Logo O POVO+
CBN Cariri realiza debates entre candidatos do Crajubar
Politica

CBN Cariri realiza debates entre candidatos do Crajubar

Grupo de Comunicação O POVO inicia nesta quinta-feira a sequência de debates entre prefeituráveis em Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A partir desta quinta-feira, 29, a Rádio CBN Cariri, do Grupo de Comunicação O POVO, dá início a uma sequência de debates entre os prefeituráveis de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Obedecendo a rígidos protocolos de segurança sanitária, os três eventos colocam os postulantes ao Executivo Municipal das cidades da Região Metropolitana do Cariri frente a frente para contrapor ideias e apresentar propostas aos respectivos eleitores.

O primeiro evento recebe os dois candidatos de Barbalha amanhã, das 18h às 19 horas. O segundo, na sexta-feira, 30, no mesmo horário, será destinado aos quatro candidatos de Crato. No sábado, 31, será a vez de Juazeiro do Norte, cidade que abriga o terceiro maior colégio eleitoral do Ceará. Os debates serão realizados nas Câmaras Municipais de cada um dos municípios e transmitidos ao vivo pela CBN Cariri (FM 93,5) e Redes Sociais do O POVO Online, sempre a partir das 18 horas. A mediação será realizada pelo jornalista Farias Junior.

Obedecendo a regras de distanciamento social, cada candidato poderá chegar ao local de debate acompanhado apenas de um assessor, que será acomodado à distância. Os debatedores deverão usar máscaras até o início do evento e serão submetidos a testes de temperatura antes de ingressar no local. Caso seja registrada temperatura corporal superior a 37,8°C, o candidato não poderá participar.

Ainda de acordo com os protocolos, os candidatos ocuparão mesas individuais, separadas por uma distância mínima de dois metros. Um computador com câmera será posicionado na frente de cada um deles transmitindo imagens para o Youtube e o Facebook do O POVO Online.

Cada debate terá cinco blocos de programação divididos no período de 1 hora. Ao dar início ao programa, serão sorteados os números, de acordo com a quantidade de debatedores, para organizar a sequência de perguntas. No caso de Barbalha, com dois postulantes, serão sorteados número de 1 a 2. O candidato número 1 será abordado pelo candidato número 2, dando início a ordem de pergunta, resposta, réplica e tréplica. A sequência segue até que todos os candidatos tenham sido sabatinados por todos os adversários. Ao final de cada debate, os prefeituráveis terão de 30 segundos a 1 minuto para apresentar considerações finais. A mesma regra guiará os certames de Crato e Juazeiro do Norte, onde há quatro e cinco postulantes, respectivamente.

Os candidatos deverão chegar ao local de debate com 20 minutos de antecedência para testar o equipamento técnico e passar pelos protocolos de segurança sanitária. Será vedada a participação do postulante que chegar ao local após o início da transmissão do evento e, em caso de falta de um dos debatedores, a programação será reduzida em um bloco.

Em Barbalha, disputam o executivo municipal Argemiro Sampaio, do PSDB, que busca a reeleição, e Guilherme Sampaio, candidato pelo PDT. Já em Crato, o petista e atual prefeito Zé Ailton tenta ser reconduzido ao executivo e enfrenta Arthur de Zé Adega (PSL), Doutor Aloisio (Pros) e a Professora Zuleide Queiroz, do Psol. Em Juazeiro, Arnon Bezerra (PTB) busca uma inédita reeleição na cidade que tem tradição em não dar continuidade a gestões municipais. Para isso, busca derrotar nas urnas os adversários Glêdson Bezerra, do Podemos, Ana Paula Cruz (PSB), Demontieux Cinquentinha (PSol) e Nelinho (PSDB).

Com 31 anos de experiência, o mediador Farias Júnior comemora a realização dos eventos, ressaltando que a experiência adquirida pelo Grupo em realização de debates eleitorais em Fortaleza agora será aplicada numa das regiões de maior importância econômica e cultural do Estado."A realização desses debates é a confirmação do jornalismo da CBN Cariri, sempre comprometido em debater e divulgar, de forma séria, respeitosa e transparente, assuntos que impactam na vida das pessoas", elogia.

 

Modelos dos Debates

BARBALHA - 29 de outubro, das 18h às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Barbalha

2 candidatos. 5 blocos.

No primeiro bloco, será realizado sorteio com números para os candidatos. O candidato 1 será questionado pelo número 2.

O candidato 1 tem 1min30s de resposta; o candidato 2 tem um minuto de réplica; o candidato 1 tem um minuto de tréplica.

No segundo bloco, candidato 1 faz perguntas ao candidato 2, repetindo o mesmo padrão anterior.

No terceiro e no quarto blocos, os dois candidatos repetem o modelo dos blocos iniciais.

No quinto e último bloco, cada candidato terá um minuto para suas considerações finais.


CRATO - 30 de outubro, das 18h e 19 horas, na Câmara de Vereadores do Crato

4 candidatos, 5 blocos.

No primeiro bloco, será realizado sorteio com números para os candidatos (1 a 4). O candidato 1 será sabatinado pelos outros três candidatos.

O candidato 1min30s de resposta; o candidato que fizer a pergunta tem um minuto de réplica; o candidato 1 tem um minuto de tréplica.

No segundo, terceiro e quarto blocos, os candidatos 2, 3 e 4 serão respectivamente sabatinados pelos adversários, repetindo o mesmo padrão.

No bloco final, cada candidato terá trinta segundos para suas considerações finais.


JUAZEIRO DO NORTE - 31 de outubro, entre 18h e 19 horas, na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte

5 candidatos, 5 blocos.

No primeiro bloco, será realizado sorteio com números para os candidatos (1 a 5). O candidato 1 será sabatinado pelos outros quatro candidatos.

O primeiro a fazer a pergunta é o candidato de número 2, com 30 segundo para elaborar questionamento. O candidato número 1 terá 1min30s para resposta. O candidato 2 terá direito à réplica de um minuto e o candidato 1 terá tréplica também de um minuto. E, assim, sucessivamente até que, no fim do bloco, o candidato 1 tenha sido interpelado pelos outros 4 candidatos.

No segundo bloco, o candidato sorteado com o número 2 será sabatinado pelos outros. A ordem segue até o último bloco, quando todos os candidatos terão sido sabatinados.

No bloco final, cada candidato terá trinta segundos para suas considerações finais.

 

O que você achou desse conteúdo?