Logo O POVO+
Cabeto diz que não abre mão de editais para consórcios de saúde
Politica

Cabeto diz que não abre mão de editais para consórcios de saúde

Secretário garante realização das seleções para os consórcios mesmo após TCE suspender editais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DOUTOR CABETO tem travado queda de braço com prefeitos sobre os consórcios de saúde (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA DOUTOR CABETO tem travado queda de braço com prefeitos sobre os consórcios de saúde

Titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, garantiu na manhã de ontem que vai realizar o edital para a seleção de gestores dos consórcios que administram policlínicas e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) no Interior. A afirmação foi feita um dia após a suspensão do edital pelo Tribunal de Contas do Estado Ceará (TCE-CE), durante sessão plenária.

"Há uma necessidade de elaborar essa seleção para entrar em conformidade com a lei dos consórcios. Segundo a lei, a seleção pública é obrigatória para os cargos", disse o secretário durante evento de inauguração de novo Centro Cirúrgico do IJF 2, em Fortaleza.

Segundo Cabeto, o processo será avaliado e respondido pela assessoria jurídica da Sesa assim que chegar à Procuradoria Geral do Estado (PGE). O TCE determinou um prazo de cinco dias para que o Governo preste esclarecimento sobre o caso.

"Eu quero tranquilizar aqueles que estão fazendo a seleção. Acredito que ao apresentar o número de documentações legais e os decretos que o Estado fez vai ficar muito fácil entender e dar prosseguimento a uma coisa que é tão legítima" ressaltou.

A argumentação da Corte de contas é de que a licitação prevê a criação de cargos e remunerações utilizando como base um decreto, sem levar em consideração a participação dos demais municípios consorciados. O TCE afirma que há necessidade de criar um Projeto de Lei que respalde as modificações propostas pelo Executivo.

A criação de um Projeto de Lei compondo as modificações era uma das principais reivindicações dos prefeitos cearenses que criticaram a proposta do Governo por meio de decreto. Alguns gestores travam uma queda de braço com Cabeto e ainda resistem aos novos critérios adotados pela Sesa para o preenchimento de cargos nos consórcios municipais de saúde.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, a intervenção do TCE nas decisões "fortalece a posição" dos prefeitos. "Ninguém estava seguro em fazer as modificações sem todos os trâmites legais e o TCE reconheceu isso. Por isso estávamos questionando, para colocar esses pontos que vão de encontro à relação dos consórcios", disse, negando também qualquer ação judicial da Aprece contra o texto do Executivo.

Listen to "IJF inaugura expansão e pode realizar 800 cirurgias por mês." on Spreaker.

Segundo Cabeto, a resistência dos prefeitos ainda ocorre, porém não impedirá a realização da seleção pública. "Existem alguns que sentem mais, aqueles que têm alguns hábitos ou pessoas empregadas há muito tempo e com ligações pessoais. Evidentemente é difícil você ter ligação com algumas pessoas e ter que fazer uma seleção, mas é para um bem maior, pois a seleção que vai sim ser cumprida", declarou.

Gestores municipais, integrantes dos consórcios e representantes do Governo têm realizado, às segundas-feiras, diálogos por meio de um grupo de trabalho para entrar em acordo sobre as modificações propostas pela Sesa. A expectativa é que as mudanças, após passarem por consenso em assembleia, sejam transformadas em Projeto de Lei para depois começarem a tramitar no Legislativo.

No momento, dentre os itens em negociação está a possibilidade de avaliação de aproveitamento dos profissionais no cargo desde o governo Cid Gomes e a indicação dos secretários-executivos, assim como do assessor jurídico e do assessor financeiro, sendo de responsabilidade da assembleia geral do consórcio. Desde o início do processo, gestores exigem liberdade na indicação de cargos. (colaborou Vítor Magalhães)

O que você achou desse conteúdo?