Logo O POVO+
Exposição de Roberto Galvão se inspira na vivacidade das plantas
Vida & Arte

Exposição de Roberto Galvão se inspira na vivacidade das plantas

Mostra "Jardim Interior", do artista cearense Roberto Galvão, segue em exposição até 27 de maio na Galeria Casa D'Alva
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Exposição
Foto: Divulgação Exposição "Jardim Interior", de Roberto Galvão, abre na galeria Casa D'Alva

A exposição "Jardim Interior", do artista plástico cearense Roberto Galvão, chega à Galeria Casa D'Alva, em Fortaleza, onde se manterá à vista do público até dia 27 deste mês. Carregando cores e formas que remetem a um ambiente livre e vivo, "Jardim Interior" marca a segunda exposição de Roberto Galvão na Galeria após dez anos.

Nascido em 1950, Roberto Galvão é professor, artista plástico e autor de obras que falam sobre Arte, como “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” (1985), “Uma Visão da Arte no Ceará (1986), “Arte Tremembé” (2005), Aracati: Labirintos de Sonho e Luz (2006) e “A Escola Invisível: Artes plásticas em Fortaleza 1928-1958” (2008).

Como artista, Roberto teve criações em diversos acervos do Brasil, como no Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, além de ter participado de exposições coletivas na Alemanha, Argentina, Cuba, Estados Unidos, Espanha, França, entre outros.

Em 2013, o pintor e desenhista lançava na Casa D'Alva a mostra “Mato Branco”, apresentando obras mais reclusas e firmes, que buscavam representar o sertão nordestino além do estereótipo e abordando aspectos de existência e luta. Na Capital, a exposição foi ao Palácio da Abolição, em 2017, e no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, em 2019. “Mato Branco” também foi exposta no Centro Cultural dos Correios, em Salvador, na Bahia, no ano de 2014.

“Naquela obra, a poesia das imagens num cenário impregnado pela secura, acenava para o florescimento, a frutificação e, consequentemente, para a esperança", detalha José Guedes, proprietário da Galeria Casa D’Alva e curador da exposição “Jardim Interior”.

Um década após a estreia no espaço situado no bairro Joaquim Távora, localizado no encontro entre a Aldeota e o Centro na capital cearense, Roberto trouxe “Jardim Interior” ao local, com abertura realizada no último sábado, 6. A exposição reúne cerca de 40 obras, entre aquarelas, desenhos e pinturas, que tiveram inspiração nos jardins do artista.

"Jardim Interior" traz uso de cores vívidas e linhas livres, além de estar mais atento à “composição, a harmonia ou desarmonia das cores, com o equilíbrio ou desequilíbrio, com o ritmo e, muito menos, com o registro do real” – conforme descreve o curador da exposição.

José Guedes, inclusive, estabelece que, com “Jardim Interior”, Roberto Galvão apresenta uma esperança inicialmente construída em “Mato Branco” e que o artista “busca inverter o processo da representação imagética, aproximando-se dos fazeres artísticos tão somente como prática pictórica”.

Confira galeria com imagens de "Jardim Interior"

abrir

“Roberto Galvão parte de temas corriqueiros, porém não muito usuais nos nossos registros artísticos, como mandacaru, botões de cuxá, chananas, damas da noite e outras plantas mais comuns encontradas em seu jardim”, conta o curador.

Indo além do seu campo visual, o artista plástico relaciona plantações descobertas no quintal de casa com vegetações provenientes do sertão nordestino – tal como em “Mato Branco”, lançado em 2013, que conta com paisagens do bioma natural cearense.

“Embora Galvão permaneça tendo por tema a complexidade e a riqueza do nosso sertão, de modo algum busca fazer registros de realidade. O real e apenas o ponto de partida, o pretexto para realizar exercícios de linguagem”, explica José Guedes, que aproveita para afirmar que ambas as exposições de Galvão são distintas, mas complementares.

“Acompanho essa série desde que o Roberto começou a desenvolvê-la. Aliás, há muitos anos conheço e admiro a obra inventiva e instigante do artista cearense. Ainda assim, sempre me surpreendi com seus avanços. E ‘Jardim Interior’ é, sem dúvida, um dos momentos bonitos e fortes dessa longa trajetória", afirma.

José Guedes reforça que “Jardim Interior” possui o principal indicativo para ser exposta nas salas da Casa D’Alva: qualidade extrema. “Nunca abri mão disso. As exposições aqui realizadas sempre tiveram uma razão de ser absolutamente artísticas. E a mostra ‘Jardim Interior’, de Galvão, veio para enriquecer ainda mais essa história”.

Exposição Jardim Interior

  • Quando: segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábado das 10 às 14 horas
  • Onde: Galeria Casa D'Alva (rua João Brígido, 948, Joaquim Távora)
  • Mais informações: (85) 3051-1876 ou @casadalvavirtual
  • Gratuito.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

 

O que você achou desse conteúdo?