Logo O POVO+
Wagner tem desempenho pior entre pretos, mas votos não vão para adversários diretos
Reportagem Seriada

Wagner tem desempenho pior entre pretos, mas votos não vão para adversários diretos

Capitão Wagner perde sete pontos percentuais em relação a sua média entre eleitores pretos. O maior aumento
Episódio 3

Wagner tem desempenho pior entre pretos, mas votos não vão para adversários diretos

Capitão Wagner perde sete pontos percentuais em relação a sua média entre eleitores pretos. O maior aumento
Episódio 3
Tipo Notícia Por

A quarta pesquisa Datafolha para prefeito de Fortaleza mostrou como as intenções de voto dos fortalezenses se diferenciam conforme o grupo étnico com o qual os eleitores pesquisados se identificam.

As variações de intenções de voto mais expressivas, quando se observa esse critério, é a diminuição das intenções de voto de Capitão Wagner (Pros) entre os autodeclarados pretos e o crescimento de Luizianne Lins (PT) entre os que se declararam brancos.

 

Enquanto Wagner tem 30% de intenções de voto na pesquisa estimulada, ele fica com 23% entre os pretos. Entre os brancos, ele tem 31% e, nos autodeclarados pardos, as intenções dele são de 32%.

Todavia, essas intenções de voto ão migram para nenhum dos dois competidores mais diretos na pesquisa. Sarto Nogueira (PDT), que na média tem 27%, fica com 26% entre os pretos. Luizianne Lins (PT) tem no segmento os mesmos 15% das intenções de votos totais. Ainda na comperação com os votos totais, Célio Studart (PV) tem um ponto a mais entre os pretos e tem 5%. Renato Roseno (Psol) sobe dois pontos nesse eleitorado em relação à sua média e também alcança 5%. Heitor Freire (PSL) também tem um ponto a mais entre os pretos na comparação com o conjunto da pesquisa e chega a 3%. E Anízio Melo (PCdoB), que não pontua nos outros segmentos, tem 1% entre o eleitorado preto.

O maior crescimento que se verifica entre o eleitorado negro na comparação com o conjunto da amostra é dos que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum. Na média geral, são 6%. Entre pretos, chegam a 13%, sete pontos a mais.

O Datafolha ouviu eleitores que se identificam como pardos, brancos, pretos, amarelos e indígenas, de acordo com a divisão do IBGE. Houve ainda outras respostas. Pelo tamanho da amostra da pesquisa, os grupos étnicos suficientemente numerosos para permitir a delimitação de intenções de voto com margem aceitável são pardos, brancos e pretos.

Foram entrevistados 1.036 eleitores de Fortaleza em 9 e 10 de novembro de 2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com número CE- 00572/2020. Percentuais que não fecham 100% se devem a arredondamentos. A pesquisa foi contratada pelo O POVO.

Pesquisas em outras cidades:

Datafolha Fortaleza: Capitão Wagner 30%, Sarto 27%, Luizianne 15%

Ibope Caucaia: Naumi 45% x 22% Vitor Valim

Ibope Maracanaú: Roberto Pessoa 55%, Julinho 24%

Ibope Juazeiro do Norte: empate técnico de Arnon e Glêdson

Ibope Sobral: Ivo 56% x 33% Oscar

Ibope Crato: Zé Aílton 44%, Dr Aloísio 18% e Arthur de Zé Adega 17%

Datafolha São Paulo: Covas tem 32%, Boulos 16%, Russomanno 14% e França 12%

Datafolha Rio de Janeiro: Paes, 34%; Crivella, 14%; Martha Rocha, 11% e Benedita, 8%

Podcast analisa quem são os favoritos pelo Ceará:

LEIA TAMBÉM | Tudo em família: grupos tradicionais polarizaram política na Região Norte

O que você achou desse conteúdo?