Nos últimos anos, especialmente após a pandemia e com a liberação de barreiras regulatórias, os planos de saúde estão aderindo e assimilando as novas tecnologias com, por exemplo, a inteligência artificial (IA), a internet das coisas (IoT) e o metaverso.
Além de estarem investindo mais em telessaúde e na aplicação de novas ferramentas, aplicativos, sistemas e armazenamento de dados. Tudo isso, proporciona mais praticidade, segurança, conforto e bem-estar aos pacientes, que são os cliente, profissionais e gestores da saúde.
Com marcas relevantes de planos de saúde no Ceará, essa categoria da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind apresenta duas vencedoras, uma para os respondentes das classes A/B, em que a Unimed segue líder absoluta, sendo citada por 49,5% dos entrevistados. São 15 vitórias em 15 edições.
Em segundo lugar está a Hapvida, com 32,3% das menções, seguida do IPM, com 3,9% e Amil, com 2,6%. Já no resultado geral, a vencedora é a Hapvida, citada de forma espontânea por 48,5% dos respondentes. Com o primeiro lugar nesta edição, a Hapvida contabiliza oito vitórias e se aproxima da Unimed que possui nove no total. Nesta edição, o segundo lugar ficou com a Unimed com 32,8%.
Camila Coutinho, publicitária e especialista em Marketing, acredita que a forma como o consumidor enxerga as entregas do segmento de saúde mudou bastante ao longo dos últimos anos. Por consequência, esse comportamento fez também com que mudasse a forma como as operadoras de
saúde vêm se comunicando, se relacionando com o público.
"Se um tempo atrás, quando pensávamos em fornecedores de saúde, esse universo nos remetia rapidamente a doenças, cirurgias, tratamentos dolorosos e invasivos, atendimento frio, hoje, o usuário, muito melhor munido de informação, já acessa a saúde com um pensamento preventivo, de cuidados no dia a dia, a fim de melhorar seu estilo de vida, conquistar a tão almejada longevidade de forma plena e sustentável", observa a especialista.
Na opinião de Camila Coutinho, a Unimed soube compreender esse movimento de mudança no comportamento do consumidor e vem realizando um trabalho que fomenta a prevenção e o estilo de vida saudável. Ela cita que projetos como o Bicicletar, a Academia Foguete e a Corrida de rua Unimed, que dão acessibilidade e estimulam a prática de atividade física, ratificam esse entendimento.
Este ano, a Unimed investiu em projeto na área de comunicação, com o Podcast Papo Saúde com a jornalista Maísa Vasconcelos e lançou o 1º Prêmio de Jornalismo Unimed Ceará, com divulagação para outubro. Também renovou a parceria com o artista cearense Bráulio Bessa, que hoje se tornou nosso principal porta-voz no interior do Estado.
Além de terem divulgação em mídia on, como site, Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn e nas mídias off como rádio, jornal e outdoor.
Para o presidente da Unimed, Darival Bringel, este reconhecimento nas classes A/B é resultado do "Jeito de Cuidar Unimed, baseado em um modelo de gestão, no qual o cliente se torna o centro de tudo o que fazemos. Focamos em um atendimento que se adequa à realidade de cada filiada, respeitando a sua singularidade, autonomia e maturidade, viabilizando caminhos para uma evolução contínua", diz.
Além disso, Bringel ressalta que o time preza pelo compartilhamento das melhores práticas existentes no próprio Sistema Unimed. "Afinal, nossa vocação é cuidar de pessoas, que, por sua vez, são seres humanos e merecem ser tratados como tal".
O presidente ainda reforça que cada experiência de atendimento é única e, por isso, investem constantemente em treinamentos com os colaboradores para que o beneficiário reconheça e sinta na prática os esforços para gerar boas experiências.
"Associando positivamente o sentimento de cuidado e acolhimento à nossa marca, que busca cada vez mais aprimorar seus processos pensando sempre na melhor forma de lidar com pessoas", finaliza.
Vencedora na pesquisa junto a população geral, a Hapvida informa que atualmente é a maior operadora de saúde do Brasil, com mais 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia.
Fruto da fusão entre o Hapvida, que começou suas operações em 1979 com a inauguração do Hospital Antonio Prudente, e a NotreDame Intermédica, fundada em 1968 e pioneira em Medicina Preventiva no País, oferece saúde integral e odontologia.
De acordo com Jaqueline Sena, vice-presidente de Odontologia, Marketing e Relações Públicas da Hapvida NotreDame Intermédica, a liderança se deve a um reconhecimento em cima de um modelo de negócio que vem se mostrando sustentável e assertivo.
"E essa liderança, acima de tudo, é um sinal de que precisamos fortalecer o nosso compromisso e responsabilidade para fazer sempre melhor, garantindo acesso à saúde de qualidade para gerações de brasileiros, com responsabilidade por cada vida envolvida no nosso sistema, através de um padrão de indicadores que só o modelo verticalizado é capaz de proporcionar", analisa a executiva da Hapvida.
Na categoria Hospitais da pesquisa do Anuário Datafolha Top of Mind para as classes A/B, o Hospital da Unimed é o maior vencedor, com 15 vitórias em 15 edições. O hospital recebeu 20,3% das menções (eram 18% na edição anterior).
Em seguida, aparecem o IJF, com 9,5% (eram 6,1), Antônio Prudente, com 7,7% (eram 6,8%), Hapvida, com 6,2% (eram 12,7%).
Já quatro marcas são as mais lembradas pelos entrevistados no resultado geral: Instituto Doutor José Frota (IJF) com 10,4%; Hapvida com 8,5%; Hospital da Unimed com 7,8%; e Hospital Geral de Fortaleza (HGF) com 7,7%. As quatro marcas também dividiram a liderança na edição passada.
O Instituto Doutor José Frota é o maior vencedor da categoria, com 13 conquistas em 15 edições, seguido por Unimed, com sete, Hospital Geral de Fortaleza, com três, e Hapvida, com duas conquistas.
Camila Coutinho, publicitária e especialista em Marketing, informa que é importante as empresas terem em mente que, toda e qualquer comunicação entre a marca e seus clientes, traz consigo uma necessidade de conexão.
"No caso do segmento de saúde, para que essa construção seja sólida e genuína, é mandatório que o foco esteja nas pessoas, tanto nos profissionais que fazem o trade da saúde, quanto nos clientes. Para muito além dos aspectos técnicos e de credibilidade, questões de estrutura dentre outros indicadores comumente utilizados para avaliar a categoria, a comunicação deve conseguir acessar o humano". diz.
Segundo Mariana Matos, superintendente Comercial da Unimed Fortaleza, a empresa tem investido na ampliação e melhoria constante de sua rede de atendimento própria.
Como exemplo cita o Hospital Unimed, que é referência em procedimentos de alta complexidade, além de ser acreditado internacionalmente, em nível Diamante (maior nível da categoria), pelo processo de Acreditação Internacional pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).
"A vocação para cuidar faz parte do DNA da Unimed Fortaleza e vai além do serviço de assistência médica. A Unimed Fortaleza tem se tornado uma verdadeira parceira da cidade de Fortaleza, com projetos e iniciativas que promovem saúde e bem-estar", destaca.
Para Daniel de Holanda Araújo, superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF) a menção na pesquisa reafirma o seu compromisso com o avanço na qualidade e na segurança nos processos e protocolos de assistência aos pacientes.
"O reconhecimento reflete a confiança da população na estrutura de atendimento e, principalmente, na dedicação e perícia dos trabalhadores do hospital da Prefeitura de Fortaleza, que acolhe milhares de vítimas de traumas graves de todo o Ceará, sendo um farol de esperança e vida, mesmo nas situações desafiadoras", diz Araújo.
Ele complementa que a instituição segue reforçando projetos para a modernização e melhoria das áreas de atendimento, para a aquisição de novas tecnologias, para a valorização dos servidores e também para a qualificação profissional, por meio dos diversos programas de residências médicas e multiprofissionais, estágios e ainda cursos, palestras e seminários.
Para Ivelise Brasil, diretora-geral do HGF, é importante ver que existe por parte da população o reconhecimento sobre o serviço diverso e de qualidade que o HGF oferece.
"Desde a nossa emergência, que funciona 24h de portas abertas, até os serviços altamente complexos, como neurocirurgias, transplantes e alguns tratamentos oncológicos. Mais que uma imensa estrutura tecnológica montada, existe uma equipe que trabalha de forma incansável para garantir o melhor cuidado para a população cearense", declara.
O HGF vem trabalhando em diversos projetos de melhoria focados na otimização da capacidade instalada do hospital, um exemplo disso é com os setores como Emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro Cirúrgico e Centro de Infusão (Quimioterapia).
Duas marcas empatam tecnicamente na categoria clínica de raio X e diagnóstico por imagem para as classes A/B, em mais uma edição do Anuário Datafolha Top of Mind, que considera a margem de erro é de oito pontos percentuais para mais ou para menos.
Nas classes A/B, os maiores percentuais foram de Boghos Boyadjian, com 12,9% e Omnimagem, com 8,7%. Na sequência vieram Sonimagem (5,1%); Hapvida (4,2%) e Unimagem (2,8%), entre outras menos citadas.
Já no resultado geral a disputa foi maior, com quatro marcas entre as mais lembradas com a margem de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A clínica Omnimagem teve 5,9% das menções; Hapvida, com 5,9%; Boghos Boyadjian, com 5%; e SIM, com 4%.
A clínica Boghos Boyadjian tem cinco unidades em Fortaleza e uma em Sobral. Para o seu fundador, o médico Boghos Boyadjian, a clínica é uma das empresas precursoras do diagnóstico por imagem no Ceará e vem construindo sua história com foco na qualidade do atendimento e na ampliação dos serviços ofertados a cada novidade tecnológica na área de atuação.
Já Guilherme Said, gestor de expansão do Grupo Omnimagem, acredita que a lembrança na pesquisa são resultados atribuídos a uma série de ações. “O nosso propósito é oferecer uma solução completa em diagnóstico por imagem, promovendo saúde e bem-estar para a população, e, sobre isso, temos uma equipe incansável e comprometida que está sempre almejando fazer o melhor”, explica.
E por ser de fácil acesso e de alta qualidade, segundo o gerente de Marketing, Victor Almeida, a Clínica SIM diz que os exames de imagem como raio X, ultrassonografias e ressonâncias são parte crucial no diagnóstico e tratamento dos milhares de pacientes particulares e assinantes do cartão Clínica SIM+.
E Jaqueline Sena, vice-presidente de Odontologia, Marketing e Relações Públicas da Hapvida NotreDame Intermédica, reforça que a marca busca sempre investir na melhoria dos serviços oferecidos aos clientes, por isso a tecnologia é uma grande aliada nessa missão.
"Como somos uma rede verticalizada, somos os responsáveis pela feitura dos nossos exames, o que nos permite um maior controle na qualidade e no tempo de entrega. Um exemplo disso é o nosso investimento na telerradiologia, um serviço que consiste na avaliação remota de exames de imagem por radiologistas especialistas que emitem laudos a distância e que nos possibilidade de atender. Com o mesmo padrão de qualidade, pacientes de todo o Brasil, inclusive os que moram em áreas mais remotas", detalha a executiva..
Mesmo o Ceará ofertando um leque amplo de marcas de laboratórios de análise clínica, essa categoria da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mantém a mesma empresa na lembrança das pessoas desde 2020. Emílio Ribas, tanto para as classes A/B como população geral. Um fator chama a atenção nessa categoria, o alto índice de desconhecimento das marcas do segmento (29,9%).
Nas classes A e B, o laboratório de análise clínica tem 19% das menções nesta edição, contra 23,4% na pesquisa de 2022-2023. Em seguida, aparece Pasteur, com 10,7%, subindo uma posição no ranking (eram 7,4% na edição anterior). Clementino Fraga desceu uma posição em relação à pesquisa anterior, saindo de 16,1% para 9,7% neste ano.
Já no resultado geral o Emílio Ribas conquistou a liderança com 10,2% das menções espontâneas, eram 10,7% na edição anterior. Clementino Fraga e Pasteur tiveram o mesmo índice de 6,4%. Em seguida, estão Hapvida (3,4%) e Clínica SIM (3,1%),
O sócio-diretor criativo da Cluster, um hub criativo com foco no branding e design, Rodrigo Meireles, a comunicação das marcas de saúde no Ceará vem passando por um processo de modernização, com grandes players se reposicionando, na busca de uma comunicação que dialogue melhor com os tempos atuais, onde tecnologia e humanização chegam com força como drives do setor.
"Existe também uma percepção diferente de cuidados com a saúde do que se tinha há um tempo atrás, com as pessoas tendo uma ideia muito mais holística a respeito do tema. Neste sentido, as marcas têm procurado se mostrar como parceiras dos clientes na prevenção de doenças e mudanças de estilo de vida", afirma.
Sobre a vitória do Emílio Ribas, Meireles diz que ainda que pese a tradição de um dos laboratórios de análise clínica mais antigos da cidade, a marca soube se reposicionar como complexo de saúde integrada, com uma comunicação moderna e inteligente.
Em relação a queda de 3,4 do ano passado para cá, o publicitário destaca a frase "cultivar a tradição não é sobre guardar as cinzas, mas manter a chama acesa". Para ele, em um segmento onde a tecnologia avança a passos largos, há uma linha tênue entre ser fiel aos seus valores e se renovar.
"Acho que o grande desafio de marcas tradicionais, como é o caso do Emílio Ribas, é justamente esse: se mostrar up to date e ao mesmo tempo ser vista como uma escolha segura, que se confirma através de gerações.", finaliza.
Fato que está alinhado com que defende a Dra. Rachel Petrola, diretora médica do Complexo de Saúde Emílio Ribas. Ela acredita que o reconhecimento do Emílio Ribas está intrinsecamente relacionado à sua excelência técnica e confiabilidade alcançados através de elevados padrões de qualidade.
"E investimento em tecnologia de ponta, atendimento centrado no cliente e busca incessante pela melhoria contínua dos nossos processos ao longo de mais de quatro décadas de existência. Nossa missão de prestar serviços de saúde com confiabilidade e excelência a fim de promover saúde e bem-estar com responsabilidade social e ambiental tem nos levado ao pódio da premiação", revela.
A executiva conta que a empresa investe fortemente em Educação tendo uma área de educação dedicada para a execução de projetos educacionais que acontecem em cinco eixos principais: Educação Médica, Educação em Saúde, Cachola, CPD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) e Educação Corporativa.
E, este ano, entre as diversas ações firmou uma parceria inovadora com duas relevantes instituições de ensino superior do nosso estado, as universidades Unichristus e Unifor, que disponibilizou aulas especializadas em Gestão de Tempo, Estudo e Carreira (GTEC), para estudantes de Medicina.
"Temos o objetivo de preparar os futuros médicos não apenas em termos técnicos, mas também nas habilidades fundamentais para o sucesso em suas trajetórias acadêmicas, pessoais e profissionais", revela.
Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o sétimo episódio.
O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.
Pesquisa de recall das marcas mais lembradas pelos consumidores do Ceará