Ceará pode ganhar arena gamer pública com acesso gratuito
clique para exibir bio do colunista
Wanderson Trindade é coordenador da Central de Dados e repórter do O POVO+, com uma paixão declarada por contar as histórias de quem faz a indústria dos jogos eletrônicos acontecer. Especializado na cobertura do universo dos games no Ceará, no Brasil e no mundo, acompanha de perto tanto o cenário competitivo quanto o desenvolvimento de jogos. Autodescrição: Homem pardo de cabelos ondulados, Wanderson aparece na foto usando óculos e fones de ouvido, com um sorriso no rosto que traduz sua energia e entusiasmo pelo tema.
Ceará pode ganhar arena gamer pública com acesso gratuito
Projeto de indicação apresentado na Assembleia Legislativa propõe centro multifuncional voltado para e-sports, inovação e economia criativa. Estrutura inclui estúdios de streaming, laboratórios de jogos, salas de aula e palco para campeonatos. Proposta busca democratizar o acesso à tecnologia e profissionalizar jovens no universo dos games
Foto: Samuel Setubal / O POVO
Projeto de indicação apresentado na Assembleia Legislativa propõe centro multifuncional voltado para e-sports, inovação e economia criativa
Um passo ousado em direção ao futuro digital pode estar prestes a ser dado em território cearense. Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) um projeto de indicação que propõe a criação da “Arena Gamer Pública do Ceará”, um centro de inovação com acesso gratuito, voltado à prática dos esportes eletrônicos, desenvolvimento de jogos e formação profissional em tecnologia e conteúdo digital.
De autoria do deputado estadual Bruno Pedrosa (PT), a proposta vista transformar o universo dos games em política pública com fins sociais, educacionais e econômicos. O novo equipamento seria equipado com infraestrutura de ponta, incluindo computadores de alto desempenho, consoles, internet de alta velocidade, palco para eventos, estúdios de transmissão, áreas de convivência, camarins, laboratórios, salas de aula e espaços acessíveis para pessoas com deficiência.
A ideia central é democratizar o acesso à tecnologia, incentivar a profissionalização em áreas como e-sports, produção de conteúdo, desenvolvimento de software e streaming (transmissão de jogos), além de impulsionar a economia criativa cearense, integrando o estado ao circuito nacional e internacional dos esportes eletrônicos. O espaço também seria um ponto de encontro entre estudantes, profissionais e entusiastas do setor.
O projeto prevê ainda a realização de cursos, workshops e competições estaduais, e a criação de uma plataforma digital para divulgação de oportunidades, eventos e interação entre participantes.
A gestão da Arena ficaria sob responsabilidade da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com apoio da Secretaria da Cultura (Secult), e poderá contar com parcerias público-privadas para fornecimento de equipamentos, patrocínios e projetos conjuntos com empresas do setor.
Outro destaque é a previsão da criação de um Conselho Gestor, composto por representantes do governo, da comunidade gamer, universidades e empresas de tecnologia, garantindo que a governança do espaço seja plural e conectada às necessidades reais do setor.
Segundo Bruno Pedrosa, criar um espaço público dedicado à área, portanto, pode futuramente proporcionar inclusão digital tanto a jovens quanto a adultos, oferecendo novas habilidades e possibilidades de profissionalização no setor.
“Acreditamos que esta iniciativa contribuirá significativamente para o desenvolvimento do Ceará, alinhando-se às tendências globais e oferecendo à população um espaço inovador para o aprendizado, a prática de esportes eletrônicos e o desenvolvimento tecnológico”, escreveu o deputado no projeto.
O projeto segue agora para análise do Governo do Estado. Caso o Executivo decida acatar a proposta, deverá encaminhá-la formalmente à Assembleia Legislativa como mensagem para apreciação dos parlamentares.
Aqui é o lugar para você saber o que está acontecendo no universo dos games, no Ceará, no Brasil e no mundo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.