dias 14 e 15 de outubro, com eleitores de Fortaleza com 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade.
A pesquisa possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Isso significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 o resultado ficaria dentro da margem de erro. Ela foi contratada pelo Grupo de Comunicação O POVO e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número CE-09449/2020. (com Erick Guimarães)