Logo O POVO+
O que desafia Elmano de Freitas?
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

O que desafia Elmano de Freitas?

A insegurança e o combate às facções agravam o cenário de desafio ao atual titular do Abolição, que precisa atender a um extenso arco de alianças, enfrentar o tarifaço dos EUA e ainda garantir a sustentação do longo ciclo do seu grupo político no poder
Comentar
GOVERNADOR Elmano de Freitas (PT) (Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO GOVERNADOR Elmano de Freitas (PT)

Muitos são os desafios de se governar um Estado. As dificuldades aumentam quando se insere uma insegurança e combate às facções criminosas, tarifas dos Estados Unidos da América, e claro, uma ampla aliança política que testa toda a capacidade de articulação. Além disso, dar continuidade a um grupo político no poder desde 2007. Isso tudo é problema para o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), resolver.

Enquanto tenta administrar situações complexas referente ao seu posto de líder do executivo cearense, o petista também enfrenta impasses para a eleição de 2026 que se avizinha.

O discurso da segurança

O Ceará, assim como todo o Brasil, vive perdido sobre sobre o que fazer no combate aos grupos criminosos. Elmano não tem a fórmula para resolver isso, nem ele nem ninguém. É notório uma mudança de discurso sobre o tema por parte de um petista histórico como ele.

É notório uma mudança no seu discurso sobre o tema. Ele tem falado mais duro no combate ao crime, e há elogios a uma operação que resultou na morte de faccionados por policiais militares.

De certo modo, são posicionamentos diferentes de quando era deputado, vide a liberação de agrotóxicos por drones e a disponibilização de bíblias nas escolas. Essas pautas poderiam muito bem ser de um candidato mais à direita.


Não digo que estas posições sejam apenas questão eleitoral, mas trazem uma mudança que chama atenção. O governador foi ligado a movimentos sindicais e, pode-se dizer, que é um mais "petista raiz" do que o seu antecessor Camilo Santana (PT).

De olho em 2026

No meio de um turbilhão de problemas, ainda cabe a Elmano se preocupar com as eleições. E é plausível se quiser dar continuidade ao seu mandato e projetos. Ele tem dois pontos de dar dor de cabeça.

O governador fez chegar a um interlocutor o sentimento de preocupação quanto a contemplar tantos partidos e lideranças na chapa majoritária. Não vai caber todo mundo.

E ainda poderá enfrentar uma frente ampla de oposição. Algo que desde 2007, quando o grupo que Elmano faz parte governa o Ceará, nunca enfrentou. União de Ciro Gomes (PSDB), André Fernandes (PL) e outros pode fazer uma disputa equilibrada.

Pinga-fogo_

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) fará audiência pública sobre o Plano Diretor na segunda-feira, 3 /// Danilo Forte (União) se articula para que a Câmara dos Deputados vote seu projeto que equipara facções e milícias a grupos terroristas ainda em novembro.

 

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?