Logo O POVO+
2º turno em Fortaleza: Eleitores de Luizianne "migrariam" para Sarto; recíproca não é verdadeira
Reportagem

2º turno em Fortaleza: Eleitores de Luizianne "migrariam" para Sarto; recíproca não é verdadeira

| Simulação | Enquanto eleitores do PT votariam em Sarto em 2º turno sem Luizianne, eleitores do PDT se dividem entre ela e Wagner
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capa - Eleições 2020 (Foto: OP )
Foto: OP Capa - Eleições 2020

A maioria dos eleitores de Luizianne Lins (PT) no 1º turno não possui problemas em votar em José Sarto (PDT) em um eventual segundo turno contra Capitão Wagner (Pros). A recíproca, no entanto, não é verdadeira. Questionados sobre como se posicionariam em um possível segundo turno entre Wagner e Luizianne, eleitores de Sarto racham entre os dois adversários.

O dado é da nova pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada na última quarta-feira, 28, que avaliou dois cenários de 2º turno em Fortaleza. O primeiro, entre Wagner e Luizianne, aponta 49% de intenções de voto para o candidato do Pros e 37% para a petista, além de 13% de brancos e nulos. O outro cenário aponta empate técnico entre Wagner, com 44%, e Sarto, com 43%, além de 12% de brancos e nulos.

>> ÉRICO FIRMO: Eleitor de Sarto resiste mais a Luizianne que o dela a ele

O cruzamento dos dados sobre como os entrevistados declararam voto no 1º e no 2º turno mostra como se comporta a transferência de votos dos candidatos que, no levantamento, não passariam para a segunda etapa da disputa.

No caso de um 2º turno entre Wagner e Luizianne, 40% dos entrevistados que declararam voto a Sarto no 1º turno disseram que votariam no candidato do Pros, com 38% afirmando que votariam na petista. Outros 21% de eleitores do PDT afirmam que, no caso deste cenário, anulariam o voto.

Eleitores de Heitor Férrer ficam mais favoráveis a Wagner neste cenário, com 47% apoiando o militar no 2º turno e 30% apoiando Luizianne. Eleitores de Renato Roseno (Psol), no entanto, são mais críticos ao deputado do Pros: 70% votariam em Luizianne e apenas 6% em Wagner.

No cenário de um 2º turno entre Wagner e Sarto, 56% dos eleitores de Luizianne declaram voto no pedetista, com apenas 23% apoiando o candidato do Pros. Outros 20% de eleitores da ex-prefeita afirmam que anulariam o voto neste cenário. O eleitorado da petista, portanto, é muito mais simpático a Sarto do que o contrário.

Mais uma vez, eleitorado de Heitor Férrer tende a ficar com Wagner, com 43% declarando voto ao militar e 36% ao pedetista. Eleitores de Renato Roseno também pouco mudam a posição entre os dois cenários: 68% dizem que votariam em Sarto e apenas 3% em Wagner. Ou seja, eleitorado do Psol tem aderência quase zero à candidatura do Pros.

O comportamento de eleitores de Luizianne e Sarto também se reflete na taxa de rejeição, quando eles afirmam que não votariam "de jeito nenhum" na disputa. Ao todo, 51% dos eleitores de Sarto dizem que não votariam em Luizianne, número próximo dos 54% que dizem rejeitar Capitão Wagner na disputa.

Já eleitores de Luizianne possuem rejeição ainda maior contra Wagner, com 68% dizendo que não votariam de jeito nenhum no militar. A resistência do eleitorado petista contra Sarto, no entanto, é bem menos significativa, com apenas 27% descartando voto no pedetista.

O Datafolha ouviu 868 eleitores nos dias 26 e 27 de outubro. A margem de erro máxima da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%, o que significa que a possibilidade de o resultado da pesquisa estar dentro da margem de erro é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-07074/2020.

Projeção de migracão de votos
Foto: luciana pimenta
Projeção de migracão de votos

 

O que você achou desse conteúdo?