Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
A relação entre as favelas e o empreendimento jovem é fundamental para fomentar o desenvolvimento econômico e social, promover a inclusão e construir uma rede de apoio que beneficie tanto os empreendedores quanto as comunidades.
Um match entre a CDL Jovem Fortaleza e o Instituto Pensando Bem, do Vilha Velha, pode oportunizar muitas experiências em relação ao empreendedorismo, além de promover a inclusão social e econômica dos jovens das periferias da Capital.
A vice-presidente da CDL Jovem Fortaleza, Mayra Thé, informa que a entidade tem, ainda, como missão formar pessoas, oferecer capacitação e oportunidades de networking.
"Reconhecemos que muitos empreendedores da periferia, como os do Beco Céu, não possuem condições de participar dos nossos eventos devido a custos. Recentemente, lançamos a categoria do Empreendedor Social, na qual pessoas que lideram projetos sociais, tenham acesso sem custo às nossas atividades.", declara.
Recentemente, Rutênio Florêncio, CEO do Instituto Pensando Bem, assumiu como coordenador de ESG na CDL Jovem Fortaleza e se diz comprometido em promover a formação e dar visibilidade a empreendedores sociais.
"Meu desejo é que o ESG se torne parte do cotidiano da CDL, não apenas uma pauta isolada. Entre os principais projetos que estou liderando, quero promover oportunidades de formação para empreendedores sociais, assim como fui impactado em minha trajetória. Estou criando uma lista de fornecedores de negócios sociais para incentivar compras que gerem impacto positivo", antecipa.
Durante a 14ª edição do Futura Trends, desta vez em formato híbrido, acontecerá a palestra "Transformação Digital no cenário ESG - Inovação disruptiva, cidades inteligentes, drones, carros voadores e os desafios China e Brasil", com o palestrante Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil. Inscrições e informações em seminariofuturatrends.com.br.
Impacto
No dia 3 de setembro será lançado o "Mapa de Iniciativas Socioambientais de Bancos e Agências de Desenvolvimento", nos territórios da Coalizão pelo Impacto.
O estudo traz o resultado de conversas com profissionais das instituições de Belém (PA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Paranaguá (PR), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP) e pesquisa em dados públicos de iniciativas de fomento na agenda socioambiental.
A coletânea poderá ser acessadas por empreendedores socioambientais em diferentes estágios de maturidade. A publicação traz ainda um compilado de oportunidades de ampliação dessa agenda como benchmark para outros atores dessa indústria.
A Cobap conquistou duas recertificações, o Forest Stewardship Council, mais conhecido como o FSC, e a ISO 9001. Ambas validam o compromisso da empresa com a gestão sustentável de florestas e a implementação de um sistema de gestão da qualidade eficaz.
A FSC atesta o compromisso com o cuidado florestal, garantindo que não há prática de desmatamento ilegal, além de um controle rigoroso sobre os processos. Essa certificação é reconhecida mundialmente como um selo de qualidade e sustentabilidade para produtos florestais.
Já a ISO 9001 demonstra que a Cobap tem um sistema de gestão da qualidade que atende aos requisitos de normas internacionais., ou seja, adota processos e procedimentos que visam garantir a satisfação dos clientes, a melhoria contínua e a eficiência em suas operações.
“Obter as certificações FSC e ISO 9001, significa dizer que estamos entregando aos nossos clientes produtos que atendem aos mais altos padrões de qualidade e sustentabilidade. Sem falar que consideramos um investimento no futuro da Cobap, porque elas nos posicionam como uma empresa referência em nosso setor e que contribui para a construção de um mundo mais sustentável", afirma Renata Correia CEO da Cobap.
O Hinode Group divulgou seu terceiro relatório anual de sustentabilidade, com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), destacando as principais conquistas e metas alcançadas em 2023.
A empresa reduziu 22,5% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a adotou energia renovável em sua fábrica em Jandira (SP), responsável por 80% do consumo energético do grupo.
Além disso, implementou ações de ecoeficiência no seu Centro de Distribuição em Extrema, Minas Gerais, como a substituição de plástico bolha por papel kraft biodegradável, reduzindo 3,8 toneladas de plástico, e encaminhou 134 toneladas de resíduos para reciclagem ou reutilização.
O Projeto Hinode Recicla 2.0 também representa um avanço significativo nas iniciativas de sustentabilidade do Hinode Group, tendo como premissa a colaboração estratégica com cooperativas de reciclagem, que desempenham um papel crucial na coleta, separação, tratamento e reintegração dos resíduos recicláveis na cadeia produtiva.
Selo
Na semana passada, o escritório Gomes de Matos chancelou e homenageou novas empresas que aderiram ao selo Lumen, sedido para empresas e organizações que apoiam o projeto “Excelência na Gestão Financeira”.
Entre elas: Avine, Mota Machado, Jandaia, Naturágua, Colégio Christus, Café Viriato, Eletromidia, Fabsol e Unicot. E, ainda, a própria Gomes de Matos.
A iniciativa atende crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social e oferecer gratuitamente, atividades esportivas, educativas, culturais, cursos profissionalizantes, atendimento médico e odontológico e acolhimento às pessoas em situação de rua.
Incubadora
O mercado cearense ganha uma nova incubadora de projetos de sustentabilidade, a Sustenta Mais que foca em desenvolver soluções inovadoras nas áreas de Elaboração, execução e monitoramento de estudos e projetos socioambientais e econômicos; Relatórios de sustentabilidade, selos e certificações; entre outras atividades relacionadas a temática ESG
A empresa é comandada pela cientista ambiental Evila Ferreira, o geógrafo Vitor Ferreira, a assistente social Isabel Melo a especialista em planejamento e gestão ambiental, Ana Araújo. Os sócios são membros oficiais do Instituto Brasileiro de ESG e do Conselho Consultivo da Comissão de Estudos de Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo da OAB/CE .
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.