Logo O POVO+
Média das pesquisas segue apontando 2º turno entre André e Evandro
Reportagem Seriada

Média das pesquisas segue apontando 2º turno entre André e Evandro

De acordo com Agregador de Pesquisas O POVO, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) se destacam nas intenções de voto para o segundo turno, enquanto Capitão Wagner (União) e José Sarto (PDT) enfrentam quedas
Episódio 5

Média das pesquisas segue apontando 2º turno entre André e Evandro

De acordo com Agregador de Pesquisas O POVO, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) se destacam nas intenções de voto para o segundo turno, enquanto Capitão Wagner (União) e José Sarto (PDT) enfrentam quedas
Episódio 5
Por

 

 

Fortaleza está prestes a experimentar uma acirrada polarização entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) no segundo turno das Eleições Municipais de 2024. De acordo com as tendências do Agregador de Pesquisas O POVO, ambos lideram a corrida pelo Paço Municipal, distanciando-se de Capitão Wagner (União) e José Sarto (PDT).

Essa configuração de segundo turno entre o bolsonarista e o petista começou a se firmar a partir de 26 de setembro, quando o Agregador de Pesquisas O POVO apontou, pela primeira vez, a possibilidade de uma disputa entre os dois. O crescimento de André Fernandes e Evandro Leitão tem sido significativo nesta reta final, enquanto seus principais adversários enfrentam uma diminuição nas intenções de voto.

Analisando as pesquisas realizadas na Capital cearense, observa-se que tanto Fernandes quanto Leitão iniciaram a campanha em posições inferiores. O deputado federal do PL começou com uma média de 15% das intenções de voto e agora alcançou 25%. O desempenho de Evandro Leitão é semelhante: ele começou com 10% e atualmente registra 24,61%.

 

André Fernandes e Evandro Leitão se consolidam na liderança

 

Capitão Wagner e José Sarto, que lideraram a disputa por boa parte do processo eleitoral, agora enfrentam uma tendência de queda nas suas candidaturas, especialmente na reta final da campanha. A maior perda foi registrada pelo candidato do União Brasil, que chegou a liderar com 33% das intenções de voto e atualmente aparece com 19,35%.

 

Capitão Wagner e José Sarto caem na reta final da campanha

 

 

 

Confira todas as pesquisas realizadas em Fortaleza

Para compilar os dados acima, o Agregador de Pesquisas do O POVO reuniu todos os levantamentos realizados a partir de 31 de maio até as vésperas das Eleições de 2024, neste sábado, 5 de outubro. Neste período, foram coletadas 481 pesquisas. Abaixo, utilize o filtro para conferir individualmente cada uma das pesquisas e acompanhe o comportamento dos candidatos entre o eleitorado fortalezense.

 

Todas as pesquisas realizadas em Fortaleza

 

No gráfico abaixo, você pode acompanhar todas as pesquisas realizadas em Fortaleza ao longo do tempo (quanto mais à direita, mais recente a pesquisa). Cada círculo está colorido de acordo com o candidato, permitindo visualizar como cada um deles se posicionou em cada levantamento.

 

As pesquisas em Fortaleza desde o início da corrida eleitoral

 

 

Para entender os dados acima sobre as Eleições 2024 em Fortaleza

O Agregador de Pesquisas O POVO leva em consideração todas as consultas eleitorais realizadas desde 31 de maio de 2024. A ferramenta monitora e analisa as tendências registradas nas principais cidades brasileiras. Em Fortaleza, 27 pesquisas já foram realizadas até 25 de setembro.

Ao reunir todas elas, o Agregador de Pesquisas O POVO busca proporcionar uma visão contínua das tendências eleitorais. Para isso, é aplicada uma média móvel ponderada que permite que as variações diárias e de diferentes institutos sejam niveladas, oferecendo uma tendência mais fiel ao longo do tempo.

A média móvel ponderada é influenciada diretamente pelos pesos dos institutos e a quantidade de pesquisas realizadas em cada dia, assegurando que as flutuações momentâneas não distorçam a percepção geral das intenções de voto.

Inicialmente a média móvel é calculada com uma distância de dez dias, para suavizar as variações diárias nas intenções de voto e o volume de pesquisas publicadas. À medida em que a eleição se aproxima, o distância da média móvel é reduzida para cinco dias. Essa mudança é feita para refletir mais rapidamente as alterações nas intenções de voto que tendem a ocorrer nesse período final.

Para evitar incorrer em distorções ou vieses, a equipe especializada em cobertura política e eleitoral do O POVO classificou os institutos realizadores de pesquisas, atribuindo pesos diferentes para cada um, considerando seu grau de credibilidade e acerto em eleições anteriores.

> Clique aqui para acessar o Agregador de Pesquisas O POVO

O que você achou desse conteúdo?

Agregador de Pesquisas O POVO

O Agregador de Pesquisas O POVO reúne dados de diversos institutos em 16 cidades brasileiras, incluindo as principais capitais. A proposta é oferecer uma visão ampla das intenções de voto para as Eleições 2024, bem leitura de média móvel ponderada de determinados intervalos de pesquisas. A ferramenta permite o acompanhamento das tendências dos candidatos através de gráficos interativos, destacando variações de desempenho e facilitando a compreensão do cenário político