Gamers recebem homenagem na Alece por contribuição aos e-sports
clique para exibir bio do colunista
Wanderson Trindade é coordenador da Central de Dados e repórter do O POVO+, com uma paixão declarada por contar as histórias de quem faz a indústria dos jogos eletrônicos acontecer. Especializado na cobertura do universo dos games no Ceará, no Brasil e no mundo, acompanha de perto tanto o cenário competitivo quanto o desenvolvimento de jogos. Autodescrição: Homem pardo de cabelos ondulados, Wanderson aparece na foto usando óculos e fones de ouvido, com um sorriso no rosto que traduz sua energia e entusiasmo pelo tema.
Gamers recebem homenagem na Alece por contribuição aos e-sports
Reconhecimento destaca a importância social, cultural e econômica dos jogos eletrônicos no Ceará e celebra os destaques da Liga Cearense de Games, competição realizada em novembro de 2024, em Fortaleza
Foto: Guilherme Alexandria / Kauã Alves / Belle Zaylakim / ProGamers
Com diferentes modalidades, Liga Cearense de Games foi realizada em novembro de 2024, em Fortaleza
Do som dos cliques à vibração das torcidas, a cena gamer cearense vai ganhar um novo tipo de reconhecimento. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) irá homenagear vinte nomes que se destacaram na Liga Cearense de Games, realizada em novembro de 2024 no Shopping RioMar Fortaleza.
Na solenidade, que acontece no fim da tarde de terça-feira, 27 de maio, serão celebrados jogadores que brilharam nas disputas de jogos como Valorant, League of Legends, Counter-Strike 2, Free Fire e outros, além de representantes da organização, patrocinadores e apoiadores.
Idealizada como uma plataforma acessível e estruturada, a Liga se consolidou como um marco para os esportes eletrônicos no estado, reunindo mais de 1.500 competidores e um público de mais de 10 mil pessoas em suas ações presenciais.
Foto: Guilherme Alexandria / Kauã Alves / Belle Zaylakim / ProGamers
Competição realizada em shopping da capital cearense reuniu mais de 1,5 mil competidores
Com enfoque social e cultural, o projeto se destacou ao democratizar o acesso ao universo competitivo dos games, oferecendo espaço para talentos de diferentes regiões e contextos sociais.
“Essa homenagem na Alce é uma conquista histórica para os e-sports no Ceará”, afirma Pedro Carvalho, responsável pela Liga Cearense de Games. “Representa o reconhecimento oficial da importância cultural e social que os jogos eletrônicos têm hoje, não só como entretenimento, mas também como esporte competitivo, gerador de oportunidades, empregos e inclusão social.”
Mais do que uma competição, a liga promoveu ainda ações de formação e desenvolvimento profissional, incentivando a disciplina, o trabalho em equipe e a representatividade no cenário gamer. O projeto também deu visibilidade a jogadoras e jogadores de todas as idades, gêneros e classes sociais, contribuindo para a construção de um ambiente mais diverso e acolhedor.
Segundo Pedro Carvalho, diante de tudo isso, o reconhecimento na Assembleia Legislativa pode abrir portas para novos investimentos e reforçar a importância de políticas públicas voltadas ao setor.
“É um marco decisivo que evidencia que os e-sports vieram para fortalecer nossa cultura, mudar vidas e gerar impacto positivo em nosso estado”, pontuou.
Aqui é o lugar para você saber o que está acontecendo no universo dos games, no Ceará, no Brasil e no mundo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.