Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
.
Começa nesta sexta-feira, 24, a Conferência da Cidade, evento da Prefeitura de Fortaleza que votará os últimos ajustes da revisão do Plano Diretor da Capital. Depois do evento, a expectativa é que o projeto alterando o documento seja enviado à Câmara Municipal em poucas semanas. Segundo diversos vereadores, cresce nos bastidores articulação do vereador Emanuel Acrízio (Avante) de olho em garantir a relatoria do Plano, norma que define todo o zoneamento urbano e ambiental da cidade. A articulação, no entanto, é vista com restrição por técnicos do Meio Ambiente, que destacam que o vereador é autor de uma proposta que extinguiu, no final de 2024, uma Zona de Preservação Ambiental (ZPA) próxima da Lagoa do Maricá, no Luciano Cavalcante.
A lei de Emanuel Acrízio, aliás, é uma das normas que tiveram a revogação defendida, ainda em abril deste ano, por Evandro Leitão (PT). A mensagem do prefeito, no entanto, está "travada" na Câmara desde o primeiro semestre.
Na proposta de revogação da norma, Evandro classifica o fim da ZPA da Lagoa proposta pelo vereador como um "retrocesso" que "vai de encontro às políticas públicas ambientais", com prejuízos no combate a enchentes.
A coluna tentou ouvir Emanuel Acrízio sobre o caso, mas não conseguiu localizar o vereador na sessão desta quinta-feira. Chamadas ao seu telefone celular também não foram atendidas nem retornadas.
Luciano Girão (PDT) questionou ontem valor previsto para a venda de uma via pública, no Barroso, que tem desafetação pautada na Câmara. Segundo ele, valor do m² na área é duas vezes maior que o previsto no projeto, da gestão Sarto.
Há um ano, O POVO denunciava que os dois pianos do Theatro José de Alencar estavam sem condições de uso. Um deles, roído por cupins. Mais de um ano depois, situação persiste. Alô, governador!
Diversos municípios do Ceará recebem, entre 31 de outubro e 15 de novembro, o 11º Festival Internacional de Circo, com mais de 40 apresentações gratuitas em cinco cidades. Mais em festivaldecircoceara.com.
Ato de filiação de Ciro Gomes ao PSDB nesta semana também reforçou críticas da oposição à eleição suplementar de Santa Quitéria, que ocorre neste domingo. No ato, Ciro criticou o PSB por apoio a Joel Barroso (PSB), filho do ex-prefeito Braguinha (PSB).
"A Justiça cassou Braguinha porque ele teria mandado dinheiro para o Comando Vermelho. Pois bem, sabe qual é o partido do Braguinha? O PSB. E sabem quem é o candidato do PSB lá? É o filho dele", disse Ciro no evento.
Crítica, no entanto, focou liderança do PSB de Eudoro Santana e "poupou" o irmão do ex-ministro, Cid Gomes (PSB), hoje o principal cabo eleitoral de Barroso. Apoio tem sido inclusive questionado por políticos e imprensa cearense.
Filiação de Ciro, aliás, foi o grande tema do Legislativo ontem, gerando inclusive bate-boca entre De Assis (PT) e bancada do PDT na Alece, após pedetistas lembrarem denúncias contra José Guimarães (PT). /// Para Guilherme Sampaio (PT), palanque da oposição é "casamento de Frankenstein com Mula sem Cabeça".
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.