Logo O POVO+
O POVO/Datafolha: José Sarto vence em todos os cenários de 2º turno
Reportagem

O POVO/Datafolha: José Sarto vence em todos os cenários de 2º turno

| Fortaleza | José Sarto (PDT) tem 49% contra 41% de Capitão Wagner (Pros) num dos cenários do segundo turno nas eleições para a Prefeitura de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eleições Capa (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Eleições Capa

Nova rodada da pesquisa O POVO/Datafolha divulgada ontem, véspera das eleições municipais, mostra que José Sarto (PDT) vence em todos os cenários de segundo turno nos quais o nome do postulante é testado na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

Contra Capitão Wagner (Pros), o pedetista obtém 49% ante 41% do adversário. Na rodada anterior do levantamento, realizada nos dias 9 e 10 deste mês, o resultado era de 47% a 41% para Sarto, um empate técnico dentro do limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Ainda nesse cenário, brancos, nulos e nenhum somam 9% e não sabem, 2%.

 

O Datafolha ouviu 1.456 eleitores nos dias 13 e 14 de novembro de 2020. A margem de erro segue de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Quando enfrenta Luizianne Lins (PT), o desempenho do deputado estadual do PDT é melhor: 52% a 29% conquistados contra a petista. Na sondagem passada, os índices alcançados pelos dois candidatos eram de 53% e 28%, respectivamente. Brancos, nulos e nenhum são 18% e não sabem, 1%.

 

O Datafolha também simulou um segundo turno protagonizado por Wagner e Luizianne. Nele, o concorrente do Pros consegue 47% da preferência do eleitorado contra 39% da ex-prefeita.

Brancos, nulos e nenhum totalizam 13% e não sabem, 1%. Antes, os percentuais eram de 46% a 41% para Wagner, um empate técnico dentro do limite da margem de erro.

 

Além dos dados de segundo turno, o levantamento aferiu a intenção de voto na primeira etapa da disputa. Em votos válidos, Sarto tem 32% e Wagner, 31%, empatados tecnicamente. Luizianne aparece com 19%.

Abaixo desse bloco estão Heitor Férrer (SD), com 8%, Célio Studart (PV), com 4%, Renato Roseno (Psol), com 3%, Heitor Freire (PSL), com 1%, e Paula Colares (UP), também com 1%. José Loureto (PCO), Anízio Melo (PCdoB) e Samuel Braga (Patriota) não chegaram a 1%.

No cômputo geral de votos, o que inclui indecisos, brancos e nulos, Sarto detém 29%, Wagner 28%, Luizianne 17%, Heitor Férrer 7%, Célio 3%, Renato Roseno 3%, Heitor Freire 1% e Paula Colares (UP) 1%.

A pesquisa perguntou ainda aos eleitores em que não votariam de jeito nenhum no primeiro turno das eleições em Fortaleza. Luizianne lidera nesse quesito, com 47%, um aumento de quatro pontos em relação à rodada que antecedeu à desse sábado.

Wagner é o segundo mais rejeitado, com 41%, com oscilação positiva de um ponto percentual sobre o último resultado do Datafolha. O maior crescimento na rejeição, porém, foi de Sarto, que passou de 20% a 25%, ocupando a terceira colocação entre os líderes da pesquisa.

Na parte de baixo da tabela, Heitor Férrer, Heitor Freire e Renato Roseno têm a mesma rejeição: 17%. A candidata menos rejeitada é Paula Colares, com 12%, empatada com José Loureto e Samuel Braga.

 

O que você achou desse conteúdo?