Para Fortaleza, a tendência mostrada pelo Agregador de Pesquisas O POVO é de uma das disputas mais acirradas do Nordeste, entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), algo que já vem sendo revelado nas pesquisas das últimas semanas. Os dois devem chegar a um segundo turno para uma disputa bem equilibrada.
No gráfico abaixo, acompanhe como a cidade chega a este dia da votação. Basta selecionar o município que você quer a informação.
Além de Fortaleza, o Agregador aponta para cenário acirrado ou indefinido em Aracaju (PL x PDT x União), Natal (União x PSD x PT) e Teresina (PT x União).
Por outro lado, Recife (PSB), Salvador (União), Maceió (PL). São Luís (PSD) e João Pessoa (PP) tendem a encerrar a disputa neste 1º Turno.
Outro dado apontado pelo Agregador de Pesquisas O POVO é que partidos de direita, como PL, União e PP lideram em seis das nove capitais nordestinas.
Com vantagem para partidos de direita, o 2º turno nas principais cidades Brasileiras deve reproduzir polarização nacional.
Cenário está muito disputado ou indefinido em São Paulo (Psol x PRTB x MDB), Belo Horizonte (PL x PSD x Republicanos), Porto Alegre (MDB x PT x PDT) e Belém (MDB x PL). A eleição deve acabar em 1º turno apenas no Rio de Janeiro (PSD).
Confira os resultados de cada pesquisa divulgada nas principais cidades do país. Use o seletor interativo para escolher uma pesquisa específica ou clique para o lado para explorar os dados de outras cidades. No recurso, você encontra informações detalhadas de Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Belém.
É possível acompanhar os resultados de cada candidato, em cada pesquisa, desde o início oficial de campanha em maio de 2024 até este sábado 5 de outubro.
Cada ponto no gráfico é o resultado de um candidato em uma pesquisa. Toque nos pontos para saber mais ou utilize a legenda para remover ou inserir candidatos.
O Agregador de Pesquisas O POVO leva em consideração todas as consultas eleitorais realizadas desde 31 de maio de 2024. A ferramenta monitora e analisa as tendências registradas nas principais cidades brasileiras. Em Fortaleza, 27 pesquisas já foram realizadas até 25 de setembro.
Ao reunir todas elas, o Agregador de Pesquisas O POVO busca proporcionar uma visão contínua das tendências eleitorais. Para isso, é aplicada uma média móvel ponderada que permite que as variações diárias e de diferentes institutos sejam niveladas, oferecendo uma tendência mais fiel ao longo do tempo.
A média móvel ponderada é influenciada diretamente pelos pesos dos institutos e a quantidade de pesquisas realizadas em cada dia, assegurando que as flutuações momentâneas não distorçam a percepção geral das intenções de voto.
Inicialmente a média móvel é calculada com uma distância de dez dias, para suavizar as variações diárias nas intenções de voto e o volume de pesquisas publicadas. À medida em que a eleição se aproxima, o distância da média móvel é reduzida para cinco dias. Essa mudança é feita para refletir mais rapidamente as alterações nas intenções de voto que tendem a ocorrer nesse período final.
Para evitar incorrer em distorções ou vieses, a equipe especializada em cobertura política e eleitoral do O POVO classificou os institutos realizadores de pesquisas, atribuindo pesos diferentes para cada um, considerando seu grau de credibilidade e acerto em eleições anteriores.
>> Clique aqui para acessar o Agregador de Pesquisas O POVO
O Agregador de Pesquisas O POVO reúne dados de diversos institutos em 16 cidades brasileiras, incluindo as principais capitais. A proposta é oferecer uma visão ampla das intenções de voto para as Eleições 2024, bem leitura de média móvel ponderada de determinados intervalos de pesquisas. A ferramenta permite o acompanhamento das tendências dos candidatos através de gráficos interativos, destacando variações de desempenho e facilitando a compreensão do cenário político