A quarta pesquisa Datafolha para prefeito de Fortaleza mostrou como as intenções de voto dos fortalezenses se diferenciam conforme o grupo étnico com o qual os eleitores pesquisados se identificam.
As variações de intenções de voto mais expressivas, quando se observa esse critério, é a diminuição das intenções de voto de Capitão Wagner (Pros) entre os autodeclarados pretos e o crescimento de Luizianne Lins (PT) entre os que se declararam brancos.
Enquanto Wagner tem 30% de intenções de voto na pesquisa estimulada, ele fica com 23% entre os pretos. Entre os brancos, ele tem 31% e, nos autodeclarados pardos, as intenções dele são de 32%.
Todavia, essas intenções de voto ão migram para nenhum dos dois competidores mais diretos na pesquisa. Sarto Nogueira (PDT), que na média tem 27%, fica com 26% entre os pretos. Luizianne Lins (PT) tem no segmento os mesmos 15% das intenções de votos totais. Ainda na comperação com os votos totais, Célio Studart (PV) tem um ponto a mais entre os pretos e tem 5%. Renato Roseno (Psol) sobe dois pontos nesse eleitorado em relação à sua média e também alcança 5%. Heitor Freire (PSL) também tem um ponto a mais entre os pretos na comparação com o conjunto da pesquisa e chega a 3%. E Anízio Melo (PCdoB), que não pontua nos outros segmentos, tem 1% entre o eleitorado preto.
Leia mais
O maior crescimento que se verifica entre o eleitorado negro na comparação com o conjunto da amostra é dos que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum. Na média geral, são 6%. Entre pretos, chegam a 13%, sete pontos a mais.
O Datafolha ouviu eleitores que se identificam como pardos, brancos, pretos, amarelos e indígenas, de acordo com a divisão do IBGE. Houve ainda outras respostas. Pelo tamanho da amostra da pesquisa, os grupos étnicos suficientemente numerosos para permitir a delimitação de intenções de voto com margem aceitável são pardos, brancos e pretos.
Foram entrevistados 1.036 eleitores de Fortaleza em 9 e 10 de novembro de 2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com número CE- 00572/2020. Percentuais que não fecham 100% se devem a arredondamentos. A pesquisa foi contratada pelo O POVO.
Datafolha Fortaleza: Capitão Wagner 30%, Sarto 27%, Luizianne 15%
Ibope Caucaia: Naumi 45% x 22% Vitor Valim
Ibope Maracanaú: Roberto Pessoa 55%, Julinho 24%
Ibope Juazeiro do Norte: empate técnico de Arnon e Glêdson
Ibope Sobral: Ivo 56% x 33% Oscar
Ibope Crato: Zé Aílton 44%, Dr Aloísio 18% e Arthur de Zé Adega 17%
Datafolha São Paulo: Covas tem 32%, Boulos 16%, Russomanno 14% e França 12%
Datafolha Rio de Janeiro: Paes, 34%; Crivella, 14%; Martha Rocha, 11% e Benedita, 8%
LEIA TAMBÉM | Tudo em família: grupos tradicionais polarizaram política na Região Norte
Série de reportagens sobre a diversidade de etnia, gênero, orientação sexual, território e idade nas eleições e na política