O curso "O Que É Política?", promovido pela hoje intitulada Universidade Aberta do Nordeste (Uane) em 8 de maio de 1983, modificou as rotas do saber. O projeto, inicialmente realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Superintendência de Recursos Humanos do Governo do Estado do Ceará, foi divulgado na revista de cultura "Domingo do POVO" e se tornou o primeiro modelo de experiência similar ao modelo da Open University de Londres no Brasil. Após firmar longo caminho na educação, a instituição chega aos 40 anos de atuação em 2023 com mais de 1,6 milhão de cursistas.
Desde o início, a proposta continua a mesma: ofertar uma vivência de educação aberta, de democratização do conhecimento à distância por meio de diferentes recursos — independentemente de demarcações geográficas, sociais, políticas e econômicas. Inicialmente coordenada pelo professor Francisco Auto Filho, a iniciativa organizava materiais enviados pela UnB e publicava nos fascículos dos encartes do jornal. Logo no primeiro ano, o projeto alcançou apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, após três cursos, começou a desenvolver conteúdo próprio em parceria com universidades do Estado, a exemplo da formação "O Que É Filosofia".
Com a criação da Fundação Demócrito Rocha (FDR) em 1985, a então Universidade Aberta passou a ter maior aporte para captação de recursos e execução de projetos. "Entre 1983 e 1988 nós tivemos a primeira época heróica da Uane, quando se consolidou o processo", considera o coordenador de projetos da FDR, Raymundo Netto. Já neste período, a organização estabeleceu o compromisso de agregar exemplares por meio da expansão dos tópicos em meios de comunicação como jornal impresso, rádio e TV.
Em 1988, a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu) reconheceu a Universidade como "uma experiência pioneira" no País e, no ano seguinte, a FDR foi a única instituição privada não universitária nacional a ser convidada para integrar a Rede Brasileira de Educação Superior Aberta e a Distância (Read), recém-criada em Brasília.
Estas décadas de operação trouxeram à Uane o reforço do investimento em vasto acervo teórico e tecnológico. As aulas podem ser atribuídas a fascículos impressos; programas de televisão e de rádio; videoaulas e audioaulas; podcasts; revistas e documentários, para citar alguns modelos.
A instituição também promove eventos culturais, webconferências e outros serviços educacionais. "O principal objetivo sempre foi democratizar o acesso à educação. Os cursos que a gente faz, com raras exceções, atingem todo o território nacional e, no Ceará, alcançam todos os municípios. A gente tem todo tipo de aluno", reforça o coordenador.
Atualmente, a instituição oferece cursos de extensão, técnicos e livres, com inscrições disponíveis para "Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas", "Mitologia Criativa", "Curso Técnico em Secretaria Escolar", "Curso Técnico em Segurança do Trabalho", "Gestão Multidisciplinar do Esporte" e "Inclusão Social Através do Esporte", para citar alguns.
Na concepção do gerente educacional da Uane, Deglaucy Teixeira, a gama e diversidade das opções — que podem funcionar presencialmente, on-line e à distância — são reflexo do constante desejo de inovação. "A Uane é precursora em usar as tecnologias disponíveis para o acesso à educação. Nossa base sempre foi uma educação aberta, fora do sistema normal de ensino. Hoje temos outras tecnologias que estamos aproveitando, como os e-books, para ter cada vez mais possibilidades", frisa.
O êxito nos cursos, comprovado pelo retorno dos alunos e por troféus como o HQMix e Neide Castanha, mostra como o ensino EaD pavimenta um caminho de experiências mais versáteis. "A gente busca tirar as amarras, os pré-requisitos. O pré-requisito é só querer aprender, porque o acesso terá", opina a coordenadora pedagógica da Uane, Jôsy Teixeira.
O calendário de eventos de comemoração dos 40 anos da Universidade Aberta do Nordeste segue pelos próximos meses, com previsão de efemérides como seminários destinados à educação. O lançamento de cursos também estão na agenda, como o "Esporte Delas", previsto para agosto e voltado para o empoderamento feminino na área, com o objetivo de alcançar mulheres para que elas possam atuar profissionalmente no meio. Assim como os demais projetos da organização, a carga horária varia de acordo com o tema.
"Nós seguimos atuais para trazer o conhecimento que a população precisa. Desejamos, para os próximos 40 anos, aumentar e melhorar a oferta. Na história, é possível ver que a gente sempre esteve à frente do nosso tempo, favorecendo uma educação mais flexível e aberta", pontua a coordenadora.
40 anos de UANE
90 cursos de extensão
46 cursos livres e 35 cursos técnicos
31 polos de apoios presencias nos municípios
Mais de 1.690.662 alunos cursistas em todo o Brasil
Acompanhe
Cursos e mais infos: fdr.org.br/uane
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
<div><iframe src="https://open.spotify.com/embed-podcast/show/6sQZbAArx6gWIK8Gume6nr" width="100%" height="232" frameborder="0" allowtransparency="true" allow="encrypted-media"></iframe></div>