No Dia da Reciclagem, Porto das Dunas recebe pátio de compostagem
Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
No Dia da Reciclagem, Porto das Dunas recebe pátio de compostagem
Equipamento turístico localizado no Aquiraz amplia ações de sustentabilidade e cria espaço para compostagem dos resíduos orgânicos que produzem diariamente
No Dia Mundial da Reciclagem, o Beach Park inaugura seu primeiro Pátio de Compostagem, no Porto das Dunas, em Aquiraz. O espaço conta com 600 m² e capacidade para receber diariamente 3,5 toneladas de resíduos orgânicos oriundo das atividades do Beach Park que incluie o parque aquático, os hotéis do grupo e restaurantes.
A capacidade do equipamento é produzir aproximadamente 518 toneladas de composto orgânico ao ano. A proposta é se tornar autossuficiente no gerenciamento de seus resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para uso nas áreas verdes e jardins do complexo.
“O Beach Park segue práticas de gestão socioambientais e de governança atentas aos princípios do ESG e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A reciclagem é um importante pilar para a sustentabilidade, por isso adotamos estratégias eficazes e criativas em todas as atividades do grupo, como o parque, rede hoteleira e o paisagismo”, destaca Raíssa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.
O local abriga também um minhocário, forma alternativa para a compostagem, onde acontece a produção de húmus que é o composto mais nobre para adubação. Com agenda a ser divulgada, estudantes poderão participar de atividades de educação ambiental.
Em 2023, a empresa reciclou mais de 97% dos resíduos gerados na execução de suas atividades. Foram recicladas mais de 3.000 toneladas de resíduos entre recicláveis e orgânicos. Em parceria com a Empresa Hantaro, por exemplo, transforma boias inutilizadas em chinelos que são comercializados
Somente no ano passado, mais de três toneladas de boias tiveram esse destino. Outro destaque é o projeto Eu Reciclo, ação de cunho social que tira da informalidade ex -catadores e reduzir o percentual de envio de resíduos para aterros sanitários.
O projeto iniciou com 3% de reciclabilidade e atualmente o percentual está em 97% de reciclabilidade. A gestão de sustentabilidade do Beach Park conta com cinco ex-catadores em seu quadro fixo de funcionários que realizam o processo de triagem e reciclagem de resíduos como plásticos, papel, papelão, alumínio e outros.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.