Logo O POVO+
Eleições trazem mudanças na configuração da Assembleia e da Câmara Federal
Reportagem Seriada

Eleições trazem mudanças na configuração da Assembleia e da Câmara Federal

ELEIÇÕES 2020 | Com parlamentares eleitos para novos cargos políticos, suplentes passam a ocupar cadeiras no legislativo
Episódio 5

Eleições trazem mudanças na configuração da Assembleia e da Câmara Federal

ELEIÇÕES 2020 | Com parlamentares eleitos para novos cargos políticos, suplentes passam a ocupar cadeiras no legislativo
Episódio 5
Tipo Notícia Por

O resultado das eleições municipais 2020 modificaram o atual cenário das casas do Legislativo. A Câmara Municipal de Fortaleza não é a única a passar por alterações em sua composição a partir de 2021. Tanto a Assembleia Legislativa quanto a Câmara Federal contarão com novos parlamentares após o desfecho eleitoral do último domingo, 15.

Das 46 vagas da Assembleia Legislativa do Ceará, três deputados estaduais em exercício foram eleitos chefes do Executivo nos municípios que possuem base eleitoral. Bruno Gonçalves (PL), Nezinho Farias (PDT) e Patrícia Aguiar (PSD) foram eleitos prefeitos, respectivamente, dos municípios de Aquiraz, Horizonte e Tauá.

Gordim Araújo (Patriota) será efetivado como substituto do deputado Bruno Gonçalves. Araújo é empresário do setor imobiliário, com base eleitoral fincada em Itapipoca e Amontada. O candidato obteve mais de 22 mil votos na região em 2018. Suas principais bandeiras são a defesa dos empreendedores e comerciantes do Ceará e a busca de investimentos para as regiões que representa.

Em 2019, Araújo assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa por 120 dias, no lugar de Bruno Gonçalves. Na ocasião, o deputado chegou a protocolar uma ação eleitoral com pedido de perda de mandato eletivo por infidelidade partidária contra o deputado estadual Nizo Costa (PSB). Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará julgou a ação improcedente.

Já Bruno deixa a Assembleia após polêmicas. Em julho deste ano, um áudio vazado mostra um diálogo no qual o parlamentar cearense conversa com o então pré-candidato a vereador de Fortaleza, Maninho Palhano, e supostamente lhe oferece dinheiro para ingressar no PL, da base governista em Fortaleza. Em agosto, Bruno negou qualquer ilegalidade no diálogo.

Sai personagem do Caso André Fernandes

Nezinho chegou a perdoar Fernandes, mas não retirou a ação indenizatória(Foto: Dário Gabriel/Assembleia Legislativa  )
Foto: Dário Gabriel/Assembleia Legislativa Nezinho chegou a perdoar Fernandes, mas não retirou a ação indenizatória

Outra mudança é a saída de Nezinho Farias para a Prefeitura de Horizonte, fazendo com que Lucílvio Girão (PP) seja efetivado no cargo. Atualmente, Lucílvio está como deputado estadual suplente em exercício no lugar de Zezinho Albuquerque (PDT), que ocupa o cargo de secretário das Cidades no Governo de Camilo. Sendo assim, o segundo suplente Manoel Duca, o Duquinha (PDT) passaria a ocupar uma das cadeiras da Assembleia.

Nezinho possui boa relação com o governador Camilo Santana (PT). O pedetista esteve envolvido em uma polêmica com o deputado André Fernandes (Republicanos), por quem foi acusado, sem provas, de envolvimento com uma facção criminosa. O caso resultou na suspensão por 30 dias do mandato de Fernandes, por quebra de decoro parlamentar.

Lucílvio Girão (PP) assume o cargo dando continuidade à aliança com o grupo governista de Camilo. Natural de Maranguape, o deputado possui vasta experiência política, tendo assumido cargos de vereador e deputado estadual ao longo dos últimos 18 anos. Duquinha entra mantendo a robusta base de Camilo na Casa.

Patrícia volta a Tauá

Por fim, Patrícia Aguiar, eleita prefeita de Tauá pela quarta vez, dará lugar a Davi Macêdo (MDB), o “Davi de Raimundão”. A vitória de Patrícia representa também a volta ao poder do grupo de Domingos Filho (PSD), seu marido, na cidade. Davi, por sua vez, esteve envolvido nas eleições 2020 em Juazeiro do Norte como candidato a vice na chapa do também deputado estadual Nelinho Freitas (PSDB).

O emedebista tem como bandeira a defesa dos interesses dos municípios, sobretudo do Cariri, dos polos comerciais e industriais da Região. Davi é filho de Raimundão, ex-prefeito de Juazeiro do Norte, e possui uma boa relação com Camilo.

Fator segundo turno

Com o segundo turno a ser realizado em dois municípios cearenses, as mudanças podem ser ainda maiores no Legislativo Estadual. O presidente da AL-CE, deputado José Sarto (PDT), segue na corrida eleitoral em Fortaleza. Caso Sarto seja eleito, o deputado Oriel Nunes Filho (PDT) assume o exercício do mandato. No entanto, em caso de retorno do secretário das Cidades Zezinho Albuquerque para a AL-CE, Oriel volta para a suplência. 

Além disso, a saída de Sarto implica obrigatoriamente em uma mudança na Presidência do Legislativo Estadual. De qualquer forma, o mandato do pedetista está previsto para acabar no início de 2021. Atualmente, o vice-presidente da AL-CE é Fernando Santana (PT). 

Já o deputado Vitor Valim (Pros) concorre à Prefeitura de Caucaia no segundo turno, enfrentando o prefeito Naumi Amorim (PSD), candidato à reeleição. Caso Valim seja eleito, será efetivado no mandato o primeiro suplente, Tony Brito (Pros), soldado da Polícia Militar. Em 2018, concorreu à sua primeira eleição, disputando o cargo de deputado estadual e alcançou 12.458 votos, ficando na primeira suplência.

Mudanças na Câmara dos Deputados

No âmbito da Câmara Federal, dos 22 deputados representantes do Ceará, Capitão Wagner (Pros) é um dos que podem alterar o quadro atual. Caso eleito prefeito de Fortaleza, seu cargo deve ser ocupado definitivamente por Dr. Agripino Magalhães (Pros), que já está exercendo a suplência desde agosto, quando Wagner passou a dedicar-se à corrida eleitoral.

Dr. Agripino concorreu a uma das 43 vagas na Câmara Municipal em 2020, mas não foi eleito após obter 1.754 votos. Em 2018, o médico ortopedista ficou como suplente de Wagner, após conquistar mais de 20 mil votos no Estado.

Já o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB), eleito prefeito em Maracanaú com 66,32% dos votos, passará a sua cadeira para Danilo Forte (PSDB). Este assumiu, como suplente, o mandato de deputado federal em 17 de Junho de 2020, quando Pessoa voltou-se para a candidatura em Maracanaú. Nas últimas eleições para deputado federal, Danilo Forte conquistou 55.910 votos, o que lhe deu a vaga de suplente de Roberto Pessoa. (Gabriel Borges)


O que você achou desse conteúdo?