Com a cabeça 100% ativa e muita experiência de vida, aos 78 anos, o fundador da Mota Machado, Francisco Assis Machado Neto, mais conhecido como Assis Machado, não pensa em parar ou se aposentar. E engana-se quem acha que ele visa uma sucessão.
Com muita bagagem, que adquiriu ao longo dos anos, especialmente com as lições do pai empreendedor e a vivência independente no internato no Rio de Janeiro ainda garoto, aos 13 anos, sabia que queria trilhar seu próprio caminho profissional e ter sucesso. Pois a cada etapa de vida, relata que os estudos, o foco e a determinação o fizeram crescer.
A engenharia veio despretensiosamente, talvez pela percepção e a vontade de criar e cuidar da cidade, mas só chegou com muito esforço. Após a primeira tentativa frustrada de entrar na Universidade Federal do Ceará (UFC), foi em Campina Grande, na Paraíba, que as portas se abriram, passando em primeiro lugar.
Lá viveu por dois anos, estudando e fazendo estágio e sua transferência no trabalho o possibilitou a cursar a tão sonhada UFC.
Com governança, a ética e a transparência que sempre frisa cultivar em seu DNA, uniu forças com a amada companheira Maryanne, que está ao seu lado desde os 15 anos e lá se vão 56 anos de casamento, com três filhos e oito netos.
Por experiências não tão boas de antepassados que combinaram negócios, a família preferiu deixar os filhos livres para seguir seu próprio caminho, mas o destino os entrelaçou também na vida profissional.
Primeiro Adalberto que foi convidado pelo tio Jaime, então sócio de Assis à época na empresa, para participar ativamente dos negócios, já que seu pai estava cuidado da vida pública. Resultado? Vinte anos de empresa onde pode colocar em prática a faculdade de Engenharia que cursou por admiração ao pai.
Já Karina passou rapidamente pela Mota Machado, por dois anos, e resolveu seguir cuidando da família. E a outra filha Rafaela, que com o tino empreendedor nas veias igual ao pai, começou a carreira mais tarde por se dedicar ao filho que nascera com deficiência.
Isso não a impediu que acompanhasse os negócios da família e rendera um convite, vindo da diretora financeira, para compor a gestão da empresa. Hoje, ao lado do pai, está na linha de frente trazendo mais inovação, tecnologia, sustentabilidade e governança.
Ao O POVO, o fundador da Mota Machado abre seu baú de lembranças pessoais, fala da convivência familiar com a esposa, filhos e netos, revisita a vida política que teve ao lado do ex-senador Tasso Jereissati no Governo do Ceará e fala sobre mercado imobiliário e planos futuros na vida pessoal e profissional.
QUER CONHECER MAIS DA HISTÓRIA DE ASSIS MACHADO? CLIQUE AQUI PARA LER
Expediente
Direção de Jornalismo: Ana Naddaf e Erick Guimarães
Edição OP+: Beatriz Cavalcante e Regina Ribeiro
Edição de Design e Identidade Visual: Cristiane Frota
Edição e coordenação do Núcleo de Imagem: Chico Marinho
Editor-adjunto do Núcleo de Imagem: Demitri Tulio
Edição de Fotografia: Júlio Caesar
Texto: Carol Kossling
Recursos Digitais: Beatriz Cavalcante
Fotografias: Aurélio Alves e FCO Fontenele
Produção Geral: Carol Kossling
Recursos audiovisuais: Arthur Gadelha (direção audiovisual e roteiro); Aurélio Alves (direção de fotografia), FCO Fontenele (direção de fotografia); Luana Sampaio (direção audiovisual), Carol Kossling (produção e reportagem); Raphael Góes (edição) e Abdiel Anselmo (edição).