Logo O POVO+
Polarização insiste nas urnas e nas ruas sul-americanas
Mundo

Polarização insiste nas urnas e nas ruas sul-americanas

Eleições apertadas no Peru, protestos há dois meses na Colômbia e desgaste da imagem do presidente da Argentina fazem parte do conturbado contexto da região
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PROTESTOS na Colômbia contra o governo continuam após três meses e simbolizam nível de acirramento político na região (Foto: Juan BARRETO / AFP)
Foto: Juan BARRETO / AFP PROTESTOS na Colômbia contra o governo continuam após três meses e simbolizam nível de acirramento político na região

A recente disputa presidencial no Peru entre o candidato da esquerda Pedro Castillo e a populista de direita Keiko Fujimori foi apenas mais um dos episódios do acirrado contexto político na América do Sul que já se crescia antes mesmo da pandemia do coronavírus. Sem perspectiva de mudanças nesse cenário e com picos de tensão, diversos países da região registram protestos, desde de 2019, contra governantes e projetos políticos.

No Peru, Pedro Castillo, do partido de esquerda Peru Livre, foi declarado presidente semanas após a votação do segundo turno. A diferença entre ele e a candidata da extrema-direita Keiko Fujimori foi inferior a 45 mil votos, fator que levou autoridades eleitorais a demorarem a decretar o resultado, dando brecha para alegações de fraude - por parte de Keiko - e evidenciando a polarização no País que é reflexo de todo o continente.

Os chilenos vivem o momento institucional mais importante desde o fim da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990). Remando rumo a uma nova Constituição, o país instalou oficialmente, no dia 4 de julho, a Assembleia Constituinte que redigirá as novas leis nacionais. A primeira constituinte do mundo com paridade de gênero será presidida por uma indígena, da etnia mapuche, de 58 anos; a acadêmica Elisa Loncón.

A acadêmica mapuche Elisa Loncón foi eleita presidente da Assembleia com 96 dos 155 votos(Foto: Javier Torres/AFP)
Foto: Javier Torres/AFP A acadêmica mapuche Elisa Loncón foi eleita presidente da Assembleia com 96 dos 155 votos

A Constituinte foi uma resposta às manifestações registradas desde 2019, que começaram contra o aumento de tarifas de metrô e se transformaram em atos contra o presidente Sebastián Piñera, de centro-direita, e contra o sistema político e social. Piñera resistiu aos protestos, mas teve popularidade em queda e ainda hoje segue questionado como gestor e criticado pela intensa e violenta repressão policial registrada à época dos atos.

A repressão policial também foi responsável pelo desgaste da imagem do presidente colombiano Iván Duque, de centro-direita, que enfrentará novas eleições no ano que vem. Em 2021, Duque enfrenta os maiores protestos populares registrados no país desde o início de sua gestão, há três anos. O catalisador inicial dos atos foi uma proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso que afetava os mais pobres e a classe média colombiana.

A população segue indo às ruas desde abril. No último dia 28, uma estátua de Cristóvão Colombo foi derrubada na cidade de Barranquilla. Segundo ONGs locais e internacionais, pelo menos 74 pessoas já morreram durante os atos; o governo contabiliza 48 óbitos. Nem a reforma policial anunciada por Duque para tentar acalmar os ânimos foi suficiente para frear os atos que já duram dois meses.

Manifestantes enfrentam tropas de choque durante um protesto contra o governo do presidente colombiano Ivan Duque em Medellín, Colômbia, em 20 de julho de 2021, em meio às comemorações do Dia da Independência no país. (Foto de JOAQUIN SARMIENTO / AFP)(Foto: JOAQUIN SARMIENTO / AFP)
Foto: JOAQUIN SARMIENTO / AFP Manifestantes enfrentam tropas de choque durante um protesto contra o governo do presidente colombiano Ivan Duque em Medellín, Colômbia, em 20 de julho de 2021, em meio às comemorações do Dia da Independência no país. (Foto de JOAQUIN SARMIENTO / AFP)

Paula Vieira, cientista política vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem-UFC), aponta que a polarização é um “lugar comum” quando se fala em posicionamentos. “Na vida política, normalmente, temos duas forças políticas predominantes. Uma ideia de situação e oposição. Como a gente sempre leva para essa relação dicotômica, então a polarização torna-se algo comum ao falarmos de política”.

Apesar disso, a pesquisadora prega cautela na hora de atribuir responsabilidades a essa ideia. “Para além do que entendemos como pólos, existe toda uma massa que não tem essa marcação de estar de um lado ou de outro. São pessoas que acompanham mais aspectos conjunturais e se movimentam, ocasionalmente, rumo a um desses pólos”, explica.

Segundo Vieira, a população, de modo geral, vai se posicionar em relação a temas que seguem um "aspecto conjuntural" a partir da agenda de governo. "Quando uma discussão sobre um tema chega à população, esta vai se posicionar de maneira fluida. A pessoa pode não estar em nenhum dos pólos, mas concordar ou discordar do tema, ou seja, entender a agenda de governo de uma forma pontual”, conclui.

Os argentinos fizeram um caminho inverso ao de outros países, mas que acabou no mesmo destino: o desgaste da imagem do governante no poder. O presidente de esquerda Alberto Fernández, elogiado no início da pandemia pela rigidez com a qual lidou com a Covid-19, vive hoje o cenário oposto. O governo registrou o nível mais baixo de aprovação desde que assumiu, em 2019.

PRESIDIDA por Alberto Fernández, a Argentina registrou até o momento 735 mortes por Covid-19(Foto: Esteban Collazo / PRESIDENCIA ARGENTINA)
Foto: Esteban Collazo / PRESIDENCIA ARGENTINA PRESIDIDA por Alberto Fernández, a Argentina registrou até o momento 735 mortes por Covid-19

Em junho deste ano, apenas 26% disseram aprovar Fernandéz de acordo com pesquisa da Universidade de San Andrés. A oposição cresceu em cima e tenta colher frutos na eleição legislativa prevista para novembro próximo. A expectativa é de que candidatos apoiados pelo governo, hoje com a maior bancada na Câmara e maioria no Senado, percam espaço.

A Argentina é um exemplo do aspecto conjuntural citado por Vieira. Eleito em 2019, Fernández substituiu Mauricio Macri, muito criticado por sua política econômica e promessas não cumpridas.

À época, a conjuntura fez com que argentinos que não tinham ligação com a esquerda optassem por uma mudança. Mas atualmente, a desaprovação de Fernández sugere que a conjuntura pode estar começando a tomar o rumo oposto e favorecer a oposição.

 

A acadêmica mapuche Elisa Loncón foi eleita presidente da Assembleia com 96 dos 155 votos
A acadêmica mapuche Elisa Loncón foi eleita presidente da Assembleia com 96 dos 155 votos

Chilenos colhem frutos das manifestações iniciadas em 2019

O Chile, primeiro país da América do Sul a registrar protestos massivos contra o governo na onda de manifestações que tomou a região em 2019, vê resultados da intensa luta por igualdade de direitos e bem-estar social.

Ao instalar, no início do mês a Assembleia Constituinte que redigirá as novas leis nacionais, os representantes escolhidos decidiram que uma mulher indígena, da etnia mapuche, será a presidente do grupo de 155 pessoas que terá um ano para apresentar uma nova Carta Magna.

A nova presidente da Constituinte, Elisa Loncón, 58, é o novo rosto da representatividade chilena. Professora e linguista, ela representa a maior etnia indígena do país e foi eleita com 96 dos 155 votos possíveis.

Nascida em Traiguén, na região de La Araucanía, Loncón formou-se como professora de inglês pela Universidad de La Frontera e tem pós-graduação no Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda, e na Universidade de Regina, no Canadá. Segundo a imprensa local, ela tem ainda doutorados em Humanidades e Literatura pelas universidades de Leiden, também na Holanda, e Pontificia Universidad Católica do Chile, respectivamente.

Após ser escolhida, ela agradeceu pelo apoio de “diferentes coalizões que deram sua confiança e colocaram seus sonhos no apelo feito pelos mapuche de votar em uma pessoa mapuche, uma mulher, para mudar a história deste país”, afirmou.

Ao todo, 17 cadeiras foram reservadas aos povos indígenas na Constituinte. Os mapuche têm sete assentos, seguidos pelos aimarás com duas cadeiras e os povos atacameño, quechua, kawésqar, yagán, diaguita, rapa nui, colla e chango, com um assento cada.

A nova Constituição chilena substituirá a herdada do período da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Essa é, até o momento, a maior conquista entre todos os países que registraram protestos na onda de manifestações iniciada no próprio Chile em outubro de 2019.

O que você achou desse conteúdo?