Logo O POVO+
Empreendedorismo Feminino: comportamentos que ajudam a empreender
Foto de Desirée Mota
clique para exibir bio do colunista

Economista, conselheira efetiva do Corecon-CE, especialista em gestão pública e consultoria empresarial. Presidente do Idese (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) e professora universitária

Empreendedorismo Feminino: comportamentos que ajudam a empreender

No desenvolvimento social podemos destacar que o empreendedorismo também é uma alavanca para o atingimento desse resultado com o objetivo de criar impacto positivo na sociedade
Tipo Opinião
Brasil conta com cerca de 30 milhões de empreendedoras (Foto: Você Profissional)
Foto: Você Profissional Brasil conta com cerca de 30 milhões de empreendedoras

Em todo o mundo o empreendedorismo feminino vem ganhando destaque e ocupando espaço. Esse resultado serve como combustível para ações, planejamento e sonhos empreendedores.

No dia a dia as mulheres estão tornando-se cada vez mais protagonistas no mundo dos negócios e, com isso, estão a contribuir para a economia global e para a igualdade de gênero.

No desenvolvimento social podemos destacar que o empreendedorismo também é uma alavanca para o atingimento desse resultado com o objetivo de criar impacto positivo na sociedade.

As mulheres empreendedoras são mais conhecidas como inovadoras e criativas, o que pode levar a soluções revolucionárias para os desafios atuais, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Já o Brasil conta com cerca de 30 milhões de empreendedoras, ou seja, 48% dos cerca de 52 milhões de empreendedores brasileiros, segundo pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2020) realizada pelo Sebrae.

O Brasil ocupa o 7º do ranking dos países com maior número de mulheres empreendedoras em todo o mundo. Fortaleza é a 43º cidade mais empreendedora do país, segundo ranking ICE 2023 ( Índice Cidades
Empreendedoras).

Para se obter a igualdade de gênero a atuação feminina em atividade empreendedora destaca-se como prioridade. Em qualquer parte do mundo o favorecimento masculino é acentuado.

Ao longo de muitos anos, as questões culturais e históricas colocam as mulheres em certa desvantagem no mundo dos negócios. E para lidar com toda essa diversidade, elas precisam de criatividade e jogo de cintura. 

As mulheres parecem mais eficazes do que os homens em inspirar e motivar outras pessoas. Liderança e protagonismo são características importantes no empreender. 

Habilidades

Essas habilidades e competências são fundamentais na criação de negócios colaborativos ambientais e relacionamentos duradouros, tanto em suas equipes quanto nos mercados.

Outros pontos importantes é que elas deixam a sua marca no mundo. Querem novos desafios e oportunidades de autorealizações. Desejam provar sua coragem em negócios inovadores e competitivos.

Almejam mudanças nas posições de controle e equilíbrio entre suas responsabilidades, familiares e suas vidas profissionais.

As competências técnicas são importantes para o sucesso do empreendedor e as competências socioemocionais, como a autoconfiança, redes de relacionamento, negociação, persuasão, comunicação assertiva, falar em público e tantas outras impactam positivamente.

Mais notícias de Economia

Foto do Desirée Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?