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O desafio das marcas de Construção e Segurança para serem lembradas pelo consumidor
Reportagem Seriada

O desafio das marcas de Construção e Segurança para serem lembradas pelo consumidor

Neste episódio, conheça as marcas mais lembradas nas categorias Construtora e Empresa de Segurança da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind
Episódio 12

O desafio das marcas de Construção e Segurança para serem lembradas pelo consumidor

Neste episódio, conheça as marcas mais lembradas nas categorias Construtora e Empresa de Segurança da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind
Episódio 12
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O mercado da construção civil no Ceará é formado por grandes investidores, tanto os que têm renomes nacionais, quanto os que atuam de forma local ou apenas nas regiões Norte Nordeste.

Como consequência do aquecimento do segmento, as empresas cearenses apresentaram ao 7.115 novos empreendimentos neste ano, o que credenciou Fortaleza como a Capital que mais lançou imóveis no Nordeste de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Diante da concorrência, o desafio é ficar na mente do consumidor cearense em primeiro lugar quando se pensa em construtora.

Na pesquisa do Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024, a MRV Engenharia e a Marquise se foram os nomes que se destacaram pelo segundo ano consecutivo, na liderança da categoria Construtora.

A MRV foi citada de forma espontânea por 8,7% neste ano, eram 8,9% em 2022; e a Marquise por 7,5%, eram 7,8% no ano anterior. O empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

 

 

 

Conheça as marcas mais lembradas na categoria Construtora

Seguindo a listagem, outras duas empresas se destacaram na pesquisa: Mota/M. Machado, como os respondentes pronunciaram, com 4,8% das citações, e Colmeia, com 4,2%. 

Nas classes A/B, Marquise (10,9%), MRV Engenharia (9,5%), Colmeia (6,8%), Mota/M. Machado (4,2%), Construtop (2,6%), Moura Dubeux (2,6%), entre outras.

Há 23 anos no mercado, a consultora de Estratégia e Marketing e fundadora da Nexum Marketing e Resultados, Camila Coutinho, avalia que o mercado, de modo geral, flutua de acordo com a economia nacional. Em média de três em três anos, ou de cinco em cinco os consumidores podem ser as renovações de ciclos.

"Hoje, o mercado do Ceará está bem aquecido e com muitos lançamentos. O que temos percebido bastante nessas empresas no trato com os clientes é que desde a concepção do empreendimento a coisa mudou bastante. As construtoras não enxergam somente a relação cliente e empreendimento, eles entendem que o equipamento faz parte de um todo, de um coletivo e trabalham o impacto de cada equipamento desse", analisa.

MRV Engenharia obtém a sua quarta conquista e empata com a Marquise, que já venceu sete vezes(Foto: Jordana Pearce Lima/ Divulgação MRV Engenharia)
Foto: Jordana Pearce Lima/ Divulgação MRV Engenharia MRV Engenharia obtém a sua quarta conquista e empata com a Marquise, que já venceu sete vezes

Camila vê com bons olhos que as construtoras estão observando as dinâmicas das cidades, o fluxo e o ir e vir. Outro ponto que ela levanta é a adequação das necessidades dos clientes.

"O comportamento da sociedade mudou e vemos isso claramente na construções dos imóveis. Como por exemplo, tamanhos smart e com serviço dentro, que antes só existiam em flats", detalha.

Sobre MRV Engenharia e Marquise ela enfatiza que trabalham para públicos, então, com posicionamentos distintos. O mercado de construção amis popular e econômico, que a MRV atua, também tem as sazonalidades e está em um bom momento.

Já o público mais premium, que é o caso da Marquise, o mercado fala de um jeito diferente de construir. "Cada uma no seu segmento tem entregas muito bacanas, mas que não concorrem entre sí. Como tem um trabalho de recall na mente do consumidor e pelo trabalho de comunicação que é feito elas aparecem como as citadas", explica Camila.

 

 

 

Conheça a evolução das marcas campeãs nos últimos anos

Investir em pessoas e nas regiões que atuam, criando uma relação de confiança com a MRV Engenharia é o foco da empresa, de acordo com a gestora executiva de Desenvolvimento Imobiliário, Patrícia Pessoa.

"Sempre focamos na entrega de empreendimentos modernos e sustentáveis, buscando inovações que tragam benefícios aos moradores daquela região, o que gera um efeito muito positivo para a percepção da marca", informa.

A empresa também dá atenção ao meios digitais, e promove conhecimento e informações sobre o negócio, com uma linguagem simples, se aproximando do público-alvo. "Nossos esforços de marketing nos últimos anos têm sido na parceria com a dupla sertaneja Maiara e Maraísa, que tem muito a dialogar com nosso público e tem feito isso com êxito nas recentes campanhas institucionais", diz.

Patrícia comenta que tem boas oportunidades de criar um relacionamento de confiança com o cliente, para que ele seja um promotor da nossa marca no futuro. E que o projeto “Agente de Sonhos” foi uma ação criada a partir das recomendações espontâneas que os clientes fazem da marca para família e amigos.

Marquise vence na categoria Construção para classes A/B e geral(Foto: Felipe Petrovsky/Divulgação Marquise)
Foto: Felipe Petrovsky/Divulgação Marquise Marquise vence na categoria Construção para classes A/B e geral

"Dessa forma, estamos sempre atualizando essas réguas de atendimento e atuação para oferecermos a melhor experiência para o cliente e a melhor percepção de marca para os prospects", informa.

Mesmo atuando com público de diferentes classes sociais, o Grupo Marquise também destaca a relação de confiança que construiu com os clientes e enfatiza que a tecnologia se tornou um aliado estratégico, capacitando as equipes, melhorando os processos e criando experiências excepcionais para os clientes 

"Toda relação requer confiança e é isso que a Marquise Incorporações vem construindo ao longo dos seus 49 anos de existência. A cada empreendimento erguido há um novo desafio sempre superado com inovação e isso é feito por meio de uma conexão com a cidade, preocupação com a mobilidade urbana, fazendo uso responsável dos recursos e compromisso com o meio ambiente", declara Andréa Oliveira, diretora-executiva da Marquise Incorporações.

Essa visão de futuro pode ser exemplificada com o uso do conceito biofílico na arquitetura, ou seja, a utilização de materiais naturais na potencialização da iluminação natural e ventilação cruzada, permitindo nos mantermos conectados à cidade e valorizando o verde.

“Mais do que presente na mente da população, existe uma relevância em estarmos presentes na vida das pessoas por meio dos empreendimentos que construímos. Ser reconhecida por 15 vezes como a construtora mais lembrada, nos mostra a relação importante com a sociedade e claro, a constante renovação da marca devido à mudança de gerações.”, comemora Andréa.

 

Quase metade dos entrevistados não sabe informar marca de segurança

Desde 2006 fazendo parte da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, a categoria Empresa de Segurança destaca as marcas com maior recall no segmento com atuação no Ceará. E pela 13ª vez a mais lembrada é a Corpvs, com 22,7% dos respondentes.

Na sequência da pesquisa, com índices mais baixos, estão Servis Segurança (5%), Servnac (3,9%), Service Segurança (3,6%), Ceará Segurança (2,7%), Serval (1,6%) e Forte (1%), entre outras.

Somando as pontuações de Servis e Service, o que o Datafolha identifica como provável alusão ao nome correto da empresa, a porcentagem ficaria em 8,6%, número ainda menor que o das menções do vencedor.

 

 

 

Conheça as marcas mais lembradas na categoria Empresa de Segurança

Nas classes A/B, a Corpvs é lembrada por 23,3% dos cearenses. Na sequência aparecem Servis Segurança (5,8%), Service Segurança (4,9%), Servnac (4,3%), Ceará (3%), Locabrás (2%), Forte (1,4%), Viper (0,7%), Nordeste e Serval (0,6%). A soma dos percentuais de Servis e Service chegaria a 10,7%.

O que chama atenção nessa categoria é que cerca da metade, ou seja, 47,4%, não soube informar o nome de nenhuma empresa de segurança, eram 45,3% em 2022-2023. Nas classes A/B, o percentual de não sabe/não lembra foi de 44,8%.

Sobre isso, o professor e sócio-diretor na Buhamra & Romero Soluções Estratégicas, Mauro Romero, considera que isso é consequência de um perfil.

"O mercado já é bem segmentado entre as marcas já existentes. A massa não precisa saber, por isso eles não divulgam tanta e preferem investir no relacionamento com os clientes diretos", analisa.

Romero ainda aponta que as empresas de segurança devem estar atentas a parte de tecnologia, a personalização do serviço e a capacitação das suas equipes.

"Inovação pois quem cuida de patrimônios têm que ter tecnologia de ponta para evitar quem deseja burlar as seguranças, como a inteligência artificial", orienta.

Por ser um tipo de empresa B2B, o especialista reforça a necessidade de personalização no serviço oferecido e que a parte de inteligência é essencial para prestação de um serviço adequado.

"Como tudo depende de pessoas, a equipe também precisa estar muito bem capacitada, disposta e treinada para realizar as operações", orienta.

Com quase 50 anos no mercado, além do Ceará, a Corpvs está em Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo oferecendo vigilância armada e desarmada, transporte e custódia de valores, escolta armada, tesouraria, segurança eletrônica, transporte VIP, monitoramento de idosos, telemetria e rastreamento de veículos, cargas e equipamentos.

Todos esses serviços podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada cliente, informa Ingrid Lucena, diretora de marketing. 

 

 

 

Conheça a evolução da marca campeã nos últimos anos

 

 

Saiba mais sobre a série

Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o 12º episódio.

O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.

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