Logo O POVO+
Majestade Pelé: o rei do futebol completa 80 anos
Reportagem

Majestade Pelé: o rei do futebol completa 80 anos

O futebol teve dezenas de melhores do mundo. Apenas um rei. Edson Arantes do Nascimento, autor de 1.282 gols, único tricampeão em Copas do Mundo faz aniversário hoje
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
22 de junho de 1970 - Capa do O POVO do tri da seleção brasileira na Copa do Mundo (Foto: Acervo O POVO)
Foto: Acervo O POVO 22 de junho de 1970 - Capa do O POVO do tri da seleção brasileira na Copa do Mundo

Nova York, 1º de outubro de 1977. No país que nunca conseguiu abraçar totalmente o futebol, um estádio apinhado de gente dava o adeus ao maior daquele esporte. "Rei morto, rei posto com Pelé não funciona", explicava O POVO do dia seguinte. “Encerra-se a carreira do jogador mundialmente famoso e insubstituível e que, ao deixar as quatro linhas, não tem a quem transfira a coroa, porque não há ninguém igual a ele”.

Foram-se mais de 40 anos e o trono segue vazio. Hoje, aos 80 anos, Pelé ergue enorme sombra sobre aqueles que desejam ser o melhor do mundo. 

Ninguém antes dele, ninguém depois dele, ganhou uma Copa do Mundo aos 17 anos — com três gols em semifinal e mais dois na decisão contra a Suécia frente ao rei escandinavo. Ninguém antes dele, ninguém depois dele, levantou a maior taça do futebol mundial três vezes (1958, 1962 e 1970). Nenhum outro jogador marcou 1.282 vezes. Brasileiro algum é reconhecido no mundo inteiro como Edson Arantes do Nascimento é até hoje, décadas após o fim de Pelé.

"É o maior de todos os tempos", responde na lata Jairzinho, o Furacão de 70, único jogador da história a marcar a cada jogo de uma seleção campeã do mundo. O Brasil de 1970 é considerado o melhor time da história, com os "camisas 10" Gerson, Rivelino, Tostão, Jairzinho e Pelé. Mas não há quem ouse questionar quem era o protagonista. "Ele tinha variedade de movimentos que ficava muito difícil de copiar. Cada jogador tem uma característica principal, mas o Pelé tinha várias. Em alguns minutos, ele mostrava um repertório de movimentos que não tinha como copiar. Eram fantásticos e extraordinários", conta, por telefone.

Pepe, ex-companheiro de ataque no Santos e na seleção — e que chegou a ser técnico do Rei — costuma dizer que na verdade é ele o maior artilheiro do Alvinegro Praiano. Afinal, o amigo dele pode ter feito 600 gols a mais, porém é um extraterrestre. "Técnica super apurada, individualidade, uso absolutamente normal das duas pernas, cabeceio, impulsão e etc. Foi o único completo que vi. Sempre digo que 'Seu Dondinho e Dona Celeste' rasgaram a fórmula e nunca mais veremos nada igual", resume, em carta escrita a punho e enviada ao O POVO.

Mesmo hoje, Pelé é o maior artilheiro da seleção brasileira. Segundo a conta da CBF, são 95 gols. A Fifa considera "apenas" 77 — parte dos tentos foram marcados diante de combinados, o que era comum à época. Atrás dele, Neymar (64), que já tem 11 jogos a mais, Ronaldo (62), Romário (55) e Zico (51).

 

O Galinho de Quintino, outro camisa 10 histórico do futebol mundial, cresceu vendo o menino de 17 anos desbancar Dida — ídolo do flamenguista Zico — como titular da Canarinho em 1958. Em 1962, no Maracanã, ele ainda era torcedor quando viu o Rei em campo pela primeira vez. Duas décadas depois, o peso do número eternizado por Pelé estava sobre os ombros dele.

"Pra mim foi complicado. Veio o Rivelino com a 10 depois do Pelé. Ficou todo mundo achando que ia ver outro Pelé", lembra o maior artilheiro da história do Flamengo e do Maracanã, ao O POVO. E justifica: "Quando Deus criou um jogador de futebol, ele falou assim: 'Vou colocar todas as qualidades em cima deste cidadão'. Ele é um fenômeno inigualável. Vão passar anos aqui na Terra, e eu não vou ver mais. Acho difícil alguém no mundo que possa chegar ao mesmo nível dele. Já apareceram grandes jogadores, mas igual a ele, não. Pelé tinha tudo que um jogador de futebol precisava", derrete-se.

A deferência é tanta que, em 6 de abril de 1979, o então craque do time cedeu a camisa 10 do Flamengo para Pelé, em amistoso beneficente. Zico foi camisa 9.

Apaixonado por música, Pelé virou amigo de Raimundo Fagner. O cearense acostumado a flashes de câmera admite que nunca viu tanto brilho como em passeios com o Rei. Por intermédio dele, o cantor chegou a dividir vestiário com outros craques imortais, como Johan Cruyff, Eusébio e Alfredo Di Stéfano. Mas a amizade é do sujeito que reina sozinho em um patamar só dele. 

"Tenho muita saudade dele. Eu tinha um show marcado em Santos, mas foi cancelado por conta da pandemia. Agora é rezar para que esta loucura tenha fim logo para que eu possa ir dar um abraço nele. Viva os oitenta anos de Pelé."

Entre as marcas do Rei está o fato de ele se referir a si na terceira pessoa. Como se Pelé e Edson nem mesmo fossem a mesma pessoa. Na década de 1980, em entrevista, ele deu uma pista dos motivos. "Perfeito é o Pelé, que não erra, é imortal. Mas o Edson Arantes do Nascimento é uma pessoa normal, deve ter um monte de defeitos que muita gente não gosta e recrimina".

O homem por trás do mito tem, mais que muitos, menos que outros tantos, os próprios esqueletos no armário. A relação espinhosa com o ativismo racial é criticado, mas o capítulo sempre lembrado foi a rejeição de Sandra Regina, filha bastarda do Rei, que faleceu em 1996 com o pedido não atendido de encontrá-lo. É uma mácula humana no currículo de alguém que em campo parecia bem mais divino.

Em 7 de julho de 1957, aos 16 anos, Pelé distribuía cartão de visitas para o mundo ao marcar gol sobre a Argentina no Maracanã. O POVO noticiou o jogo, no dia seguinte, na primeira menção ao maior atleta do século XX. Ao fim da nota, dizia-se. "Não se registrou anormalidade". Não podia estar mais errado.

O que você achou desse conteúdo?