Editora-adjunta do O POVO+ especializada em ciência, meio ambiente e clima. Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é premiada a nível regional e nacional com reportagens sobre ciência e meio ambiente. Também já foi finalista três anos consecutivos no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar na região Nordeste. É diretora administrativa financeira da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) 2025-2027
CMFor torna o gato-do-mato Patrimônio Natural de Fortaleza
O gato-do-mato (Leopardus tigrinus) está ameaçado de extinção e foi registrado na Sabiaguaba; projeto de lei aguarda sanção do prefeito Evandro Leitão (PT)
Foto: Groumfy69 via Wikimedia Commons, licenciado sob CC BY-SA 3.0
Um gato-do-mato-pequeno no Zoológico de Praga, em Praga, na Chéquia
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou nesta terça-feira, 3, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 134 de 2021, que institui o gato-do-mato (Leopardus tigrinus) como Patrimônio Natural de Fortaleza. A espécie está ameaçada de extinção e foi registrada na Sabiaguaba, região igualmente ameaçada pela expansão imobiliária e degradação ambiental. Projeto aguarda sanção do prefeito Evandro Leitão (PT).
O PLO também marca o dia 7 de junho como Dia Municipal do Gato-do-mato. Isso porque foi em 7 de junho de 2019 que a espécie foi registrada pela primeira vez em Fortaleza, por armadilhas fotográficas do biólogo Sanjay Veiga Mendonça.
"A região dos campos e florestas dunares da Sabiaguaba são o habitat natural até então conhecido da espécie em Fortaleza", contextualiza o biólogo e vereador Gabriel Aguiar (Psol) na justificativa do PLO. "Essa região, infelizmente, vem sofrendo pressões severas pela especulação imobiliária. Por isso, é importante conferir um status especial para essa espécie na cidade, bem como também para as regiões onde ela ocorre, possibilitando assim protegê-las."
Ao transformar o gato-do-mato em patrimônio natural, Fortaleza assume a obrigação de proteger a espécie por meio de atividades conservacionistas, campanhas educativas e monitoramento ambiental e científico.
Foto: FCO FONTENELE
Área de Preservação Ambiental (APA) da Sabiaguaba e Parque Municipal das Dunas da Sabiaguaba foram criados em 2006, mas seguem enfrentando fragmentação, expansão imobiliária e turismo insustentável
Nacionalmente, o gato-do-mato já figura como uma das espécies alvo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Pequenos Felinos (PAN Pequenos Felinos). É dizer que ações necessárias para a conservação do felino estão sendo discutidas, como: reestabelecer a conectividade dos habitats fragmentados; fazer manejo da espécie em cativeiro; impor medidas protetivas contra a caça e comércio ilegal; e adotar ações de conservação fora das unidades de conservação.
Constitucionalmente, os entes federais, estaduais e municipais são igualmente responsáveis pela proteção da fauna brasileira. Mesmo que o PLO não seja sancionado, o registro do gato-do-mato em Fortaleza deveria ser suficiente para incluir a gestão nos esforços conservacionistas.
Projeto poderia significar proteção para a Sabiaguaba?
Ambas, no entanto, estão com o Plano de Manejo atrasado, além de sofrerem com a falta de fiscalização e a inoperância do poder público.
Foto: FCO FONTENELE
Durante uma tarde de visita ao Parque das Dunas da Sabiaguaba, nossa equipe avistou pelo menos três carros trafegando ilegalmente na região, incluindo um buggy (da imagem)
O gato-do-mato não é a única espécie ameaçada de extinção no local, mas tê-lo como patrimônio natural daria mais justificativas para garantir a preservação do habitat.
Na prática, a realidade é outra. O projeto de lei ordinária agora aguarda sanção do prefeito Evandro Leitão (PT), que tem discurso favorável às áreas verdes e à política climática de Fortaleza, mas não necessariamente atos políticos que concretizem as promessas.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.