Logo O POVO+
Quem é o outro candidato a senador na chapa com Ciro, Capitão Wagner e RC?
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Quem é o outro candidato a senador na chapa com Ciro, Capitão Wagner e RC?

Ciro afirmou que ele, e os dois aliados que foram candidatos a governador em 2022, devem compor a chapa majoritária. Fica em aberto a outra vaga
Comentar
Ciro Gomes (PSDB) e deputados da oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) (Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO Ciro Gomes (PSDB) e deputados da oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)

Ciro Gomes (PSDB) disse que a chapa da oposição neste ano deve ter ele mesmo, Capitão Wagner e Roberto Cláudio, ambos do União Brasil e que foram candidatos a governador em 2022, este último tendo sido prefeito de Fortaleza por oito anos. Nessa composição, sobra uma vaga de senador.

"Você deve ver uma chapa comigo, com o Capitão Wagner, com Roberto Cláudio, para compor as chapas majoritárias. Temos a outra vaga de senador, para compor com outros aliados", declarou Ciro na última semana em reunião da oposição.

Considerando que ele deve encabeçar o bloco se candidatando a governador, Capitão e RC são cogitados tanto para vice como para senador, quem seria o outro a se juntar? 

Um nome que começou a ser especulado e citado em rodas de conversas e corredores da oposição é do do deputado federal Danilo Forte (União). Inclusive, recebeu sinalizações positivas e de que não sofreria resistências.

Porém, Ciro Gomes já confidenciou tendência de apoiar o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, ainda sem partido. Em conversas reservadas, fez entender garantia de apoio e o tucano já o cumprimentou em evento como "meu senador". Se foi só simpatia ou elogio da parte de Ciro, Cândido entendeu como possibilidade de disputar uma das vagas

E o PL?

O PL já lançou o seu pré-candidato. Trata-se do deputado estadual Alcides Fernandes, pai do deputado federal e presidente do partido no Ceará, André Fernandes. Nos primeiro movimentos públicos de aliança com a oposição, Ciro afirmou ter a intenção de votar no bolsonarista. Era maio de 2025.

Tempos depois, nas redes sociais, em postagens patrocinadas para serem divulgadas, Alcides se apresentou como "o pré-candidato de Ciro". A vereadora de Fortaleza, Priscila Costa, também se lançou como possível senadora, com o aval de Michelle Bolsonaro (PL). O ex-presidenciável já a citou como uma "possível pré-candidata".

PL e Ciro oficialmente estão com aliança suspensa. Tanto integrantes próximos ao tucano como filiados e mandatários bolsonaristas acreditam em uma reaproximação pública formal, fazendo com que as chapas se alinhem em 2026.

Se isto avançar, o outro candidato a senador não mencionado por Ciro pode ser Alcides. Se cada um seguir o seu caminho, o PL e o pré-candidato a governador terão que escolher os seus candidatos para completarem as chapas distintas. Os nomes cotados de momento estão aí. Muita gente está interessada.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?