Logo O POVO+
Eleitor considera Capitão Wagner o mais honesto e Sarto o mais preparado para cuidar da saúde
Reportagem

Eleitor considera Capitão Wagner o mais honesto e Sarto o mais preparado para cuidar da saúde

Pesquisa Datafolha pediu aos eleitores de Fortaleza que associassem candidatos a prefeito a uma série de atributos negativos ou positivos. Resultado revela a imagem deles aos olhos do eleitorado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capa - Eleições 2020 (Foto: OP )
Foto: OP Capa - Eleições 2020

Tecnicamente empatado com José Sarto (PDT) na primeira posição da disputa pela Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (Pros) é também o candidato a quem os fortalezenses associam a maior quantidade de atributos - ainda que de forma contraditória. Se o deputado federal é apontado, por um lado, como o mais honesto entre todos candidatos, é também descrito pelo eleitorado como um dos que mais prometem o que não podem cumprir.

A informação é da terceira rodada de pesquisas O POVO/Datafolha, divulgada na última quinta-feira, 5, que traçou panorama da imagem dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza aos olhos do eleitorado. Ao todo, foram listadas para cada entrevistado dez características diversas, que o eleitor deveria então associar a um dos onze nomes na disputa da Capital.

Empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Capitão Wagner e José Sarto - com 29% e 26% das intenções de voto, respectivamente - empatam também na maioria das características de imagem. Em algumas delas, há também empate triplo com a terceira colocada, Luizianne Lins (PT), que tem 18% na pesquisa geral.

A rivalidade entre Wagner e Sarto na primeira posição da pesquisa se reflete em empates técnicos nas categorias "o mais realizador" (Sarto com 25%, Wagner com 23%), "o mais preparado para ser prefeito, de modo geral" (Wagner com 29%, Sarto com 27%), o "mais preparado para cuidar da área de transporte" (Sarto com 24%, Wagner com 22%) e até "o que mais defenderá os ricos" (Wagner com 33%, Sarto com 27%).

Alguns atributos, no entanto, são associados a apenas um dos candidatos de forma isolada. Wagner, por exemplo, é o candidato visto como "o mais honesto" pelo eleitorado, com 21% de menções. Ele é seguido mais atrás por Sarto, com 14%, e Luizianne, com 10%.

Já José Sarto é isoladamente o candidato considerado "o mais preparado para cuidar da área da saúde" - com 39% de menções dos entrevistados contra 18% de Wagner e 14% de Luizianne - e também o "mais preparado para o combate da pandemia do coronavírus" - com 33% contra 17% de Wagner e 10% de Luizianne.

Luizianne chega a liderar numericamente em algumas categorias, como a "que mais defenderá os pobres", a "mais preparada para cuidar da área da educação" e até como a "que mais faz promessas que não pode cumprir". A petista, no entanto, empata com Wagner ou Sarto - ou até com os dois, no caso da defesa dos pobres e da educação - em todas essas categorias.

Nas imagens mais associadas a características negativas, como "o que mais faz promessas que não pode cumprir", é observada uma polarização entre eleitores de Capitão Wagner e Luizianne Lins. No âmbito da não execução de promessas, por exemplo, 46% dos eleitores da petista citaram o candidato do Pros. Já 40% dos eleitores de Wagner, por sua vez, citaram Luizanne no quesito, com eleitores de Sarto se dividindo entre os dois.

O Datafolha entrevistou 868 eleitores com 16 anos ou mais em todas as regiões de Fortaleza entre a última quarta-feira, 4, e a quinta-feira, 5. A margem de erro máxima prevista é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-05742/2020.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA OS NÚMEROS DETALHADOS

Percepção dos candidatos a prefeito pelos eleitores de Fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?