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Volta das aulas presenciais no Ceará: o que está em jogo?
Reportagem

Volta das aulas presenciais no Ceará: o que está em jogo?

São 15 meses desde que aulas presenciais tiveram de ser suspensas. Desde então, debates e incertezas cercam um dos locais mais importantes para crianças e jovens
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11 escolas do município apresentaram irregularidades (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA 11 escolas do município apresentaram irregularidades

O retorno às aulas presenciais tem sido um debate complexo há mais de um ano no Ceará. Interrompido em 19 de março, o cotidiano dentro das salas de aula voltou na rede privada, mas segue suspenso nas escolas públicas — apesar da liberação formal do Governo. Ações judiciais, manifestações de pais e pressão para vacinar trabalhadores da Educação marcam as tentativas de retomada.

"Eu gostaria de voltar, porque é tudo mais fácil vendo os alunos e interagindo. Muitos pais também querem a volta, mas a gente precisa de segurança e ainda não temos", aponta uma professora da rede municipal de Fortaleza que ensina no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e que prefere não se identificar. Ela menciona que os docentes que não tiveram apoio da gestão municipal para aprender a dar aulas remotas. "Passamos quase um ano sem formação continuada e agora que voltou, ela está muito fora da nossa necessidade. Precisamos de outras leituras e suportes para conseguirmos de fato chegar nos alunos."

"As escolas públicas têm realidades diferentes. Vai de escolas grandes, com salas amplas e muitos ambientes abertos a escolas pequenas, mais antigas, mais quentes, sem ventilação. A realidade é bem difícil, poucos funcionários, poucos materiais de higiene e de limpeza", acrescenta. "Eu me sinto insegura com como será o escalonamento e se vai ser respeitado, quantas crianças por turma, quem vai dar aula presencial, quem vai dar aula remota, se vai ter infraestrutura e funcionários para garantir os protocolos,,.", enumera.

Cibele Chagas Mendes, professora em escolas públicas e particulares há 28 anos, lamenta o retorno apenas da rede privada. "Estamos aumentando o abismo entre os ensinos, que já eram desiguais. Não no sentido de qualidade e capacidade dos professores, mas no contexto geral do sistema", aponta. Ela afirma que se sentiria mais segura se as escolas públicas tivessem investimento. "Houve tempo de sobra; conseguiram equipar um hospital em 7 dias, por que não uma escola em 15 meses?"

Desde essa segunda-feira, 14 de junho, com exceção do Cariri, a rede particular cearense tem permissão para aulas presenciais em todos os níveis e adota o sistema híbrido. Já na rede pública, estudantes esperam a possibilidade de um retorno.

Por nota, a Secretaria da Educação (Seduc), responsável pelo Ensino Médio, projeta que “com o andamento da vacinação dos profissionais da Educação conforme o planejado, isso deve ocorrer no segundo semestre deste ano”. De acordo com a pasta, o primeiro semestre letivo de 2021 será concluído ainda neste mês na modalidade remota. Tablets seguem sendo distribuídos para os estudantes e foi aberta seleção de professores para atuarem em ações de apoio ao ensino híbrido.

A secretaria garante que “vem realizando a manutenção da sua rede” para o retorno de forma segura e que as escolas “têm autonomia para a realização de adaptações” e compra de materiais de higiene necessários. “A Secretaria adquiriu equipamentos de proteção individual (EPIs) para alunos, professores e demais profissionais da escola. Entre os itens estão termômetros, mochilas pulverizadoras para desinfecção dos ambientes e o kit professor, composto de máscaras e protetores faciais (face shield)”, conclui.

Em Fortaleza, estudantes de todos os níveis de formação ainda não retornaram. A Secretaria Municipal da Educação (SME) informa que todas as 581 unidades escolares municipais passaram por adaptação da estrutura que inclui, por exemplo, instalação de lavatórios e abertura de passagem e melhor circulação de ar. “Do total, 538 já estão aptas a receber os alunos e profissionais”, afirma. As demais 43 escolas fazem parte do pacote de requalificação da Rede Municipal e passam, atualmente, por intervenções estruturais mais complexas, as quais devem ser concluídas até agosto.

O órgão municipal aponta ainda que “foram adquiridos, ou estão em fase de aquisição e recebimento, os Equipamentos de Proteção Individual necessários para alunos e profissionais da Educação”. Os kits incluem máscara de tecido, avental, touca, sapatilha, termômetro, álcool gel e os dispositivos para uso, álcool 70%, sabonete líquido, água sanitária e garrafas squeeze para uso individual dos estudantes.

Escolas privadas abrem e fecham; ensino público é remoto há 15 meses

19 de março de 2020
Decreto suspende aulas presenciais no Ceará por dez dias

1º abril
Governo suspende aulas presenciais por mais 30 dias. Escolas particulares recomendam férias coletivas e antecipadas. Rede pública aposta em ferramentas digitais e meios de comunicação pública para alcançar estudantes

Maio
Apenas 50% dos municípios ofertam atividades online. 40% dos alunos têm dificuldade de acesso. Particulares vivem impasse sobre desconto nas mensalidades e caso vai ao Superior Tribunal Federal (STF)

Julho
Instituições privadas realizam aula pública em frente à Faculdade de Direito da UFC pelo retorno da educação; hashtag #direitodeescolha é adotada desde então nas manifestações. Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação pede bom senso em relação ao retorno das aulas presenciais

Agosto
Camilo Santana anuncia possibilidade de retorno para setembro e adianta que caberá aos responsáveis a escolha de enviar ou não o filho à escola

Setembro
Em 1º de setembro, 30% das escolas particulares retomam aulas presenciais com limite de capacidade. Com a proximidade das eleições, prefeitos anunciam reabertura das escolas municipais apenas em 2021

Outubro
Camilo amplia reabertura educacional e autoriza retorno gradual com 35% da capacidade das turmas de EJA, do 1º, 2º e 9º ano do Ensino Fundamental. Com 50% dos estudantes, o 3º ano do Ensino Médio também foi permitido. As medidas são válidas para 44 cidades da Macrorregião da Saúde de Fortaleza. Conselho Nacional de Educação (CNE) aprova resolução para ensino remoto até o fim de 2021

3 de novembro
Aulas presenciais para alunos do 3° ao 8° ano do Ensino Fundamental em escolas particulares retomam na Macrorregião de Saúde de Fortaleza. Ano letivo termina de forma híbrida ou remota

18 de janeiro de 2021
A rede privada de ensino, em Fortaleza, inicia oficialmente as atividades letivas de 2021. Algumas escolas já haviam iniciado aulas antes

28 de janeiro
Começa o ano letivo da rede municipal de Fortaleza, ainda em modalidade remota

1º de fevereiro
Inicia o ano letivo da rede estadual, com as escolas podendo optar pelo modelo híbrido ou remoto

19 de fevereiro
Com o recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Estado, o Governo suspende aulas presenciais até o dia 28. A suspensão não abrange o berçário e a Educação Infantil para crianças de até 3 anos. Atividades práticas e laboratoriais para concludentes do Ensino Superior, inclusive de internato, também seguiram permitidas no período

Março
Com instauração de toque de recolher e lockdown, as medidas tomadas em fevereiro permanecem vigentes

Abril
Começa a retomada educacional. Ao fim do mês, Governo amplia retomada das classes presenciais para turmas até o 9º ano do Ensino Fundamental, com 40% da capacidade das salas

20 de maio
Justiça concede retorno das aulas presenciais do Ensino Médio no Ceará

21 de maio
Justiça derruba a liminar que permitia o retorno às aulas presenciais para alunos do Ensino Médio, A nova medida que anula a anterior foi determinada pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira

29 de maio
Trabalhadores de escolas públicas e privadas começam a receber a vacina contra a Covid-19. A imunização segue ordem decrescente de idade e ordem crescente nos níveis da Educação

14 de junho
Aulas presenciais passam estar liberadas também para os anos do Ensino Médio. A decisão não é válida para a região do Cariri, que segue em níveis mais preocupantes da pandemia. Escolas devem continuar oferecendo a possibilidade de ensino remoto

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