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Comércio cearense prevê aumento nas vendas da Black Friday deste ano
Reportagem

Comércio cearense prevê aumento nas vendas da Black Friday deste ano

|De olho nos descontos | Estabelecimentos e entidades de classe da capital e região do Cariri acreditam no crescimento do ganho com a data em comparação ao ano de 2022
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Lojistas começam a investir em promoções para aquecer as vendas de fim de ano (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)
Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo Lojistas começam a investir em promoções para aquecer as vendas de fim de ano

A Black Friday deste ano acontecerá no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês, com extensão para o fim de semana por grande parte do comércio.

Os descontos variam de 30% a 80%, em produtos específicos por loja, mas vale ficar de olho que pela internet as promoções costumam durar todo o mês.

Em pesquisa realizada com shoppings de Fortaleza e Eusébio, 70% dos estabelecimentos responderam que esperam aumento significativo nas vendas da Black Friday deste ano.

O principal motivo apontado pelos lojistas é a simultaneidade dos eventos que aconteceram na mesma época no fim do ano de 2022, a Copa do Mundo e as eleições.

A projeção realizada com os shoppings aponta que as maiores promoções recairão sobre aparelhos eletrônicos (smartphones, computadores e TV 's são os mais procurados) e eletrodomésticos (Máquina de lavar, fogão, liquidificador) visando atender a alta demanda.

 

Os estabelecimentos escutados foram Del Paseo, North Shopping, Grand Shopping, Shopping Benfica, Shopping Riomar Fortaleza e Kennedy, Shopping Eusébio e Shopping Terrazo. Iguatemi Bosque, Center Um e Aldeota não responderam.

Uma mudança significativa neste ano é o aumento na variedade das mercadorias de eletrodomésticos. Aparelhos mais práticos e portáteis como mini liquidificadores e fritadeiras elétricas são os principais neste cenário.

O segmento de vestuário (com destaque para roupas, calçados e acessórios) aparece em seguida na lista de principais produtos na projeção para o período.

Com a previsão de aumento nos indicadores da data, também espera-se crescimento no preço do ticket médio. A expectativa dos shoppings pesquisados é que este valor atinja, em média, R$ 510 na sexta-feira, 24, dia principal da Black Friday.

A primeira realização da Black Friday no Ceará se deu em 2011, doze anos depois, os estabelecimentos percebem a consolidação da data no terceiro lugar no ranking de importância para o comércio, sendo antecedida apenas pelo Natal e Dia das Mães.

Em função disso, novas estratégias de venda estão previstas para este ano.

Entre os incentivos às compras durante a sexta-feira, 24, e todo o fim de semana dos dias 25 e 26 de novembro, estão a oferta de estacionamento gratuito, sorteios a partir de um valor mínimo de compra, entretenimento ao vivo etc.

A campanha a ser realizada pelos estabelecimentos, dessa vez, além de trabalhar os descontos, também objetiva criar um ambiente que fomente o ato de fazer compras de forma atrativa.

Em contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, o presidente Assis Cavalcante percebe o momento como uma oportunidade para os lojistas já estruturarem suas vendas para o período de fim de ano.

Segundo Assis, uma vez que o Natal é o melhor período para o varejo, a gradual melhoria da economia poderá contribuir na melhora dessa conjuntura.

"Em setembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), chegou a 97 pontos, igualando o indicador de fevereiro de 2014, que era o maior índice até então. E ainda de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023. Esperamos que esses números possam refletir no impacto das vendas durante o mês de novembro e, como não poderia deixar de ser, para as vendas de fim de ano", afirma o presidente da CDL de Fortaleza.

Na região do Cariri, a expectativa também é positiva. Em fala concedida ao O POVO, a presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Zenilda de Sena, declara que muitos brasileiros economizam o ano todo para comprar nessa data e de maneira similar as economias feitas para garantir as compras de Natal.

"As empresas entenderam que os clientes conhecem seus preços e, para ser atrativo, os produtos precisam realizar promoções reais. Acreditamos que neste ano a data seja um pouco melhor que 2022".

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Saiba quais são as principais dicas para as compras na Black Friday

QUAIS SÃO AS DICAS PARA FAZER BOAS COMPRAS NA BLACK FRIDAY?

  • Vai comprar online? Nas compras pela internet, dê preferência ao pagamento com cartão de crédito, de forma parcelada. Isto pode ajudar o consumidor a pedir cancelamento da compra ou devolução de valores, caso seja vítima de golpes;
  • Gere um cartão de crédito temporário no app de sua operadora. Geralmente, esses cartões servem somente para uma compra efetuada. Isso reduz a possibilidade de clonagem de dados e senhas.
  • O diferencial da Black Friday é apresentar descontos acima do normal, portanto, descontos inferiores a 10%, 20% ou 30% não cumprem a proposta da data.
  • Monitore o preço do produto que deseja comprar com antecedência, essa é a principal forma de garantir que o desconto da mercadoria é REAL e não FALSO. Essa medida previne a maquiagem dos preços.
  • Os principais problemas encontrados na Black Friday são publicidade abusiva ou enganosa. Atente para o não cumprimento das ofertas.
  • Verifique se o produto desejado tem boa avaliação, em especial se a compra for realizada via internet. Prefira também as avaliações com fotos do produto recebido por outros consumidores;

E OS GOLPES? COMO EVITAR?

  • Pesquise em sites de busca de preços o comportamento do valor do produto de seu interesse nos últimos meses;
  • Registre os preços antes da Black Friday com prints da tela ou foto;
  • Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada e seus respectivos números de telefone;
  • Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking;
  • Analise a descrição do produto e compare com outras marcas: desconfie caso as diferenças sejam muito absurdas;
  • É importante importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);


COMO PESQUISO PARA OBTER BONS DESCONTOS?

  • Algumas marcas possuem listas de transmissão, assinaturas via e-mail e outras formas de cadastro para receber descontos exclusivos. Ao se registrar antecipadamente, o usuário evita possíveis atrasos ou problemas técnicos que podem ocorrer durante o período de pico das promoções.
  • Além de buscar os menores preços, o consumidor deve ficar atento à ficha técnica dos produtos, avaliando se os itens atendem às necessidades e expectativas ou se apresentam limitações importantes.
  • Se um produto aumenta o valor de forma considerável no mês anterior à Black Friday, e na terça-feira, dia 31, entra em “promoção” com o valor que já era padrão anterior, é um indício de oferta falsa.
  • Por isso, é importante acompanhar a variação de valores de produtos desejados e checar o histórico dos preços nos principais sites de e-commerce.
  • Alguns sites oferecem opções de comparação na própria aba de compras. No caso dos smartphones, produto com alta demanda durante o período,é possível comparar as qualidades de câmera, internet e duração da bateria. (Sites: Amazon, Tech tudo);

 O PRODUTO NÃO SERVIU, E AGORA COMO FAÇO A TROCA?

  • É importante atentar para o fato de que produtos em promoção ou liquidação têm as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Alguma medidas de segurança são:
  • Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
  • Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo ou justificativa. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto (garantida pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor)
  • A dica anterior inclui o consumidor que não teve a oportunidade de conferir e analisar o item comprado, o CDC assegura o arrependimento da mesma maneira;
  • É necessário atentar para o pagamento com cartão de débito/crédito, em caso de trocas, poderá haver diferenciação de preços em relação aos valores pagos em dinheiro;
  • A loja não é obrigada a trocar o produto que não tenha defeito, ou seja, por elementos como cor, tamanho ou modelo. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
  • Com o ponto anterior em mente, não esqueça de guardar quaisquer publicidades/ propagandas sobre trocas garantidas pelo vendedor/ empresa;
  • A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
  • A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
  • Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá SEMPRE pagar o menor valor;
  • Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente. É o principal registro para troca (uma vez que o produto foi adquirido), para além de quaisquer anotações por escrito;

 

NÃO TENHO CERTEZA SE ESSE SITE É CONFIÁVEL, O QUE FAÇO?

  • Efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, clique no símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com (https://);
  • A dica do CNPJ/ CPF da pessoa responsável também se aplica aqui. Em especial, é válido conferir se no final da página principal do site há mais informações sobre aquela empresa.
  • Também é possível consultar sites e empresas que descumprem o direito do consumidor pela Central de Atendimento, discando o número 151, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
  • Toda a lista de preços de produtos monitorados pelo Procon Fortaleza será divulgada na semana da Black Friday. O objetivo é oferecer ao consumidor opções de produtos e preços para um comparativo com os preços anunciados para a Black Friday.
  • Pesquise se o site possui reclamações em SAC`s online

ENCONTREI UM SITE FALSO, COMO DENUNCIO?
Os principais canais de denúncia são:

  • Central de Atendimento ao Consumidor, discando o número 151, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
  • Portal da Prefeitura (catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.br), por meio do campo "Defesa do Consumidor".
  • Também é possível enviar denúncias de falsas promoções pelo aplicativo Procon Fortaleza, disponível nas plataformas Android e iOS.
  • Vale ressaltar que empresas que anunciarem falsas ofertas com o intuito de atrair o consumidor para uma promoção não verdadeira, podem responder a processo administrativo e serem multadas em até R$ 16 milhões.
  • A lista que o Procon divulgará pode auxiliar na identificação de publicidade enganosa. O mercado é livre para a ampla concorrência, mas ludibriar o consumidor com a expectativa de redução de preços, diante de uma elevação prévia, isto caracteriza prática abusiva
  • O Decon está presente nas seguintes cidades: Aquiraz, Aracati, Barbalha, Camocim, Caucaia, Crateús, Crato, Icó, Iguatu, Itapajé (Fórum), Morada Nova, Santa Quitéria, São Benedito, Tianguá, Várzea Alegre, Russas, Pacatuba e Acaraú.
    Além do Decon CE, as cidades que contam com Procon próprio são: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Guaiúba
  • O Decon e o Procon são os principais órgãos que atuarão recebendo denúncias durante todo o período de Black Friday.


A presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, informa que o órgão já iniciou o monitoramento de preços de produtos mais procurados durante a Black Friday. "Desde o mês de agosto desse ano, nossos técnicos do Procon vêm acompanhando a evolução de preços de mais de 200 produtos no comércio virtual, bem como nas lojas físicas da Capital", disse Eneylândia, que esclarece que o monitoramento é para saber se, de fato, haverá promoções com redução de preços na Black Friday ou mais episódios de redução de preços disfarçada, o que caracterizaria publicidade enganosa.

Já a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, Cláudia Santos, reforça que é sempre importante ter cuidado ao fazer compras durante a Black Friday: “Os problemas costumam ser repetidos, uma solicitação de troca sem nota fiscal, clonagem de cartões em sites que poderiam ser facilmente verificados. Nesses casos existem soluções simples que poderiam resolver facilmente”, declara Cláudia.

Fonte: Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza e Comissão de Direito do Consumidor da OAB.

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