Logo O POVO+
Exploração de urânio e fosfato no CE: os contrapontos
Foto de Armando de Oliveira Lima
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico

Exploração de urânio e fosfato no CE: os contrapontos

Tipo Opinião
Mina de Itataia, em Santa Quitéria (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Mina de Itataia, em Santa Quitéria

A pouco mais de um mês da data limite de marcação das audiências públicas sobre a exploração de urânio e fosfato no Ceará, a articulação antinuclear no Estado prepara "uma leitura sobre o estudo de impacto ambiental" entregue pelo Consórcio Santa Quitéria ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Na prática, segundo explicam as professoras universitárias Raquel Rigotto e Talita Furtado, serão elaborados pareceres técnicos sobre o impacto desta exploração por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú e Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

De posse de informações preliminares e estudiosas do projeto há mais de dez anos, as duas docentes afirmam que o custo-benefício da mineração de urânio e fosfato não é vantajoso para o Ceará em vários aspectos, inclusive o mais destacado: o econômico.

A geração de mais de 8 mil postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras e cerca de 2.800 na fase de operação e o investimento de R$ 2,3 bilhões são sobrepostos, de acordo com a percepção da articulação antinuclear, por uma vida útil de exploração estimada em 20 anos e cerca de 90 milhões toneladas de rejeitos - quando somados os beneficiamentos de urânio e fosfato - e os riscos de contaminação de solo, água, animais e pessoas por esse material.

Idealizado há mais de 20 anos e reformatado em 2020, o projeto da Mina de Itataia, em Santa Quitéria, tem a credibilidade comprometida pelas experiências de exploração de urânio em outros locais do País. Caetite é alvo de estudos da UFBA por contaminação de solo e água na Bahia enquanto Caldas, em Minas Gerais, teve processo de descontaminação feito apenas dez anos após o fim da operação.

"Isso reduz nossa confiança de que as medidas colocadas no EIA sejam colocadas em prática", declara Raquel Rigotto, professora da Faculdade de Medicina da UFC e coordenadora do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde.

Outra observação, feita por Talita Furtado, advogada e professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, é sobre o ineditismo da extração associada de fosfato e urânio. A metodologia é alvo de pesquisas para assegurar que os fertilizantes e alimentação animal não sejam contaminados por material radioativo. O alerta rompe as barreiras das comunidades e chega em um dos setores produtivos mais interessados na atividade da mina: o agronegócio.

Afinal, a produção anual estimada gira em torno de 1,05 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, 220 mil toneladas de fosfato bicálcico (usado na nutrição animal) para atendimento da agropecuária no Norte e Nordeste, além de 2,3 mil toneladas de concentrado de urânio - que será convertido em hexafluoreto de urânio (UF6) no exterior.

A investigação para a formatação dos pareceres técnicos conta ainda com movimentos sociais e ambientais e lideranças das comunidades, segundo acrescentam as docentes. Uma versão consolidada é preparada para antes de 9 de maio, quando as audiências públicas devem ter a agenda definida entre Ibama e o Consórcio. O objetivo da articulação antinuclear é munir os entes responsáveis pela aprovação do projeto de mais informações técnicas ao longo do processo de licenciamento.

 

Foto do Armando de Oliveira Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?