No dia 30 de novembro de 2020, completam-se 150 anos da ordenação de Cícero Romão Batista como padre. Entre 1865 e 1870, ele estudou no Seminário Diocesano da Prainha, em Fortaleza (avenida Dom Manuel esquina com Monsenhor Tabosa). A data não passará em branco. A Diocese do Crato nomeou comissão para organizar uma programação especial. Será um ano de atividades, que irão discutir e celebrar o sacerdócio do Padim Ciço e sua repercussão na rotina da Igreja Católica e na vida dos fiéis. Deverá começar ainda em novembro de 2019.
O evento principal já pensado deverá ser um simpósio internacional, no fim do ano que vem. Deverá contar com a participação de pesquisadores de diversos países onde vida e obra do Padre Cícero seguem sendo estudadas. A programação toda ainda está sendo montada, nomes e temas ainda em aberto. Um nome vindo de Roma está cogitado, mas depende de verba e agenda antecipada para confirmação.
Sobre o assunto:
“Será uma programação bastante religiosa, para vivenciar aquilo que foram os ensinamentos do Padre Cícero, sobretudo na religiosidade, no ofício das almas, nas celebrações eucarísticas. Agora é a própria igreja que está organizando, para que se reflita mais essa dimensão teológica dos ensinamentos e da vida do Padre Cícero”, confirmou o bispo de Crato, dom Gilberto Pastana.
Segundo ele, a ideia é avançar em debate sobre o nome e o legado do Padre Cícero. “Rever, não. Queremos progredir, avançar, baseado em tudo aquilo que já foi escrito,descoberto. Queremos avançar mais no que o Padre Cícero pode nos ensinar para a Igreja atual”, afirmou Pastana. Além do simpósio internacional que fechará a comemoração do século e meio de ordenação, estão sendo estudadas romarias, procissões, caminhadas, passeios ciclísticos, visitação a locais de celebração, palestras em escolas e a atenção direta com romeiros.