A nova rodada da pesquisa O POVO/Datafolha divulgada ontem testou novamente dois cenários de intenção de voto no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Pela primeira vez, o candidato do PDT, José Sarto, derrota o adversário Capitão Wagner (Pros), por 48% a 40%.
PESQUISA EM DETALHES |
Homens dão vantagem a Wagner; Sarto vence entre nível superior
O que puxa os movimentos dos candidatos?
No levantamento anterior, anunciado no dia 29 de outubro último, o pedetista obtinha 43%, ante 44% de Wagner, configurando empate técnico. Agora, porém, Sarto abriu oito pontos de vantagem sobre o oponente, crescendo fora da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Brancos, nulos ou nenhum somam 11%. Não sabem são 2%. O Datafolha ouviu 868 pessoas nos dias 4 e 5 de novembro.
No segundo cenário aferido pelo instituto, Wagner derrota a candidata Luizianne Lins (PT) por 47% a 40%. Na rodada passada, porém, o resultado era de 49% a 37% a favor do nome do Pros, uma diferença de 12 pontos contra os sete atuais. Brancos, nulos e nenhum são 12% e não sabem, 1%.
Juntos, os dois quadros apontam para uma piora geral no desempenho de Wagner nas simulações de intenção de voto da etapa seguinte na corrida eleitoral pelo comando do Executivo municipal.
>> ÉRICO FIRMO: Ainda é possível que o 2º turno não seja Wagner x Sarto?
>> GUÁLTER GEORGE: O dono do ritmo da campanha, até agora, é José Sarto
O primeiro turno das eleições de 2020 está marcado para 15 de novembro e o segundo, para 29 de novembro deste ano, segundo calendário definido pela Justiça Eleitoral.
Os três candidatos testados em simulações de segundo turno lideram as pesquisas desde o início da campanha eleitoral, em 27 de setembro. Apenas nas duas últimas rodadas é que Luizianne foi superada por Sarto, que assumiu a segunda colocação.
Além dos cenários de segundo turno na capital cearense, o Datafolha também apresentou dados sobre intenção de voto no primeiro turno. Nessa sondagem, Capitão Wagner oscilou negativamente dois pontos, mas continua a liderar a briga pelo Paço, com 29%.
Logo atrás vem José Sarto, com 26% - quatro pontos a mais do que no registro passado, que era de 22%. Considerando-se a margem de erro, o resultado é de empate técnico.
Terceira colocada, Luizianne passou de 19% para 18%, tendo oscilado um ponto. Na pesquisa que antecedeu ao levantamento de ontem, a petista havia caído cinco pontos.
A ex-prefeita e deputada federal segue ainda com a maior rejeição de todos os participantes da eleição: 45%. O segundo mais rejeitado entre os concorrentes é Wagner, com 38%, acompanhado de Sarto, com 22%.
A rejeição de Luizianne foi de 42% a 45% e a de Wagner, de 34% a 38%. Antes com 20%, a de Sarto apenas oscilou dentro da margem.
A menos de dez dias da eleição e com atividades de rua vetadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), os candidatos apostam suas últimas fichas nas estratégias para vencer a sucessão.
Wagner, por exemplo, viu sua vantagem derreter em relação a Sarto, que partiu de patamar de 15% em meados de outubro para chegar ao empate técnico agora. Para o deputado federal, o desafio é reduzir a rejeição e conquistar uma parte do eleitorado de Luizianne, caso a petista não consiga ir ao segundo turno.
Já Sarto tenta consolidar a trajetória ascendente para bater Wagner e chegar ao dia 15 à frente dos prefeituráveis.