Já na noite de ontem, as vacinas começaram a ser transportadas da Capital para o Interior. Sobral foi o primeiro município interiorano a começar a imunização. A agente comunitária de saúde Ana Maria do Nascimento, de 64 anos, foi a primeira sobralense a receber a vacina. A técnica de enfermagem Francisca Elenilda Rodrigues, de 53 anos, também foi vacinada no ato simbólico preparado pela Prefeitura.
O transporte das vacinas de Fortaleza aos demais municípios cearenses foi feito pelas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres para contemplar os 20 municípios sedes das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS). De lá, as vacinas serão distribuídas para o restante do Estado. A expectativa é que até o fim da próxima semana todas as vacinas deste primeiro lote sejam aplicadas.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as vacinas foram, primeiramente, enviadas aos aeroportos de Aracati, Jijoca de Jericoacoara e Juazeiro do Norte, "que contam com estrutura e logística necessárias". De lá, os carregamentos seguiram também em aeronave, para serem distribuídas a municípios do Litoral Leste, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Cariri.
Já na Grande Fortaleza, o transporte foi via terrestre, escoltado por policiais do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). Em Caucaia, a vacinação começa na quarta-feira, 20. Já em Maracanaú, a previsão era começar nesta terça-feira, 19, conforme seja distribuído pelo Governo do Estado. "As escoltas armadas feitas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) serão mantidas 24 horas por dia nos locais de armazenamento, escolhidos estrategicamente e mantidos sob sigilo, até o transporte para as unidades de saúde nos municípios cearenses, onde já está previsto o início da imunização", informa a SSPDS.
São ADS, os seguintes municípios: Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.
Além das vacinas, o Governo do Estado afirmou ter providenciado a compra de seringas, agulhas, álcool, algodão e refrigeradores que foram distribuídos nos municípios.