Eleições 2024: Ceará terá comissão de combate à violência política de gênero
Sara Oliveira é repórter especial de Cidades do jornal O Povo há 10 anos, com mais de 15 anos de experiência na editoria de Cotidiano/Cidades nos cargos de repórter e editora. Pós-graduada em assessoria de comunicação, estudante de Pedagogia e interessadíssima em temas relacionados a políticas públicas. Uma mulher de 40 anos que teve a experiência de viver em Londres por dois anos, se tornou mãe do Léo (8) e do Cadu (5), e segue apaixonada por praia e pelas descobertas da vida materna e feminina em meio à tanta desigualdade.
O Ceará deverá ter uma comissão interinstitucional para fomentar o combate e a disseminação de informação sobre a violência política de gênero. Objetivo é que ações da parceria, que incluem o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e a Secretaria das Mulheres do Ceará, sejam implementadas no pleito municipal deste ano. Projeto foi anunciado após reunião entre os órgãos nesta terça-feira, 9 de julho.
Conforme informações do TRE, foram debatidos desafios da presença feminina na política cearense, com destaque às fraudes de cotas de gênero e pouca representatividade nas gestões partidárias. Tanto a titular da SPS, Jade Romero, quanto o presidente do TRE-CE, Raimundo Nonato Silva Santos, afirmaram que os órgãos estão dispostos a firmar parcerias para o fomento da igualdade e representatividade.
De acordo com dados da reportagem do O POVO, de janeiro de 2024, assinada pela repórter Júlia Duarte, apenas 31 das 184 cidades cearenses têm uma mulher no comando da prefeitura, o que representa apenas 17%. No Legislativo, com dados de 2022, são doze mulheres deputadas estaduais ou vereadoras. Matéria trazia ainda outra informação: no debate digital, são as mulheres que mais mobilizam os temas relacionados à política.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.