Logo O POVO+
É preciso maior engajamento da sociedade civil. diz Luiza Helena Trajano
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da editoria de Economia e foi editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO. Atualmente cursa dois MBA em ESG - Trevisan e Faculdade CDL

É preciso maior engajamento da sociedade civil. diz Luiza Helena Trajano

Durante reunião de alinhamento para 2025 do Grupo Mulheres do Brasil, presidente do movimento suprapartidário, Luiza Helena Trajeno, pede maior envolvimento das mulheres nas pautas nacionais. Evento contou com 11 voluntárias do Ceará
Tipo Notícia
VACINAÇÃO contra HPV será foco em 2025 (Foto: Vera Lima_Divulgação Grupo Mulheres do Brasil CE)
Foto: Vera Lima_Divulgação Grupo Mulheres do Brasil CE VACINAÇÃO contra HPV será foco em 2025

Mesmo sendo de conhecimento de todos que as políticas públicas nacionais não conseguem atender toda à população em questões básica como Educação, Saúde e Segurança, a presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, fez um apelo as mais de 700 voluntárias presentes na reunião de alinhamento 2025 para que aumente a participação voluntária da sociedade civil em prol de causas sociais. O objetivo é alcançar um milhão de voluntárias nos próximos anos.

O encontro, que contou com 11 participantes do movimento no Ceará, com a liderança da empresária Annette Reeves de Castro, contou com a presença de mais de 10 países e 24 estados. Mas o movimento é muito maior e está em 23países, como 155 núcleos e mobiliza 126 mil mulheres em mais de 19 causas, divididas em comitês.

Na ocasião foi lançado o relatório de sustentabilidade 2023 que mostrou a realização de 205 projetos e mais de 940 mil pessoas impactadas.

Para 2025 os grandes focos serão: Combate à violência contra a mulher; a Vacinação de HPV ( Papilomavírus Humano); e a sustentabilidade para uma agenda forte na COP30. Para ser voluntária acesse www.grupomulheresdobrasil.org.br

Negócios de impacto 

A plataforma Impacta Ceará abriu chamado para cadastramento de negócios de impacto socioambiental que atuem no Ceará. A ideia, que partiu do núcleo de conselho da Coalizão pelo Impacto Fortaleza, é construir uma vitrine digital para dar visibilidade a esse ecossistema no Estado.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de janeiro de 2025 por meio do formulário
no link https://forms.gle/Az1zfnW6ZmCfCPPB6.

Refaunar Arvorar

O novo parque temático do Beach Park, Arvoar, aberto ao público na última semana, irá devolver no dia 12 de dezembro, ao seu habitat, 18 pássaros das espécies Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya) e Periquito Cara Suja (Pyrrhura griseipectus).

A ação faz parte do projeto Refaunar Arvorar, em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). Além deles, outros três Periquitos Cara Suja foram apreendidos pelo Ibama e enviados para o Arvorar como fiel depositário.

Lá eles foram acolhidos e passaram por atendimento e avaliações de biólogos, veterinários, zootecnistas e demais especialistas. Essess serão translocados para a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) onde passarão pelo processo de aclimatação para posterior soltura no ambiente natural.

Parcerias sociais

A Arêa Leão mantém o apoio, iniciado seis anos, à campanha de doação de até 6% do Imposto de Renda para o Instituto de Música Jacques Klein (IMJK), que beneficia mais de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e promove inclusão por meio da educação musical.

O Instituto oferece, além das aulas de música, e suporte integral às famílias atendidas, transformando realidades e ampliando oportunidades para jovens de comunidades de baixo IDH em Fortaleza.

As doações podem ser realizadas até o limite de 6% do Imposto de Renda devido ou por contribuição direta. Para mais informações e para doar, acesse: https://arealeao.abraceumacausa.com.br. Para o sócio Ênio Arêa Leão, o impacto social do IMJK reflete a união entre profissionalismo e propósito.

“Acreditamos que investir na educação das nossas crianças e adolescentes é essencial para construir um futuro melhor. O Instituto Jacques Klein tem competência e dedicação para causar transformações significativas em nossa sociedade. Esperamos seguir contribuindo para essa história de impacto por muitos anos”, afirma.

Piscinas biológicas

O residencial Quintas do Lago, na Praia dos Coqueiros, em Aquiraz, terá uma piscina natural na área de lazer. Também conhecidas como piscinas biológicas, ela utilizará plantas, peixes e microrganismos para manter a água limpa e saudável.

E sem a necessidade de produtos químicos, o que proporciona uma experiência segura para pessoas com alergias, além de contato com a natureza.

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?