Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.
Quatorze soins (Callithrix jacchus) que apareceram mortos no Parque Estadual do Cocó, na área das trilhas da Sebastião de Abreu, podem ter sido contaminados por herpes. A transmissão da doença pode ter se dado via contato humano. Visitantes da Unidade de Conservação, principalmente durante os finais de semana, insistem em alimentá-los, colocando-os em risco. A informação está em duas autópsias dos animais e faz parte de uma pesquisa, em andamento, iniciada pelo Instituto Pró-Silvestre, Laboratório Pathovet, Sema, Sesa, Clínica Bicho do Mato e UVZ Fortaleza. Os corpos dos 14 pequenos macacos foram recolhidos, em dois meses, por educadores ambientais do Parque em Fortaleza. Dois laudos apontam a herpes como causa. Tudo indica que os outros 12 óbitos estariam relacionados a mesma patologia. Independente da motivação dos padecimentos, já é preocupante tantas mortes em um intervalo pequeno de tempo. Bom lembrar, há placas no bioma informando que é proibido alimentar bichos na floresta antropizada. Assim, nascem os surtos e as pandemias.
Karine Montenegro, advogada e diretora do Instituto Pró-Silvestre (IPS), afirma que apesar da herpesvirose em humanos poder apresentar sinais clínicos brandos, ou até mesmo assintomáticos, em soins pode ser fatal. Como ocorreu em pelo menos dois saguis no Cocó.
Com a morte dos 14 soins, o Instituto Pró-Silvetre, a gerência do Parque do Cocó e outras entidades iniciarão uma campanha de educação ambiental. "Seu alimento está matando os soins" é a frase que puxará as conversas nas trilhas.
Infelizmente, além dos soins, as pessoas também alimentam gatos nas trilhas e na área da gerência do Parque. O que fez com que raposas passassem a comer, também, a ração dos animais domésticos abandonados na Unidade de Conservação.
E a Femme Bateau, escultura de Sérvulo Esmeraldo, voltará para a Ponte Metálica depois da reforma que está acontecendo no local? A "Mulher Barco" está fora de seu habitat desde 2018.
Exemplo em Trairi
O promotor de Justiça Chagas Vasconcelos Neto, de Tariri, deu exemplo de como o Ministério Público deve atuar nas prefeituras do interior cearense em relação a emissão de licenças ambientais. Chagas recomendou à prefeitura que parasse de emitir as autorizações.
O promotor constatou que na secretaria do Meio Ambiente de Tariri não há equipe técnica multidisciplinar para elaborar um Estudo de Impacto Ambiental (Eia/Rima). O artigo 6º da Resolução 07/2019 do Coema determina a existência de profissionais qualificados.
Balcão
Para não virar um balcão de negócios entre empreendedores e a Prefeitura de Trairi, o Município deverá enviar à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) os processos de licenciamentos ambientais. Até que a secretaria do Meio Ambiente de Tariri vire uma Semace.
Receita Federal quase parada em Fortaleza. Misturou a greve dos auditores fiscais, mais licenças de saúde por causa da Covid-19/gripes e algumas pessoas nomeadas para cargos em Brasília.
Parado na Câmara
Vereadora Larissa Gaspar (PT) cobra tramitação do projeto de criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal. Desde 2018 a proposta espera inclusão na pauta. Atualmente existem 48 Procuradorias da Mulher no Estado.
Mercado da saúde
Até o final do ano, a Unimed Ceará vai construir clínicas de Atenção Integral à Saúde (AIS) em Crateús, Quixadá, Itapipoca e Iguatu. O modelo de AIS já funciona em Limoeiro do Norte.
Sobe
Controladoria de Disciplina do Ceará (CGD) que agiu rápido para identificar os policiais militares que estupraram uma garota, depois de uma carona na viatura. Os exames na Pefoce confirmaram o estupro coletivo.
Desce
Policiais Militares que se desvirtuam da função de proteger a população e promover a paz pública. É minoria na Corporação, mas acaba arranhando o trabalho correto e dedicado da maioria.
Horizontais
Tem grande reportagem de Cláudio Ribeiro e equipe no O POVO Mais (OP ) sobre "O mapa da fé em Fortaleza: um caminho incerto, obscuro e excludente". Em vários capítulos. // A capivara que vive no Parque do Cocó, no rio na Sebastião de Abreu, anda agora com um filhote. Como não há predadores naturais suficientes, elas se multiplicam facilmente. Vale uma pesquisa das universidades do Ceará. // A Missa de 7º Dia do jornalista Narcélio Limaverde acontecerá no próximo dia 3/2, às 19 horas. Será na igreja das Irmãs Missionárias, na Rui Barbosa, 1246 A, na Aldeota. Terá transmissão pela TV Boa Nova //
Só lembrando: E aí, Moro e o MBL são farinha do mesmo saco bolsonarista?
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.