Logo O POVO+
"PT precisa se reinventar e abrir diálogo com outros segmentos" diz Camilo
Politica

"PT precisa se reinventar e abrir diálogo com outros segmentos" diz Camilo

Durante live da IstoÉ, governador defendeu acordo com PDT e união entre partidos do campo progressista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Governador Camilo Santana (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Governador Camilo Santana

O governador Camilo Santana (PT) defendeu ontem, durante live nas redes sociais promovida pela revista IstoÉ, que haja diálogo entre seu partido e o PDT. O chefe do Executivo estadual ressaltou que a união em âmbito nacional se faz necessária diante da polarização da política no Brasil e das crises do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Na transmissão, Camilo disse ser favorável a um acordo entre as legendas como medida de reforço da democracia. "Tem que convocar e dialogar com todos os setores, centro-esquerda e progressistas, que construam um projeto que possa garantir o respeito à democracia" afirmou.

Perguntado sobre possíveis mudanças no PT, Camilo reforçou a necessidade de mais diálogo do partido para que possa "ampliar sua política no Brasil". "O PT precisa se reinventar, reciclar, e abrir diálogo com outros segmentos. É preciso espaço para que o partido possa dar outros passos" afirmou.

Ele também disse que a legenda precisa "reconhecer e fazer suas autocríticas" e considerou a prática "parte da vida pública" e natural para todo partido. "Não só o PT, mas muitos partidos erraram nesse país, PT, PSDB. Quem chega ao poder está passível de cometer erros e para mim não é problema algum fazer autocrítica", disse.

Sobre as desavenças entre Ciro Gomes e o ex-presidente Lula e o desafio de unir PT e PDT no Ceará, o governador afirmou que "ambos precisam dialogar". "Precisamos deixar as mágoas de lado e pensar no futuro do país. O Ciro é um cara com inteligência fora do comum e o ex-presidente Lula foi um dos maiores presidentes que o Brasil já teve. A gente precisa quebrar isso, não só eles dois, mas com todos os segmentos", avaliou.

Em Fortaleza, a aliança entre os partidos ainda é uma incógnita, principalmente, depois da confirmação, no último domingo, 5, da pré-candidatura da deputada federal Luizianne Lins (PT) para a Prefeitura da Capital. Isso porque a ex-prefeita, que ainda diz buscar diálogo com Camilo, rechaça um acordo no qual o PDT fique com a cabeça de chapa. Ela até admitiu a possibilidade de abrir mão da disputa, mas impondo a condição de que seja uma candidatura de oposição à gestão Roberto Cláudio (PDT).

Camilo também comentou sobre a criação do Conselho dos Governadores do Ceará, cujo projeto começou a tramitar na última quinta-feira, 9, na Assembleia Legislativa. "Às vezes o governador passa e ninguém reconhece, então acima de qualquer questão ideológica estamos criando uma decisão pioneira no Brasil. Vai funcionar sem remuneração e com reuniões duas vezes ao ano" disse.

 

O que você achou desse conteúdo?